E N D
Introdução Os recursos energéticos, renováveis ou não, são um bem necessário para a sobrevivência do homem. Sem eles talvez nada fosse possível. Hoje em dia vivemos dependentes da energia em qualquer actividade simples do dia-a-dia. Neste PowerPoint vamos observar os diferentes tipos de energia, e claro, apoiar a utilização de energia renovável.
Energias Renováveis Energia Solar Energia Hídrica Energia Eólica Energia das Marés Energia Geotérmica Biomassa O que são? Energias Renováveis são aquelas que são obtidas através de fontes naturais. Não são poluentes e são capazes de se regenerar, por isso, melhores para um desenvolvimento sustentável. Energias Renováveis Existentes:
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens Energia Solar Obtenção: A energia solar é captada através de painéis solares. Uso: Produz energia eléctrica e aquecimento. Vantagens: Não é poluente, não colabora para o efeito de estufa e é uma energia que esta disponível, em termos de fonte de energia, para todos. Desvantagens: Exige alto investimento para o seu aproveitamento. Nem todos os cidadãos podem ter um painel solar.
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens Energia Hídrica Obtenção: Energia que se produz nas barragens, construídas em cursos de água, onde a energia é gerada pela queda da mesma. Uso: Produção de energia eléctrica. Vantagens: Não emite poluentes, a produção de energia é controlada e não interfere no efeito de estufa. Desvantagens: Tem grande impacto ambiental, grande custo, deslocação de população, inundação de grandes áreas e demora da construção das centrais.
Energia Eólica Obtenção: A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento. Hélices gigantes ligadas a uma turbina accionam um gerador eléctrico. Uso: Produção de energia eléctrica e aquecimento Vantagens: Grande potencial para geração de energia eléctrica; não interfere no efeito estufa; não ocupa áreas de produção de alimentos. Desvantagens: Exige investimentos para a transmissão da energia, produz poluição sonora e interfere em transmissões de rádio e TV. Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens Energia das Marés Obtenção: É obtida pelo movimento de grandes massas de água. Uso: Produção de energia eléctrica. Vantagens: Não produz poluentes e não requer material muito sofisticado. Desvantagens: Alto custo, alto impacto ambiental, baixo rendimento e rentabilidade apenas com uma amplitude significativa das marés.
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens Energia Geotérmica Obtenção: É obtida através da energia que provem do interior da Terra e é transformada nas centrais termoeléctricas. Uso: Produção de energia eléctrica e aquecimento. Vantagens: Polui pouco e tem baixo impacto ambiental, não necessita de grandes áreas de terreno para a construção das centrais e adapta-se à crescente procura de electricidade. Desvantagens: Libertação de gases nocivos para a atmosfera e para o homem, odor desagradável, poluição sonora e da fauna.
Biomassa Obtenção: Obtém-se através da queima de matéria orgânica. Uso: Aquecimento, produção de energia eléctrica e de biogás (metano). Vantagens: Não interfere no efeito estufa (o gás carbónico liberado durante a queima é absorvido no ciclo de produção). Desvantagens: Custos elevados, dificuldades de armazenamento e necessidade de uma localização específica para a sua captura. Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens
Energias não Renováveis O que são? Fontes de energia não renováveis são aquelas cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo do ser humano. Principais Energias Não Renováveis: • Carvão • Petróleo • Gás Natural • Urânio (Energia Nuclear)
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens • Carvão Obtenção: Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas. É extraído de minas localizadas em bacias sedimentares. Uso: Produção de energia eléctrica, aquecimento, matéria-prima de fertilizante. Vantagens: Domínio de tecnologia para o seu aproveitamento, facilidade de transporte e distribuição. Desvantagens: Liberta poluentes como dióxido de carbono e óxidos de nitrogénio e contribui para a chuva ácida.
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens • Petróleo Obtenção: Resulta de reacções químicas em fósseis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais. Uso: Produção de energia eléctrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como o plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto. Vantagens: Domínio da tecnologia para a sua exploração e refino; facilidade de transporte e distribuição. Desvantagens: polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa.
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens • Gás Natural Obtenção: Ocorre na natureza associado ou não ao petróleo. A pressão existente nas reservas impulsiona o gás para a superfície, onde é colectado em tubulações. Uso: Aquecimento; combustível para geração de electricidade, veículos, caldeiras e fornos; matéria-prima de derivados da indústria petroquímica. Vantagens: Não emite poluentes; pode ser utilizado nas formas gasosa e líquida; existe grande número de reservas. Desvantagens: A construção de gasodutos e metaneiros (navios especiais) para o transporte e a distribuição requer alto investimento.
Obtenção/Uso/Vantagens/Desvantagens • Urânio (Energia Nuclear) Obtenção: Reactores nucleares produzem energia térmica por fissão de átomos de urânio. Essa energia acciona um gerador eléctrico. Uso: Produção de energia eléctrica; fabricação de bomba atómica. Vantagens: A central pode ser instalada em locais próximos de centros de consumo; não emite poluentes que contribuam para o efeito estufa. Desvantagens: Não há tecnologia para tratar lixo nuclear; a construção das centrais é cara e demorada; existe risco de contaminação nuclear.
Emissões de CO2 por regiões As desigualdades mundiais são um excessivo reflexo da repartição do “parque automóvel”. Os EUA e o Canadá representam cerca de 40% das emissões. Os transportes de todos os países em desenvolvimento, China Incluído, não chegam a totalizar 20% do CO2 emitido.
Emissões de CO2 por edifício Mais de um terço de CO2 libertado para a atmosfera proveniente de edifícios é originado pelo aquecimento. O restante provém de diferentes fontes de importância comparável.
Consequência da utilização excessiva de recursos energéticos
Dicas para os Consumidores Adquira electrodomésticos de classe energética A ou A+. Faça reciclagem. Não deixe o carregador do ipod ou telemóvel na ficha depois de carregado.
Plante uma árvore – as árvores absorvem Co2 e evitam que o nosso planeta se torne demasiado quente. • Tenha atenção aos consumos supérfluos, apague as luzes em zonas onde não está ninguém é um exemplo, preste atenção também nos electrodomésticos em modo de espera (stand-by), pois representam quase 10% dos consumos de electricidade de uma casa.
Evite o funcionamento simultâneo dos electrodomésticos de maior consumo, o que pode levar em alguns casos ao ‘’despáro’’ do quadro eléctrico. • Não abras as janelas quando o Ar condicionado está ligado. • Caso opte pela tarifa bi-horária, mantenha o nível de consumos, deslocando apenas o funcionamento dos electrodomésticos mais consumidores de energia para os períodos de vazio (como por exemplo à noite), quando o preço da electricidade é menor.
Trabalho Realizado por: Gergana Ivanova nº 11 João Henriques nº 15 João Vília nº 16 Michael Jonantan nº 19 10/4 Lisboa, 30 de Novembro 2009