350 likes | 689 Views
GAMETOGÊNESE. Introdução - Sistema genital masculino É formado pelos testículos, epidídimo, canal deferentes, glândulas acessórias e uretra. Testículos: cada testículo contém uma grande quantidade de túbulos seminíferos, dentro dos quais são formados os espermatozoides. GAMETOGÊNESE.
E N D
GAMETOGÊNESE Introdução - Sistema genital masculino É formado pelos testículos, epidídimo, canal deferentes, glândulas acessórias e uretra. Testículos: cada testículo contém uma grande quantidade de túbulos seminíferos, dentro dos quais são formados os espermatozoides.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - Nos túbulos seminíferos existem as células de Sertoli e as células intersticiais (Leydig). - As células de Sertoli têm como função nutrir os espermatozoides, bem como, auxiliá-los na sua diferenciação.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - Células intersticiais são responsáveis pela síntese do hormônio testosterona, quando estimuladas por outro hormônio denominado Luteinizante (LH).
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - Epidídimo: é um túbulo enovelado (6 metros) que acondiciona os espermatozoides. É no epidídimo que os espermatozoides amadurecem e são estocados para serem liberados pela ejaculação após o ato sexual.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - Canal deferente: serve de caminho para conduzir os espermatozoides até a uretra para serem secretados para o exterior. - Uretra: é a via de eliminação dos espermatozoides e da urina, pois tem ligação com a bexiga urinária.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - Glândulas acessórias: são as glândulas seminais e a próstata, essas glândulas, juntamente, com os espermatozoides formam o que se denomina de sêmen.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - A Vesícula seminal: tem como função liberar um líquido rico em frutose, fosfatos, cloreto, colina (importante para formar vitamina B) e prostaglandina. Isso é um fator de nutrição para os espermatozoides.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital masculino - Glândula prostática: Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozoides. - Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital feminino - É composto pelo ovário, trompas de Falópio (Tuba uterina), útero e vagina. - O ovário: produz os ovócitos (gametas femininos), um por mês, habitualmente. Além de elaborar hormônios, tais como, estrogênio e progesterona.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital feminino - Tuba uterina: é um tubo disposto entre o ovário e o útero, ou seja, tem como principal função transportar o óvulo liberado pelo ovário até o útero. - Útero: órgão oco onde desembocam as tubas uterinas. É o local onde ocorrerá a implantação e o desenvolvimento do feto.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Sistema genital feminino - Vagina: canal responsável por receber e conduzir os espermatozoides até o óvulo para fecundação, durante o coito.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - O ciclo reprodutivo feminino ocorre, aproximadamente, de 28 em 28 dias. - Há uma mudança no útero e na taxa de alguns hormônios, essas alterações têm como objetivo preparar o sistema genital feminino para uma eventual gestação.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - Fase folicular: - No hipotálamo, é produzido o Hormônio Liberador de Gonadotrofina (GnDH). - O GnDH age, na hipófise, estimulando a produção do Hormônio Folículo Estimulante (FSH).
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - Fase folicular ou estrogênica: - O FSH irá atuar nos ovários promovendo o amadurecimento dos folículos à ovócito. Atua, também, estimulando a produção de estrogênio pelos ovários. - Isso ocorre durantes os 14 primeiros dias do ciclo.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - Fase Luteínica ou progestacional - Inicia-se com um aumento súbito de Hormônio Luteinizante (LH), o qual promove a ovulação, ou seja, a liberação do ovócito maduro do folículo ovariano.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - Fase Luteínica ou progestacional - Isso ocorre nos 14 dias restantes do ciclo e esta parte do ciclo é controlado pela progesterona.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - Fase Luteínica ou progestacional - Imediatamente, o ovócito segue para a tuba uterina e se existirem espermatozoides, na tuba, poderá ocorrer a fecundação.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo reprodutivo na mulher - Fase Luteínica ou progestacional - O ovócito fecundado demora, aproximadamente, uma semana para chegar ao útero, cujo endométrio está pronto para recebê-lo.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Ciclo endometrial ou ciclo menstrual - O primeiro dia da menstruação coincide com o primeiro dia do ciclo menstrual. - O endométrio, ao final do ciclo menstrual, se desprende e provoca uma hemorragia que dura entre 3 a 5 dias.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Fases do ciclo menstrual - Fase proliferativa (ou estrogênica): Ela inicia-se ao final da menstruação e dura até o 14 dia do ciclo, quando ocorre a ovulação. Durante esta fase, o endométrio regenera-se.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Fases do ciclo menstrual - Fase secretora (ou progestacional): é mantida pela progesterona ovariana e se estende desde a ovulação até a próxima menstruação. - O endométrio se espessa ganhando novos vasos sanguíneos.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Fases do ciclo menstrual - Fase isquêmica: Se o ovócito não for fecundado, o corpo lúteo deixa de secretar progesterona, isso promove a contração do endométrio e deixa de receber um adequado suprimento sanguíneos. - Há o desprendimento do ovócito originado a menstruação.
GAMETOGÊNESE • Introdução - Fases do ciclo menstrual - Caso ocorra a fecundação do ovócito, a progesterona continua sendo liberada pelo corpo lúteo até a data do parto.
GAMETOGÊNESE 2. A gametogênese propriamente dita - Gametogênese: são os processos que levam à formação de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos). - Na espécie humana, as células somáticas possuem 46 cromossomos (Diploide). Ou melhor, dois conjuntos homólogos de 23 cromossomos, um da mãe e outro do pai.
GAMETOGÊNESE 2. Espermatogênese 1) Parte-se de uma célula denominada espermatogônia. 2) A espermatogônia sofre mitose e origina o espermatócito I ou espermatócito primário. 3) O espermatócito I irá sofrer a primeira divisão meiótica, originando o espermatócito II ou espermatócito secundário. 4) A primeira divisão meiótica é dita reducional.
GAMETOGÊNESE 2. Espermatogênese 5) Os espermatócitos secundários sofrem a segunda divisão meiótica formando as espermátides. 6) A espermatogênese inicia-se na puberdade (12-14 anos) e continua sem interrupção ao longo da vida ativa do homem.
GAMETOGÊNESE 2. Espermatogênese 7) As espermátides dirigem-se para o epidídimo onde amadurecem e formam os espermatozoides.
GAMETOGÊNESE 3. Ovogênese 1) Inicia-se com a ovogônia sofrendo mitose e originando o ovócito I ou ovócito primário. 2) O ovócito primário sofre a primeira divisão meiótica (a qual inicia-se no período fetal), até a prófase I da meiose I. Fica neste estágio até a puberdade. 3)O ovócito primário só completa o meiose I no início da puberdade (na menarca) devido a ação dos hormônios.
GAMETOGÊNESE 3. Ovogênese 4) O ovócito secundário é gerado e com ele o primeiro glóbulo polar. O ovócito secudário segue até a metáfase II da meiose II. 5)Sendo assim, na puberdade, a menina ovula,liberando o ovócito secundário, se ocorrer fecundação, a segunda divisão meiótica se completa. 6) Sendo fecundado, o ovócito secundário chega ao estágio de ovo ou zigoto. 7) No final da segunda divisão meiótica, há a produção do 2 corpúsculo polar.
GAMETOGÊNESE FIM