180 likes | 321 Views
Abandono de Animais. Created by. “Por que é que o sofrimento dos animais me comove tanto? Porque fazem parte da mesma comunidade a que pertenço, da mesma forma que meus próprios semelhantes”. Música: desconhecida Intérprete: Coral Gregoriano Fotos: Internet Texto: Rildo Silveira.
E N D
Abandono de Animais Created by “Por que é que o sofrimento dos animais me comove tanto? Porque fazem parte da mesma comunidade a que pertenço, da mesma forma que meus próprios semelhantes”. Música: desconhecida Intérprete: Coral Gregoriano Fotos: Internet Texto: Rildo Silveira rildosilveira@yahoo.com.br Cruzília – MG – Brasil Émile Zola • Rildo Silveira
O materialismo tem estimulado a solidão das pessoas. E muitos têm descoberto a segurança e o conforto na companhia dos animais. Através de seu afeto e companheirismo, os animais vêm conquistando seu espaço na vida e nos lares humanos. O cuidado exigido pelos bichos de estimação requer serviços especializados de profissionais, fábricas, lojas, clínicas, laboratórios, o comércio e serviços em geral. E os pet-shops transformaram-se num grande e lucrativo negócio.
Nada demais com os pet-shops, não tivessem se transformado em “fábricas-de-filhotes”. Os animais são reproduzidos constantemente para suprir a demanda do mercado por animais “bonitinhos”. Paralelamente a isso, estimulam-se outros comércios, como o de pássaros em gaiolas, animais exóticos que trazem riscos epidemiológicos e até o lastimável e proibido tráfico de animais silvestres.
Em contrapartida às “fábricas-de-filhotes”, cresce o número de animais de rua, sendo a maioria deles, abandonados por seus donos. Várias pessoas compram um filhote nos pet-shops, por impulso, moda, beleza do bichinho, por solidão ou simplesmente porque seus filhos pediram. Esses impulsos fazem com que, aos primeiros problemas, descartem o animal, geralmente soltando-o na rua ou abandonando-o num local distante. É comum ver cadelas e gatas com ninhadas inteiras serem, como lixo, descartadas nas ruas e matagais.
Esses animais, desamparados, acabam sofrendo maus-tratos, pânico, stress, inanição, sede, frio, doenças, verminoses e parasitoses.
Como não desenvolveram seus instintos naturais de sobreviver pelos próprios meios, geralmente acabam num abrigo protetor, ou o mais comum: mortos por enfermidades ou atropelados e vítimas da estupidez e violência dos humanos.
Outros se reproduzem descontroladamente aumentando o problema da superpopulação e se constituindo um caso de saúde pública.
CONSCIENTIZAÇÃO Quando quiser um animal de estimação, vá ao seu encontro nos abrigos protetores, onde muitos animais estão esperando por um amigo verdadeiro: VOCÊ! Ensine desde cedo, a compaixão a seus filhos, e que a beleza não está na aparência e nem no pedigree e sim, no interior e na bondade de cada um, sejam humanos ou não-humanos.
Lembre-se Os pet-shops visam exclusivamente ao lucro. Os abrigos trabalham pela compaixão dos animais.
Ajude a tornar o mundo melhor Ao adotar um animal de um abrigo, você estará reduzindo entre tantos problemas, o do sofrimento e abandono de milhares de animais. E o melhor: o seu novo amigo já vem castrado, vacinado e feliz por ter encontrado um novo lar.
Incentive a Posse Responsável Cães sacrificados Muitos municípios “resolvem” o problema dos animais de rua, de forma truculenta, irracional e desumana, capturando, sacrificando e até mesmo envenenando-os.
Algumas entidades Protetoras dos Animais que você pode colaborar com dinheiro, materiais, voluntariado e adoção: Consulte também, outras ONG’s na Internet IMEPA ARPA UDEVA SOAMA SOS Animal GABEA ACAPRA ANIMA AILA APASFA UIPA SUIPA
Seja também um bom amigo: Colabore com as entidades de sua cidade.
Animais Agradecem Animais, depois de ajudados, não mordem aqueles que os ajudaram...
Faça sua parte. Se seu coração se sentiu tocado: Divulgue esta mensagem. Envie para seus amigos. A NATUREZA AGRADECE !!!
V I S I T E www.abcanimal.org.br www.floraisecia.com.br www.greepet.vet.br www.territorioselvagem.org.br www.petfeliz.com.br www.direitoanimal.org www.jornal3milenio.com.br www.apascs.org.br http://danielcaixao.multiply.com http://afamaran.zip.net www.aila.org.br www.institutoninarosa.org.br www.clubedaspulgas.com.br www.vegetarianismo.com.br www.veda-bolivia.org