241 likes | 668 Views
COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO. Tendemos a todo momento discutirmos sobre assuntos relacionados a agressão , violencia . Exemplo disso seria a importancia que a midia coloca ao abranger assuntos de agressão .
E N D
Tendemos a todomomentodiscutirmossobreassuntosrelacionados a agressão, violencia. Exemplo disso seria a importanciaque a midiacolocaaoabrangerassuntos de agressão. • Assaltos, sequestros, ofensas, brigas,vandalismos, crimes, dentreoutros.
Banalizaçãodaviolência: criançasvivem o cotidianoviolento de forma natural; as vezessãoprotagonistasdestaviloencia. • A Psicologia Social estuda o fenomenodaagressão e violencia, restringindoseufoco a analise do fenomenoàssuascaracteristicaspsicossociais, isto é, à consideração de suasespecifidadesemtermosdainteração entre o agressor e vitima.
A enfase é examinarosprocessoscognitivos, afetivos e comportamentaissuscitadospelassituaçõessociaisinstigadoras de violencia e de hostilidade de uns contra outros, sejamelesindividuosougrupos.
Algunsquestionamentos: • Existemumapropensão natural noshomensparaagredir? • Quecircunstanciasensejamoupredispoe as pessoas a atoshostis e de violenciaemrelaçãoaosoutros? • É possivelcontrolar, reduzirouprevenir a agressão?
AGRESSÃO: qualquercomportamentoque tem a intenção de causardanos, fisicosoupsicologicos, emoutroorganismoouobjeto. Só se caracterizacomoagressivo o atoquedeliberadamente se propõe a inflingirdano a alguem.
Agressãonão é sófisica, pode ser agressãopsicologica (no caso do patrãoassediar a empregada). • Agressãohostil: deriva de estadosemocionais fortes, comoraiva, e tem porobjetivobasicocausardano a umapessoaouobjeto a fim de satisfazerimpulsoshostis.
Agressão instrumental: visa prejudicar, feriroumagoaralguemapenascomo um meio de atingiroutroobjetivo. • Essasagressõesnão se excluemmutuamente, podendohavercompotamentosagressivosmutuamentemotivados.
Quando a agressãonãoenvolvedanosfisicos, podendo a vitima ser agredidaporisultos,caluniasouimpedidasporoutrem de atingirseusobjetivos, é chamada de agressãoSimbolica. • A agressaõSancionada é aquelaque a sociedadejulgaaqceitavel, exemploquando um soldadonaguerramataseuinimigo de guerraoulegitimadefesa.
A agressão é intrinsicamenteassociada à naturezahumana; é umaresposta natural à frustração; a agressão é aprendida, resultando de normassocias e culturais e de experiencias de socialização.
Lacan (1998) destacou a importancia de se estabelecerumadistinção entre agressão e agressividade. Enquanto a primeiradizrespeito a atosviolentos, a agressividadetratafundamentalmentenãoapenasdessesatos, mastambem dos relacionamentosamorosos, nosquais a agressividade se fazpresente. “Enfim, a agressividade surge como um efeitodailusãoamorosa de pretender de doisfazer um.
A agressividade sob a perspectivabiologica, é tambemafetadapelaação hormonal, particularmente a testoterona, o hormônio sexual masculino. • A Psicologia Social critica a perspectivabiologicadaagressão, poisreduztodososcomportamentoshumanosligados a agressão, `a fatoresbiologicos.
EXPLICAÇÕES PSICOLOGICAS DA AGRESSÃO • Os animaisdesenvolvem a agressãodevido a fatoresinstintivos, jáoshumanosesseprocesso é aprendido com osoutros. • Aprendizagem Instrumental: qualquercomportamentoreforçadoourecompensadotende a se repetir no futuro.
Aprendizagemobservacional: a observação e a modulação social constitui um metodomais usual de comportamentosagressivos.
Fatoresqueinfluenciam a agressão • FatoresSociaisdesencadeantesdaagressão: • O efeito das armas: objetosviolentosalimentampensamentosviolentos. • Provocaçãodireta: o ataquedireto, fisicoou verbal, constituiuma das influenciasmaisóbviassobre o comportamentoagressivo, poisumaprovocaçãogeranavitima um sentimento de reciprocidade.
Obediencia a autoridade: naperpetração de atosagressivos, a questão de assumirounão a responsabilidade é um outrofatorextremamenterelevante. Noscasos de frustração e de provocação, as pessoas, emgeral, tendem a assumir a responsabilidadeporseusatos, embora as vezes, tenham a tendencia de buscarrazõesextremasparadela se eximirem.
Desindividuação: quanso as pessoasnãopodem ser identificadas, elassãomaispropensas a exibircondutas anti-sociais. A desindividuação é sempremaioremsituaçõesnasquaispodemosagiremrelativoanonimatoporqueosindividuosnãopodem ser identificadosousingularizados.
Familia: é comum a expressão “violenciageraviolencia”, pois as pesquisasapontamquecriançascujospaisadotampraticaspunitivas, fisicasouverbais, tendem a usaressesmesmosrecursosquandointeragem com outraspessoas.
Masqual o limite do certo e errado? • A palmadaque a mãedá no filho é educativa, é direito do homemmataremlegitimadefesa….?????
Algunsestudoscorrelacionaistambemevidenciaramassociações entre condiçõesclimaticas de calorintenso e maioragressão. Com o calor as pessoas se tornammaisirritadiças e impacientes, poremoutrosfatorespodemestarconcorrendopara o aumentodaagressividade.
Fatorespessoaisinstigadores de agressão: Umas das caracteristicaspessoaismaisestudadas no âmbito do comportamentoagressivo é o chamadopadrãodecomportamentoTipo A. osindividuosque se enquadramnesepadrão, costumampossuirosseguintestraçospessoais: a) sãoextremamentecompetitivos; b) estãosempre com pressa; c) sãoirritadiços e hostis.
Evidenciasadicionaisdemonstramque o sexosmasculino e femininotambem se distinguemnassuasatitudesemrelação a agressão. Enquantooshomensrelatamsentirmmenos culpa e ansiedadequando se envolvememcomportamentosagressivos, as mulheresrevelamumamaiorpreocupação de que a agressão a alguemacabeportrazerumaameaça a suasegurançapessoal,ouseja, que a vitimabusqueumaretaliação.
InfluênciadaMidia: • Dados empiricosdestacamquepessoasqueassistemcenas de violencia, tendem a reproduziratosviolentosoucomportam-se de maneiraagressiva. • Estudoscorrelacionaisafirmaquequantomais as criançasassistirem a cenas de violencianatelevisão, maior a chance de tornarem-se adolescentes e adultosviolentos.
Prevenção e ControledaAgressão • A perspectivapsicanalíticadefendeque a catarsepode ser vista comouma das formasúteispara combater a violencia. • Etologos e sociobiólogos: canalizar a agressãoparacomportamentossocialmenteaceitaveis. • Psicologossociaisconsideram a necessidade de estimularsentimentos de empatiasnaspessoascomo forma de prevenir a agressão.