90 likes | 212 Views
Curso de Mídias na Educação FURG -. Cursistas: Alaan José Kruk Cathiússa de Cól Ramos Isaias Kniss Sczuk Kátia Cristiani Nunes Borges Roberto Leandro Pólo: Blumenau. PROFISSÕES: QUE CAMINHO SEGUIR?.
E N D
Curso de Mídias na Educação FURG - Cursistas: Alaan José Kruk Cathiússa de Cól Ramos Isaias Kniss Sczuk Kátia Cristiani Nunes Borges Roberto Leandro Pólo: Blumenau
“Nem sempre podemos abraçar a profissão para a qual acreditamos estar preparados; nossa posição na sociedade esta em certa medida definida antes que tenhamos condições de determiná-la.” Karl Marx
Construir criticidade nos educando em relação à profissão de desejam e o que a sociedade lhes impõe.
O trabalho engrandece o homem. Para ser aceito pela sociedade o homem precisa de uma ocupação, caso contrário será discriminado e isolado. Para evitar que isto aconteça o homem busca no trabalho e na profissão a dignificação, pois o trabalho lhe renderá benefícios sociais, econômicos, culturais e afetivos.
É através da profissão que o homem vivencia novas experiências, que lhe oferecerão oportunidades de escolha e satisfação pessoal. Cabe a ele decidir qual caminho seguir, para tanto, faz-se necessário que conheça sobre a profissão almejada, através de estágio, primeiro emprego, além de pesquisas direcionadas na área de interesse. Assim conseguirá identificar os obstáculos que está sujeito a enfrentar na profissão.
Em tempos de crise, o fantasma do desemprego apavora profissionais desqualificados. Aqueles que buscam aperfeiçoamento e aprendizagem constante não terão problemas em se adaptar as novas situações surgidas. A experiência didática constatou que os jovens estão indecisos em sua escolha, desejando profissões que não fazem parte da sua realidade, visto que, as condições financeiras, muitas vezes, dificultam ou impossibilitam a continuidade do ensino.