1 / 21

PROVINHA BRASIL

PROVINHA BRASIL. Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008. PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Processos complementares e inseparáveis. LEITURA + ESCRITA + ORALIDADE. PARTICIPAÇÃO DOS PAIS!.

alma
Download Presentation

PROVINHA BRASIL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROVINHA BRASIL Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008

  2. PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Processos complementares e inseparáveis. LEITURA + ESCRITA + ORALIDADE

  3. PARTICIPAÇÃO DOS PAIS!

  4. A alfabetização é um processo de construção de hipóteses sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita. Para aprender a ler e escrever, o aluno precisa participar de situações que colocam a necessidade de refletir, transformando informações em conhecimento próprio e enfrentando desafios. Assim, descobrimos que ler é muito mais do que decodificar.

  5. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Apropriação do sistema de escrita, que supõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e da escrita.

  6. LETRAMENTO Refere-se às práticas e aos usos sociais da leitura e da escrita em diferentes contextos.

  7. NÍVEIS Para constituir os níveis, foi feita uma análise da dificuldade das habilidades medidas no teste. Em seguida, as habilidades foram distribuídas gradativamente, desde as que estão associadas a processos cognitivos e conhecimentos básicos até os mais avançados.

  8. NÍVEIS: Nível 1 – até 13 acertos Nível 2 – de 14 a 17 acertos Nível 3 – de 18 a 20 acertos Nível 4 – de 21 a 22 acertos Nível 5 – de 23 a 24 acertos

  9. NÍVEIS: Cada nível apresenta novas habilidades e engloba as anteriores. Por exemplo: uma criança que alcançou o nível 3 já desenvolveu as habilidades dos níveis 1 e 2.

  10. NÍVEIS: Importante: Esses níveis servem para mostrar em que ponto do processo de aprendizagem as crianças se encontram no momento da aplicação da Provinha Brasil e devem ser usados como referência para o planejamento de ensino e da aprendizagem.

  11. NÍVEIS: A atenção deve ser dada às crianças que estão no Nível 1 e 2, de modo que no final do ano letivo elas atinjam, pelo menos, os níveis 3 e 4 respectivamente. Já as crianças que se encontram nos Níveis 3 e 4, as ações pedagógicas devem possibilitar que elas avancem para os níveis 4 e 5 respectivamente.

  12. NÍVEL 1 (até 13 acertos) Os alunos se encontram em um estágio muito inicial em relação à aprendizagem da escrita. Estão começando a se apropriar das habilidades referentes ao domínio das regras que orientam o uso do sistema alfabético para ler e escrever.

  13. NÍVEL 2 (de 14 a 17 acertos) Além de já terem consolidado as habilidades do nível anterior, referentes ao conhecimento e uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e sons. Embora ainda apresentem algumas dificuldades na leitura de palavras com ortografia mais complexa, são capazes de ler, por exemplo, panela, aranha, cachorro – entre outras. São capazes de ler palavras com vários tipos de estrutura silábica.

  14. NÍVEL 3 (de 18 a 20 acertos) Neste nível, os alunos demonstram que consolidaram a capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, conseguem ler frases com sintaxe simples (sujeito + verbo + objeto) e utilizam algumas estratégias que permitem ler textos de curta extensão.

  15. NÍVEL 4 (de 21 a 22 acertos) Os alunos lêem textos de aproximadamente 8 a 10 linhas, na ordem direta (início, meio, fim) e de estrutura sintática simples (sujeito + verbo + objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Nesses textos, são capazes de localizar informação, realizar algumas inferências e compreender qual é o assunto.

  16. NÍVEL 5 (de 23 a 24 acertos) Os alunos demonstram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, tendo em vista as habilidades que definem o aluno como alfabetizado e considerando as que são desejáveis para o fim do segundo ano de escolarização. Assim, as crianças que atingiram este nível já avançaram expressivamente no processo de alfabetização e letramento inicial.

  17. INCENTIVO DOS PAIS:

  18. Seus filhos têm de fazer O DEVER DE CASA E AS TAREFAS QUE OS PROFESSORES MANDAREM. MAS ATENÇÃO: OS PAIS NÃO DEVEM FAZER O DEVER PARA SEUS FILHOS. SE TIVEREM DIFICULDADE, CONVERSEM COM ELES E COM AS PROFESSORAS. É ASSIM QUE OS PAIS AJUDAM A CRIANÇA A APRENDER MAIS E MELHOR. • LEIAM. PODE SER UM LIVRO, UMA REVISTA, UM JORNAL. PEÇAM QUE SEUS FILHOS LEIAM SEMPRE PARA VOCÊ. É IMPORTANTE CRIAR O HÁBITO DA LEITURA. • Incentivem seus filhos a freqüentarem a biblioteca da escola ou da cidade. • Seus filhos precisam saber que tem hora para BRINCAR, JOGAR, VER TV, PASSEAR. E ESTUDAR!

  19. LEMBREM-SE! O SEU INTERESSE EM ACOMPANHAR OS ESTUDOS DE SEU FILHO CONTRIBUI PARA QUE ELES APRENDAM SEMPRE MAIS!

More Related