1 / 17

OS MONUMENTOS

OS MONUMENTOS. PALÁCIO DE CRISTAL. PALÁCIO DE CRISTAL. Hoje em dia, os jardins do antigo Palácio de Cristal, são a nossa única visão fiel do que o que em tempos existiu. O palácio a que chamamos Palácio de Cristal não é o autêntico, o que inicialmente existiu. HISTÓRIA 

Download Presentation

OS MONUMENTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OS MONUMENTOS

  2. PALÁCIO DE CRISTAL

  3. PALÁCIO DE CRISTAL Hoje em dia, os jardins do antigo Palácio de Cristal, são a nossa única visão fiel do que o que em tempos existiu. O palácio a que chamamos Palácio de Cristal não é o autêntico, o que inicialmente existiu. HISTÓRIA  O verdadeiro Palácio de Cristal, existiu à alguns anos atrás. Depois mandaram-no abaixo e construíram o Pavilhão Rosa Mota. Na nossa opinião foi um grande monumento perdido na história. Por isso é que as pessoas mais antigas, lhe chamam Palácio de Cristal. Nestas imagens podemos ver a sua evolução através dos tempos (“O Bilhete Postal Ilustrado e a História Urbana do Porto”) LOCAL O verdadeiro Palácio de Cristal era fruto de um cenário fantástico, pois de um lado situava-se o mar e do outro o rio. De facto, este Palácio estava verdadeiramente bem, ou melhor, muito bem situado!

  4. JARDINS E OUTROS LOCAIS Os jardins eram e são belos, estão cheios de plantas maravilhosas e algumas muito raras. Antigamente existia um mini-zoo, onde se podia encontrar várias espécies de aves. Também existiu, até aos anos 50, a aldeia dos macacos, onde estes tinham as suas casas numa cova funda. Infelizmente, esta mini aldeia não chegou aos nossos dias, pois desapareceu quando o Palácio de Cristal foi destruído. Esta aldeia entusiasmava pessoas de todas as idades. Além do que já foi referido, também existia um lago ( onde os namorados iam), o castelo de granito e a gruta de Camões (este nome, foi posto por pessoas que a frequentavam, como por exemplo António Nobre).

  5. Palácio de Cristal através dos tempos

  6. Planta dos Jardins e do Palácio

  7. Opinião e Conclusão Agora, quando olhamos para o Pavilhão Rosa Mota, sentimos que não se deve destruir um bonito Palácio só para se realizar um campeonato do mundo! Curiosidades O Palácio de Cristal começou a ser construído em 1861, sendo inaugurado em 1865. Era um monumento feito de ferro e vidro, tornando-o belo e encantador.

  8. Casa de Serralves Hoje vamos falar de uma casa, uma casa muito especial. Chama-se Casa de Serralves. A casa tem uma área de exposição onde se guardam muitos tesouros de grande valor...

  9. Casa de Serralves Por entre a escuridão E nas nuvens se desenha A nossa recordação. Esta pensa em nós, O nosso passado conhece, O presente acompanha e O nosso futuro esconde. Só o revelará, Quando algum de nós, Já não estiver cá! Como esta será? Uma fiel amiga, Que por diversos jardins, Alegra as flores E protege as pessoas, Dos seus desgostos E amores! Nesta casa rosa e verde, Alegria não falta e Tristeza não nasce. O cheiro a terra molhada Leva-nos ao encanto De imaginar, Terras longínquas e Histórias de encantar. Aqui, em tempos Corremos e brincamos, Saltamos e descobrimos, Recantos magníficos, Que ingleses haviam construído... Quando passeamos neste lugar, No passado começamos a pensar. Olhamos o céu.

  10. Planta da Fundação Planta dos Jardins

  11. Planta da Casa de Serralves r/c 1º andar

  12. Museu de Serralves O museu da Casa de Serralves, está aberto ao público, este tem ao seu dispor uma área de exposição com 4000 metros quadrados . Além disso ,tem um auditório com a capacidade de 300 pessoas . Normalmente existem exposições de colecções permanentes de Arte Contemporânica e exposições temporárias de diversos artistas.

  13. Jardim da Fundação de Serralves Como se não bastasse, a Casa de Arte Contemporânea Serralves contém outro valioso tesouro na forma de um grandioso parque . Este jardim tem uma vegetação cerrada e assim dificilmente se avista um jardim romântico.Esta magnífica paisagem lembra-nos os livros de Eça de Queirós . Além disso, ainda se avista a Quinta do Mata-Sete que é constituída por campos dedicados a culturas tradicionais.Em seu redor, encontram-se prados e uma mata de pinheiros.

  14. Informações Se quiser ir visitar o Jardim, pode ir até às18:00 horas no Inverno, e até às 20:00 horas no Verão. Tem que comprar o bilhete à entrada do Museu de Arte Contemporânea. Vai passar momentos inesquecíveis!

  15. Opinião final, Conclusão Ao elaborarmos este trabalho, sentimos diversas dificuldades,entre as quais se destaca a pergunta: “Como começar?”. Aprendemos a história e curiosidades de dois monumentos que já conhecíamos, mas nunca tínhamos investigado. Quando estudámos o antigo Palácio de Cristal, sentimos pena de nunca o ter conhecido, de nunca ter passeado nos seus lindos jardins, de conhecer os seus recantos maravilhosos. Achámos interessante este trabalho e empenhámo-nos bastante na sua realização.

  16. Opinião Gostamos da Casa de Serralves e dos seus jardins, pois tem um aspecto misterioso que nos “chama” para a aventura.

  17. Trabalho realizado por: ANA PINO BÁRBARA MOREIRA DAVID ANTUNES EDUARDO BREDA

More Related