130 likes | 243 Views
Papa pede mais participação das mulheres, mas fecha as portas do sacerdócio. O Papa insistiu que não se pode entender uma Igreja sem mulheres. Zilda Arns.
E N D
Papa pede mais participação das mulheres, mas fecha as portas do sacerdócio.
O Papa insistiu que não se pode entender uma Igreja sem mulheres.Zilda Arns
“Sofro com o papel de servidão das mulheres”,diz Papa.Nuns at work in the Cloister, Henriette Browne.Bakhita e Aurora
“Sofro, e falo de verdade, quando vejo que (elas) fazem tarefas de servidão e não de serviço” – afirmou o Pontífice durante uma convenção dos 25 anos da carta apostólica “MulierisDignitatem” escrita pelo então Papa João Paulo II e cujo tema são as mulheres.
“Muitas coisas podem mudar e mudaram na evolução cultural e social, mas o fato é que é a mulher que dá a luz”, Disse o Pontífice. Ao fim do discurso reiterou que “a Igreja é mulher e mãe”. The Pentecost– Fernando Gallego
“É necessário ampliar os espaços de uma presença feminina mais incisiva na Igreja. Temo a solução do “machismo de saias”, porque, na verdade, a mulher tem uma estrutura diferente do homem. E, pelo contrário, os argumentos que ouço sobre o papel da mulher são muitas vezes inspirados precisamente numa ideologia machista.
“As mulheres têm colocado perguntas profundas que devem ser tratadas.”
“A Igreja não pode ser ela própria sem a mulher e o seu papel. A mulher, para a Igreja, é imprescindível. Maria, uma mulher, é mais importante que os bispos. Digo isto, porque não se deve confundir a função com a dignidade. É necessário aprofundar melhor a figura da mulher na Igreja.”
“É preciso trabalhar mais para fazer uma teologia profunda da mulher. Só realizando esta etapa se poderá refletir melhor sobre a função da mulher no interior da Igreja. O gênio feminino é necessário nos lugares em que se tomam as decisões importantes. O desafio hoje é exatamente esse: refletir sobre o lugar específico da mulher, precisamente também onde se exerce a autoridade nos vários âmbitos da Igreja.”
O Papa insistiu que não se pode entender uma Igreja sem mulheres e, a modo de exemplo, citou o caso do Paraguai, cujas mulheres – afirmou – são as “mais gloriosas da América Latina”. Explicou que, após a guerra no país, La Paraguaya - Juan Manuel Blanes havia oito mulheres para cada homem e elas tomaram “a decisão difícil de ter filhos para salvar o país, a pátria, a cultura, a fé e a língua”.
Francisco insistiu que a participação da mulher na Igreja deve ser “mais que participar como coroinha ou presidente da Caritas, etc. Deve ser algo mais, a Virgem Maria era mais importante que os bispos e padres”. Kissing the Face of God“ Morgan Weistling