130 likes | 380 Views
No domingo passado. 1. 2. 3. Outras pessoas estão em circunstâncias parecidas com as suas: encontre-as e permita ter o seu coração tocado. Concentre-se menos no que você faz por Deus e mais no que Deus faz por você.
E N D
No domingo passado... 1 2 3 • Outras pessoas estão em circunstâncias parecidas com as suas: encontre-as e permita ter o seu coração tocado. • Concentre-se menos no que você faz por Deus e mais no que Deus faz por você. • De um modo ou de outro, Deus cumpre e cumprirá os Seus propósitos em sua vida.
O DESERTO NA VIDA DE DAVI... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido para ser rei em Israel. Entrou para a corte do rei Saul, e ali o estimaram como amigo e cantor. Salvara seu país das mãos dos filisteus, e para o seu povo se tornara um herói. Mas foi forçado a abandonar tais honrarias e apreços, para sobreviver como pudesse no deserto. Não temos uma cronologia exata, mas, por alto, calcula-se que Davi tenha vivido uns 10 anos no deserto na condição de fugitivo (Eugene Peterson).
O que aconteceu com aquele Davi, pastor de ovelhas, que fora ungido rei ? O que aconteceu com aquele Davi, herói nacional, que enfrentou Golias ? O que aconteceu com aquele Davi, homem reverente, que poupou a vida de Saul ?
O DESERTO NA VIDA DE DAVI... “O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”(1 Samuel 16.7). “Olhamos além das aparências e abaixo das superfícies, de modo a reconhecer os outros como companheiros de ferimentos” (BrennanManning).
O DESERTO NA VIDA DE DAVI... Os livros de Samuel narram as histórias de Davi pelo lado de fora; os Salmos – as orações de Davi – apresentam as mesmas histórias pelo lado de dentro (Eugene Peterson).
SALMO 142 1 Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia. 2 Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. 3 Quando o meu espírito desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim. 4 Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida.
SALMO 142 5 Clamo a ti, Senhor, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes. 6 Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu. 7 Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo.
Olhando para Davi (pelo lado de dentro), o que podemos aprender a respeito de Deus e de nós mesmos ?
Deus está ouvindo? “Em alta voz clamo ao Senhor...”(v. 1). “Olha para a minha direita e vê...”(v. 4). “Dá atenção ao meu clamor...” (v. 6). 1 • A sucessão de muitos dias vividos no deserto cria a sensação de um certo distanciamento por parte de Deus. Deus está vendo? Deus está atento?
“Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia”(v. 2). “Quando o meu espírito desanima [...] Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim”(v. 3). “...ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida”(v. 4). “...estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu”(v. 6). “Liberta-me da prisão...” (v. 7). 2 • Altas doses de angústia, desânimo, insegurança, solidão... agridem, lesionam e sujeitam o nosso espírito.
“...és tu quem conhece o caminho que devo seguir” (v. 3). “Clamo a ti, Senhor, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes” (v. 5). “...e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo” (v. 7). “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4.19). 3 • A experiência do deserto torna patente a insuficiência dos nossos recursos, bem como a suficiência dos recursos de Deus.
PARA MEDITAR E ORAR... 1) Há quanto tempo você está no deserto? Você tem conseguido crer no amor e nas promessas de Deus? 2) Qual é o impacto produzido pelo período de deserto na sua vida (angústia, desânimo, insegurança, solidão)? 3) “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4.19). * Você encontra os slides da série em: www.ipjsp.org.br