340 likes | 889 Views
“MUNDO GREGO” GRÉCIA. Prof. Sidnei, O Belíssimo. A CIVILIZAÇÃO GREGA. Localização : Península Balcânica. PERÍODOS. Período Pré-Homérico (2800 – 1100 a. C.) – povoamento da Grécia . Período Homérico (1100 – 800 a. C.) – poemas Ilíada e Odisséia .
E N D
“MUNDO GREGO”GRÉCIA Prof. Sidnei, O Belíssimo
A CIVILIZAÇÃO GREGA Localização: PenínsulaBalcânica.
PERÍODOS PeríodoPré-Homérico (2800 – 1100 a. C.) – povoamentodaGrécia. PeríodoHomérico (1100 – 800 a. C.) – poemasIlíada e Odisséia. PeríodoArcaico (800 – 500 a.C) – formaçãodapólis (cidade-Estado). PeríodoClássico (500 – 336 a.C) – augedapólis. PeríodoHelenístico (336 – 146 a.C) –decadênciadapólis/ domínioMacedônico.
* 1750 A.C – POVOS INDOEUROPEUS CHEGAM A PENÍNSULA BALCÂNICA E FUNDEM-SE AOS PELASGOS : • EÓLIOS • JÔNIOS • AQUEUS + PELASGOS(CRETENSES) = CIV.CRETO MICÊNICA
*CIVILIZAÇÃO CRETO MICÊNICA Cretenses: comérciomarítimo, talassocracia (podernasmãos de elite comerciante), escritasilábica (Linear A e Linear B), destaquepara as mulheres; Micênicos: Grécia Continental – aqueus. Conquistaramoscretenses, porémassimilaramalguns de seusvaloresculturais;
PERÍODO HOMÉRICOséc. XV a.C – VIII a.C. Os tempos homéricostêminício com a invasão dos dórios. A denominação é devidoàsprincipaisfontesqueretratam o período, atribuídas a Homero: Ilíada (guerra de Tróia) e Odisséia (narra as aventuras de Ulisses, heróigrego).
RESULTADOS: • DESESTRUTURAÇÃO DAS COM.GENTÍLICAS • PROPRIEDADE COMUNAL TORNA-SE PRIVADA • DIVISÃO SOCIAL DE TERRAS • EXCESSO POPULACIONAL • FALTA DE TERRAS AGRICULTAVEIS • SURGIMENTO DA PÓLIS • II º DIÁSPORA GREGA (SÉC. VIII A.C.)
PERÍODO ARCAICOséc. VIII a.C – VI a.C. O períodoarcaicocaracteriza-se portransformaçõespolíticas e sociais e consolidação das cidades-estados. (Atenas e Esparta) A Monarquiafoisendosubstituídapelaoligarquia (regime políticofundado no exercício do poderpor parte de um gruporeduzido de pessoas, pertencentes à mesmafamíliaougrupo). Enriquecimentodaaristocracia e acentuaçãodadesigualdade social. Sociedadetorna-se escravista (guerras e dívidas).
AS PÓLIS local maiselevadodapovoação, emtornodaqual se desenvolveria um núcleourbano. As cidades-estados logo seriamlideradaspor um conselho de eupátridas.Cadacidade era governadapor um rei, o basileu.aqual se desenvolveria um núcleourbano. As cidades-estados logo seriamlideradaspor um conselho de eupátridas.Cadacidade era governadapor um rei, o basileu.
ESPARTA Localização: Esparta situava-se naregiãodaLacônia, naPenínsula do Peloponeso, numaplaníciefértilquer era umaexceção no conjuntogeográficogrego. Essaplanícieapresentava-se isolada das regiõesvizinhasporaltasmontanhas. Fundada no século IX a.C. pelosDórios, que logo submeteramosprimeiroshabitantesdaregião, a sociedadeespartanateve um desenvolvimentosemelhanteaos das demaispólisgregas.
ECONOMIA A propriedadeem Esparta era Estatal; a terra, divididaemlotes, era doadavitaliciamenteaosespartanos e trabalhadaspeloshilotas. Era proibida a prática do comérciopelosespartanos, contribuindopara o monopóliocomercial dos periecos. Como comerciantes, osperiecoscompletavam a economiadapólis, favorecendo a auto-suficiênciaespartana e a xenofobia (aversãoaoestrangeiro).
Esparta Fundada pelos Dórios Mulheres dedicadas ao comércio Criança entregue ao estado (12-30) Sociedade Espartanos Governantes Dórios Periecos Aqueus Artesanato e Comércio Hilotas Messênicos Servos do Estado
SOCIEDADE A sociedadeespartana era formadapor: Espartanos: descendentes dos dórios e osúnicosdetentores de terras e de poderpolítico; Periecos: homenslivresquenãotinhamdireitospolíticos e quedeveriamparticipar do exércitoquandonecessário.(comerciantes e artesãos). Hilotas: servos pertencentesao Estado, eramcedidosaosespartanosparatrabalharemsuasterras e porserem a maioriadapopulaçãorepresentavamconstanteperigo de rebelião.
LEGISLAÇÃO A legislaçãoespartanateriasidocriadaporLicurgo, personagemlendário, e se baseava no monopóliopolítico dos cidadãos-guerreiros, osespartanos, e namarginalização dos demais – muitoemboraosperiecostivessemobrigaçõesmilitaresemcaso de guerra.
Éforos(5) Gerúsia(28) Diarquia Àpela
POLÍTICA Politicamente, Esparta era baseadanaoligarquia. Diarquia: formadapordoisreis, com autoridadereligiosa e militar; Gerúsia: tambémconhecidacomoconselho dos Anciãos, era compostopor 28 esparciatas com mais de 60 anos. Fiscalizavam a administração e decidiamsobre a maior parte dos assuntos do governo; Ápela: era a Assembléia popular, formadapeloscidadãos com mais de 30 anos. Sua principal função era elegeroséforos. Eforado: compostoporcincoéforos, com mandato de um ano. Eramosverdadeirosadministradoresdacidade. Fiscalizavamosreis, controlavam o sistemaeducacional e distribuíam a propriedade entre osesparciatas.
EDUCAÇÃO O Estado se encarregavadaeducação dos espartanos, baseada no aprimoramentofísico. O espartanodeveriaestarsempre pronto para a revolta dos seus servos. O incentivoaocrescimentodemográfico era inócuo, pois o rigor daeducaçãoeliminava a maioria dos jovens, sobrevivendoapenasosmais fortes e resistentes.
ATENAS O BERÇO DA DEMOCRACIA: Atenasdestacou-se como o maiorcentro cultural, político e econômicodaGrécia. Cidade de origemjônica, tornou-se m padrão de desenvolvimentopara as cidades-estadogregas Localização: naÁtica, nasproximidades do mar Egeu.
Eupátridas GrandesProprietários Demiurgos Comerciantes Georgóis P. Agricultores e artesãos Thetas Pobres / desprovidos Metecos Estrangeiros Escravos
SOCIEDADE Atenas era formadapelasseguintescamadassociais. Eupátridas: osbemnascidos, camadaaristocráticaquedetinhaosprivilégios, constituídapelosgrandesproprietários de terras; Demiurgos: comerciantesconcentrados no litoral; Georgóis, pequenosproprietários de terrasemregiõespoucoférteise artesãos. Thetas: nãopossuíamterras. Eramtrabalhadoresassalariados; Metecos: estrangeirosquemoravamemAtenasdedicando-se aocomércio e aoartesanato. Nãopossuíamdireitospolíticos e nempodiamcomprarterras. Escravos: prisioneiros de guerraoupordívidas;
ECONOMIA A base daeconomiaateniense era o comércio. A produçãoagrícolaficava a cargo dos pelosescravos. A manutençãodaescravidãonacidadefoi fundamental tantopara o desenvolvimentodaeconomia, comopara a consolidaçãodademocracia, possibilitandoumasituaçãopolíticamaisequilibrada, namedidaemque as camadaspopularestiveramalgumas de suasreivindicaçõesatendidas. Aopreservar o trabalhoescravo, a elite econômicatinhagrandedisponibilidade de seu tempo paraparticipar das Assembléias e das demaisatividadespolíticas.
POLÍTICA Monarquiaaristocrática: primeira forma de governode Atenas, o poder era exercidopor um rei: o basileu. Aospoucos o poder do reifoilimitadopeloseupátridas; Oligarquia: governopassou a ser exercidopor um conselho de eupátridas (o Arcontado). O descontentamento popular, apoiadopelosricoscomerciantes(demiurgos) foi se fortalecendo e impondomudançasnaordempolíticatradicional. Para resolver osconflitoseramnecessáriasreformas.
Os aristocratasencarregaramDRÁCON de elaborar um código de leis escritaspara a cidade. Eram leis rígidas, porémnãoconseguiram resolver osconflitos. Outrolegislador, SÓLON, propõemedidasmaisradicais a fim de resolver osconflitos: Aboliu a escravidãopordívidas; dividiuoscidadãosemquatro classes (baseadanariqueza)e determinou a relativaparticipaçãopolítica de cadaclasse.
Continuando... Entretanto, as reformas de Sólonnãoconseguiramapaziguarosânimos. Essacrisefacilitou a tomada de poderpelaforça. Tirania: o períododatiraniainiciou-se com Pisístrato. Essetiranodeuterras dos aristocratasaospequenosproprietários, concedeuempréstimosaosfazendeiros, incentivou a colonização e o comércio, construiuobraspúblicas. Democracia: Clístenes, um outrotirano fez nascer a democraciaaoaperfeiçoar a leis de Sólon.
DEMOCRACIA O direito de cidadaniafoiampliado. Passaram a ser consideradoscidadãososfilhos de paiateniense.Clístenescriou a lei do ostracismo, que era a condenaçãoaoexílio de Atenas, pordezanos, àspessoasconsideradasperigosaspelo Estado. A democraciaatenienseatingiu se apogeu no século V a.C., com Péricles, quegovernou 14 anos e promoveuAtenastantopoliticamentecomoculturalmente.
O governodemocrático de Atenas era constituídodaseguinte forma: Bulé– assembléiaencarregadadaelaboração das leis. Eclésia – votava as leis e escolhiaosestrategos, encarregados de fazerexecutar as leis; Hiléia – tribunais de justiça.
Guerras Médicas (498 - 448aC) Gregos (Atenas + Esparta) X Persas Clássico Guerras do Peloponeso (431 – 404 aC) Atenas X Esparta + Pérsia Atenas + Esparta X Tebas Auge G.Médicas G.Peloponeso Macedônicos Batalha de Queronéia (338 aC) Filipe II da Macedônia derrota os gregos V aC IV aC
MacedônicosdominamGrécia(338 A.C.) Morte de Filipe II(336 A.C.) Alexandre Helenismo(fusão cultural) Gregos + Egípcios + Persas + Macedônicos Morte de Alexandre(323 A.C.) IV aC I aC DominaçãoRomana(30 A.C.)