1 / 24

COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO. Tendemos a todo momento discutirmos sobre assuntos relacionados a agressão , violencia . Exemplo disso seria a importancia que a midia coloca ao abranger assuntos de agressão .

Download Presentation

COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

  2. Tendemos a todomomentodiscutirmossobreassuntosrelacionados a agressão, violencia. Exemplo disso seria a importanciaque a midiacolocaaoabrangerassuntos de agressão. • Assaltos, sequestros, ofensas, brigas,vandalismos, crimes, dentreoutros.

  3. Banalizaçãodaviolência: criançasvivem o cotidianoviolento de forma natural; as vezessãoprotagonistasdestaviloencia. • A Psicologia Social estuda o fenomenodaagressão e violencia, restringindoseufoco a analise do fenomenoàssuascaracteristicaspsicossociais, isto é, à consideração de suasespecifidadesemtermosdainteração entre o agressor e vitima.

  4. A enfase é examinarosprocessoscognitivos, afetivos e comportamentaissuscitadospelassituaçõessociaisinstigadoras de violencia e de hostilidade de uns contra outros, sejamelesindividuosougrupos.

  5. Algunsquestionamentos: • Existemumapropensão natural noshomensparaagredir? • Quecircunstanciasensejamoupredispoe as pessoas a atoshostis e de violenciaemrelaçãoaosoutros? • É possivelcontrolar, reduzirouprevenir a agressão?

  6. AGRESSÃO: qualquercomportamentoque tem a intenção de causardanos, fisicosoupsicologicos, emoutroorganismoouobjeto. Só se caracterizacomoagressivo o atoquedeliberadamente se propõe a inflingirdano a alguem.

  7. Agressãonão é sófisica, pode ser agressãopsicologica (no caso do patrãoassediar a empregada). • Agressãohostil: deriva de estadosemocionais fortes, comoraiva, e tem porobjetivobasicocausardano a umapessoaouobjeto a fim de satisfazerimpulsoshostis.

  8. Agressão instrumental: visa prejudicar, feriroumagoaralguemapenascomo um meio de atingiroutroobjetivo. • Essasagressõesnão se excluemmutuamente, podendohavercompotamentosagressivosmutuamentemotivados.

  9. Quando a agressãonãoenvolvedanosfisicos, podendo a vitima ser agredidaporisultos,caluniasouimpedidasporoutrem de atingirseusobjetivos, é chamada de agressãoSimbolica. • A agressaõSancionada é aquelaque a sociedadejulgaaqceitavel, exemploquando um soldadonaguerramataseuinimigo de guerraoulegitimadefesa.

  10. A agressão é intrinsicamenteassociada à naturezahumana; é umaresposta natural à frustração; a agressão é aprendida, resultando de normassocias e culturais e de experiencias de socialização.

  11. Lacan (1998) destacou a importancia de se estabelecerumadistinção entre agressão e agressividade. Enquanto a primeiradizrespeito a atosviolentos, a agressividadetratafundamentalmentenãoapenasdessesatos, mastambem dos relacionamentosamorosos, nosquais a agressividade se fazpresente. “Enfim, a agressividade surge como um efeitodailusãoamorosa de pretender de doisfazer um.

  12. A agressividade sob a perspectivabiologica, é tambemafetadapelaação hormonal, particularmente a testoterona, o hormônio sexual masculino. • A Psicologia Social critica a perspectivabiologicadaagressão, poisreduztodososcomportamentoshumanosligados a agressão, `a fatoresbiologicos.

  13. EXPLICAÇÕES PSICOLOGICAS DA AGRESSÃO • Os animaisdesenvolvem a agressãodevido a fatoresinstintivos, jáoshumanosesseprocesso é aprendido com osoutros. • Aprendizagem Instrumental: qualquercomportamentoreforçadoourecompensadotende a se repetir no futuro.

  14. Aprendizagemobservacional: a observação e a modulação social constitui um metodomais usual de comportamentosagressivos.

  15. Fatoresqueinfluenciam a agressão • FatoresSociaisdesencadeantesdaagressão: • O efeito das armas: objetosviolentosalimentampensamentosviolentos. • Provocaçãodireta: o ataquedireto, fisicoou verbal, constituiuma das influenciasmaisóbviassobre o comportamentoagressivo, poisumaprovocaçãogeranavitima um sentimento de reciprocidade.

  16. Obediencia a autoridade: naperpetração de atosagressivos, a questão de assumirounão a responsabilidade é um outrofatorextremamenterelevante. Noscasos de frustração e de provocação, as pessoas, emgeral, tendem a assumir a responsabilidadeporseusatos, embora as vezes, tenham a tendencia de buscarrazõesextremasparadela se eximirem.

  17. Desindividuação: quanso as pessoasnãopodem ser identificadas, elassãomaispropensas a exibircondutas anti-sociais. A desindividuação é sempremaioremsituaçõesnasquaispodemosagiremrelativoanonimatoporqueosindividuosnãopodem ser identificadosousingularizados.

  18. Familia: é comum a expressão “violenciageraviolencia”, pois as pesquisasapontamquecriançascujospaisadotampraticaspunitivas, fisicasouverbais, tendem a usaressesmesmosrecursosquandointeragem com outraspessoas.

  19. Masqual o limite do certo e errado? • A palmadaque a mãedá no filho é educativa, é direito do homemmataremlegitimadefesa….?????

  20. Algunsestudoscorrelacionaistambemevidenciaramassociações entre condiçõesclimaticas de calorintenso e maioragressão. Com o calor as pessoas se tornammaisirritadiças e impacientes, poremoutrosfatorespodemestarconcorrendopara o aumentodaagressividade.

  21. Fatorespessoaisinstigadores de agressão: Umas das caracteristicaspessoaismaisestudadas no âmbito do comportamentoagressivo é o chamadopadrãodecomportamentoTipo A. osindividuosque se enquadramnesepadrão, costumampossuirosseguintestraçospessoais: a) sãoextremamentecompetitivos; b) estãosempre com pressa; c) sãoirritadiços e hostis.

  22. Evidenciasadicionaisdemonstramque o sexosmasculino e femininotambem se distinguemnassuasatitudesemrelação a agressão. Enquantooshomensrelatamsentirmmenos culpa e ansiedadequando se envolvememcomportamentosagressivos, as mulheresrevelamumamaiorpreocupação de que a agressão a alguemacabeportrazerumaameaça a suasegurançapessoal,ouseja, que a vitimabusqueumaretaliação.

  23. InfluênciadaMidia: • Dados empiricosdestacamquepessoasqueassistemcenas de violencia, tendem a reproduziratosviolentosoucomportam-se de maneiraagressiva. • Estudoscorrelacionaisafirmaquequantomais as criançasassistirem a cenas de violencianatelevisão, maior a chance de tornarem-se adolescentes e adultosviolentos.

  24. Prevenção e ControledaAgressão • A perspectivapsicanalíticadefendeque a catarsepode ser vista comouma das formasúteispara combater a violencia. • Etologos e sociobiólogos: canalizar a agressãoparacomportamentossocialmenteaceitaveis. • Psicologossociaisconsideram a necessidade de estimularsentimentos de empatiasnaspessoascomo forma de prevenir a agressão.

More Related