1 / 53

OBJETOS LITÚRGICOS

OBJETOS LITÚRGICOS. M E S C Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão. ALTAR:  Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia. AMBÃO : Estante onde é proclamada a palavra de Deus.

scott
Download Presentation

OBJETOS LITÚRGICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OBJETOS LITÚRGICOS M E S C Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão

  2. ALTAR: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.

  3. AMBÃO: Estante onde é proclamada a palavra de Deus.

  4. CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.

  5. HÓSTIA: Pão Eucarístico. A palavra significa "vítima que será" sacrificada. • "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." Corpo de Cristo.

  6. OSTENSÓRIO ou CUSTÓDIA: Objeto utilizado para expor o Santíssimo, ou para levá-lo em procissão.

  7. ÂMBULA: É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa. Nele se colocam as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas.

  8. TECA: Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa.

  9. * VINHO: É vinho puro de uva. O vinho se converte no verdadeiro Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado

  10. CÁLICE: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.

  11. SANGUÍNEO: Pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.

  12. PALA: Cobertura quadrangular para o cálice.

  13. PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração.

  14. CORPORAL: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.

  15. MANUSTÉRGIO: Toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico.

  16. GALHETAS: Recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística

  17. JARRA E BACIA: Usada para as purificações litúrgicas.

  18. Purificatório:Usada para as purificações dos dedos.

  19. Credência

  20. OBEJETOS LITÚRGICOS SINETA: Sininho tocado pelo acólito no momento da consagração.

  21. OBEJETOS LITÚRGICOS TURÍBULO: Recipiente de metal usado para queimar o incenso.

  22. NAVETA: Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.

  23. INCENSO: Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus.

  24. CALDEIRA E ASPENSÓRIO: Utilizado para aspergir pessoas e objetos com água-benta.

  25. MISSAL: Livro que contém o ritual da missa, menos as leituras

  26. LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa. Lecionário ferial (leituras da semana); lecionário santoral (leitura dos santos), lecionário dominical (leituras do Domingo).

  27. CÍRIO PASCAL: Uma vela grande onde se pode ler ALFA e ÔMEGA (Cristo: começo e fim) e o ano em curso. tem grãos de incenso que representam as cinco chagas de Cristo. Usado na Vigília Pascal, durante o Tempo Pascal, e durante o ano nos batizados. Simboliza o Cristo, luz do mundo.

  28. LAMPARINA: É a lâmpada do Santíssimo.

  29. SACRÁRIO: Caixa onde é guardada a Eucaristia após a celebração. Também é conhecida como Tabernáculo

  30. As Vestes Litúrgicas Para lidar com as coisas santas, o sacerdote se utiliza de sinais sagrados, usando vestes que o distinguem das outras pessoas. As vestes representam o Cristo cheio de glória e simbolizam a comunidade que crê no Cristo ressuscitado.

  31. Amito Amito: Usado por alguns sacerdotes, é um pano branco que envolve o pescoço e que é colocado sob a túnica ou a alva.

  32. Alva ou Túnica • Alva: É uma veste muito semelhante à túnica, sendo toda branca. Simboliza a nova vida, a pureza e a ressurreição. • Túnica: É um manto longo, geralmente na cor branca, bege ou cinza clara, que cobre todo o corpo. Lembra a túnica que Jesus usava, "sem costura de alto a baixo", sobre a qual os soldados romanos tiraram a sorte para decidir quem ficaria com ela.

  33. Cíngulo • Cíngulo: É um cordão que prende a alva ou a túnica à altura da cintura. Simboliza a vigilância, lembrando as cordas com as quais Jesus foi amarrado.

  34. Estola • Estola: É uma faixa vertical, separada da túnica, que desce a partir do pescoço do sacerdote em duas partes sobre o peito, uma de cada lado. Sua cor também varia de acordo com o tempo litúrgico. Simboliza o poder conferido ao sacerdote, a caridade, o perdão, a misericórdia e o serviço.

  35. ESTOLA DIACONAL ESTOLA DIACONAL: os diáconos usam a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, prendendo-a do lado direito.

  36. As Cores Litúrgicas Vermelho: Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas de Pentecostes e Santos Mártires. Roxo: Simboliza a preparação, penitência ou confissão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento. Rosa: É uma cor intermediária entre o roxo (da Quaresma ou Advento) e o branco da (Páscoa ou Natal). Simboliza a alegria que já se aproxima, a Páscoa e o Natal, usada, exclusivamente, no terceiro domingo do Advento (chamado domingo Gaudete) e no quarto domingo da Quaresma (chamado domingo Laetare). Azul: Em desuso, usada nas missas em dedicação à Nossa Senhora, simboliza o Manto Azul de Nossa Senhora. Preto: Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa.

  37. Casúla • Casula: É colocada sobre todas as vestes e também cobre todo o corpo. A cor da casula varia de acordo com o tempo litúrgico. É uma veste solene, ampla, usada nos dias festivos.

  38. Dalmática DALMÁTICA: é uma roupa que os Diáconos usam sobre a alva e a estola. É a veste litúrgica superior do Diácono. Possui as mangas e o cumprimento mais curtos do que a casula usada pelos Sacerdotes.

  39. CAPA PLUVIAL, DE ASPERGES OU MAGNA CAPA PLUVIAL, DE ASPERGES OU MAGNA: A palavra vem do latim "chuva". A antiga capa de chuva usada pelos Sacerdotes durante a procissão. Atualmente usadas pelo Sacerdote sobre os ombros durante as procissões, no casamento, batismo e bênção do Santíssimo.

  40. Véu Umeral

  41. Benção do Santíssimo

  42. Mitra MITRA: uma espécie de chapéu alto e pontudo usado pelo Papa, Arcebispos e Bispos (símbolo do poder espiritual). Apresenta como que uma abertura no alto, para significar que é aberta à iluminação de Deus e possui duas fitas penduradas atrás, descendo sobre as costas do Ministro, significando o Antigo e o Novo Testamento.

  43. SOLIDÉU SOLIDÉU: usado na cabeça pelo Papa (branco), Cardeais (vermelho) e Bispos (rosa, de forma circular.

  44. Báculo O BÁCULO: é o cajado do bispo que nos lembra que eles são o Cristo, o Bom pastor. O pastor que conduz o rebanho em direção ao Pai. É a autoridade do Bispo em sua igreja particular.

More Related