1 / 12

PROVA OPERATÓRIA

PROVA OPERATÓRIA. Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano.

andrew
Download Presentation

PROVA OPERATÓRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano

  2. A partir da adolescência, passa-se de ações simples como identificar e citar, para operações mais complexas como analisar, classificar, comparar, conceituar, criticar, deduzir, generalizar, levantar hipóteses, imagi-nar, julgar, localizar, observar, resumir, seriar, transferir, solucionar problemas.

  3. Exemplos:- relacionaras profecias messiâ-nicas- aplicaras experiências dos per-sonagens bíblicos à vida contem-porânea- identificare relacionaros símbo-los quadrangulares-analisarum texto escatológico- sintetizaros conhecimentos so-bre essa doutrina

  4. PROVA OPERATÓRIA- é aquela em que o aluno atua de forma participativa, ele constrói e não simplesmente reflete o que lhe foi oferecido- é a exploração de toda a diversidade de habilidades - é a demonstração das competências desenvolvidas- não se restringe à memória factual e conceitual- explora conteúdos conceituais, atitu-dinais e procedimentais

  5. PROVA OPERATÓRIA- é aquela em que se ensina o aluno estudar- ensina-o a pensar, não dando tanta ên-fase ou privilegiando somente a ação de memorização de conteúdos.A memorização é importante desde que seja apenas a alça, a ponte para o pensar.

  6. EXEMPLO DE PROVA NÃOOPERATÓRIA

  7. 1.O que é escatologia?2. Quais são os pontos cardinais da doutrina quadrangular?3. Cite as 7 dispensações bíblicas.4. Qual é a importância histórica da cidade de Tessalônica?5. Cite 5 requisitos apresentados por Paulo a Timóteo para ser um bispo.6. Quem era Filemon?

  8. EXEMPLO DE PROVAOPERATÓRIA

  9. 1.Escatologia é o estudo dos acon- tecimentos futuros. Qual é a impor-tância da escatologia no estudo bí-blico?2.Aimée Semple McPherson teveuma revelação durante uma prega-ção quando realizava uma campa-nha na cidade de Oakland. Nessa revelação os 4 rostos (homem, boi, leão e águia) vistos por Ezequiel representavam os 4 principais benefícios do ministério de Cristo. Cite esses 4 benefícios.

  10. 3. Ao longo da Bíblia, aparecem relatadas 7 dispensações, que são períodos em que Deus prova o seu povo acerca de uma promessa. Fale sobre a dispensação da inocên-cia.4. Relacione o tema da primeira epístola escrita à Igreja de Tessa-lônica com o histórico dessa cidade.

  11. 5. Abaixo estão listados alguns dos requisitos para um bispo, colocados por Paulo ao instruir Timóteo. Relacione esses requisitos à prática ministerial de um bispo.A) irrepreensívelB) marido de uma só mulherC) moderadoD) apto para ensinarE) não dado ao vinhoF) governe bem a sua casaG) não neófito

  12. 6. Filemon era o senhor de um escravo fugitivo chamado Onésimo, o qual se convertera após a fuga. Comente o objetivo de Paulo ao escrever a Filemon.

More Related