90 likes | 183 Views
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE. ETAPAS. I-ORGANIZAÇÃO TEMPO: Não podemos dominá-lo e sim administrá-lo. AVALIAÇÕES: Organize seu tempo para a entrega, nos prazos, dos trabalhos e, para rever o que é necessário para as avaliações.
E N D
ETAPAS I-ORGANIZAÇÃO TEMPO: Não podemos dominá-lo e sim administrá-lo. AVALIAÇÕES: Organize seu tempo para a entrega, nos prazos, dos trabalhos e, para rever o que é necessário para as avaliações. AGENDA: Precisa estar organizada e ser respeitada. Faça marcas, lembretes, colagens que possam lembrá-lo de seus compromissos. Crie o hábito de usá-la, consultá-la, desfrutar dessa aliada. FERRAMENTAS: Nenhum bom profissional executa sua função sem as ferramentas necessárias, faça uso das suas: caderno, livro, gramática, dicionário, atlas, pastas organizadas por disciplinas,....
II- ATITUDES DOMINANDO A PREGUIÇA: A preguicite é um vírus que tem se instalado em muitos adolescentes, começa com um simples DEPOIS; portanto, pare de adiar os compromissos, cumpra-os nos prazos. Tenha confiança em si próprio, você é capaz de realizar qualquer coisa. Crie o hábito do começo e do fim, faça suas tarefas com espírito alegre, assim o trabalho será mais leve. Dominar a preguiça fará de você um vencedor- afaste-se da cama, do sofá, da televisão, do computador. ROTINA: estabeleça uma rotina diária: alimentar-se, descansar, separar o material para cumprir a programação diária: fazer seus deveres, consultar a agenda para organizar-se para pesquisas, testes,......., rever os assuntos estudados em cada matéria do dia, seja através de exercícios ou de apontamentos pessoais(resumos, relatórios,....) Concentração: é um exercício diário e cabe a você realizá-lo: desvie-se das conversas improdutivas, dos objetos, livros e afazeres que não pertencem ao estudo que está sendo realizado; domine sua mente- não permita que ela fique a divagar (reflita sobre o assunto de estudo). Lembre-se de que sem concentração não há aprendizado.
III- ATENÇÕES DÚVIDAS: dê atenção a suas dúvidas: pergunte sobre elas, escreva para não esquecê-las, enfim, a cada dúvida tirada, mais sábio você se torna. ANOTAÇÕES: use seu caderno para anotar explicações, procure registrá-las com suas palavras; ilumine o mais importante dos textos; faça resumo; registre tudo o que se coloca no quadro.
IV- HORAS EXTRAS PESQUISAS: são avaliações solicitadas no decorrer da sua vida enquanto estudante e que requerem atenção e dedicação. O principal fator de uma pesquisa é o desenvolvimento de senso crítico ao ler as diversas fontes de consultas, não só sinalizadas pelo professor como também as que você consultará por conta própria para enriquecimento pessoal.
VI- COMO ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA: Preste bastante atenção nas aulas, pergunte ao professor, para tirar suas dúvidas e não perca uma aula sequer; Procure ler bastante e compreender o que vai lendo. Observe a forma das orações, o tempo dos verbos, o emprego dos pronomes.... Faça muitos exercícios, quantos forem necessários para gravar termos e funções gramaticais; Aprenda a escrever corretamente as palavras; utilize o dicionário, pois ele existe para ajudá-lo; Faça por completo os deveres de casa.
MATEMÁTICA Preste bastante atenção nas aulas e não falte a nenhuma delas, pois perderá a sequência das explicações, também as fórmulas e ficará atrapalhado entre os números. Domine a linguagem matemática, saiba diferenciar as expressões, as fórmulas e as convenções; Aprenda, definitivamente, a tabuada, pois ela é a chave para não sofrer mais; Tente aplicar seus conhecimentos matemáticos no dia-a-dia; Procure tirar as dúvidas que surgirem imediatamente; Faça vários exercícios, eis aí o grande segredo – até que possa resolver os cálculos e as expressões, sem dificuldades. Faça quantas vezes for necessário, ponha sua alma nas questões.
CIÊNCIAS Procure prestar bastante atenção nas explicações dadas pelo professor. Preferencialmente, dê uma “olhadela” no material ou capítulo antes da aula; Faça ligação entre os assuntos ou temas abordados em outras disciplinas; Seja curioso, observe os fenômenos e efeitos naturais que acontecem diariamente, bem “debaixo do seu nariz” Tire suas dúvidas com o professor. Indague, questione, vá ao limite da sua curiosidade; Aplique-se nos exercícios, quer de ordem experimental em laboratório, quer de ordem teórica; Utilize o gráfico-resumo se necessário, para um preparo mais concreto.
INGLÊS/ ESPANHOL Conheça inúmeras palavras do vocabulário de seu livro. Para isso, anote as explicações do professor; organize seu glossário; Use o dicionário no dia-a-dia. Saiba diferenciar os verbos, modos e formas, substantivos, adjetivos, pronomes, advérbios... Aprenda a escrever as palavras corretamente mesmo que tenha de escrevê-las várias vezes; Pronuncie adequadamente as palavras. A princípio, comece soletrando e depois aumente o ritmo até pronunciá-las sem dificuldades; Procure ouvir / ler letras de músicas, legendas de filmes; Faça todos os exercícios recomendados, consultando, quando necessário ,o material necessário.