180 likes | 259 Views
EXPEDIÇÃO PELO RIO PARNAÍBA Uruçuí-PI 11.06.2010.
E N D
Rio Monge, Rio Vermelho, Rio de Águas Quentes, Rio Grande, Rio Parnaíba. Suas águas são naturalmente aquecidas em função das rochas magmáticas existentes em suas profundezas. A coloração avermelhada é decorrente do “toá”, barro vermelho encontrado às suas margens. (Trecho retirado do texto produzido pelas professoras em formação)
A expedição teve início com a construção do nosso roteiro de viagem; uma afinação do olhar para perceber aquilo que os olhos não estão acostumados a enxergar no corre corre do dia a dia. Participaram da expedição 57 professores das redes municipal e estadual de educação de Uruçuí-PI, dos quais 10 nunca haviam feito esse passeio, e 02 consultoras pedagógicas da Fundação Bunge.
Professora Elizabete Barros de Sá, da U.E. Lourdes Cury compartilha informações sobre o Rio Parnaíba.
Secretário Municipal de Educação, Anchieta Santana, e a Coordenadora de Ensino, Nilce, participaram da largada da Expedição pelo Rio Parnaíba.
o barqueiro Dayson, comandante da nossa aventura no Rio Parnaíba, fala sobre a profissão e comenta que a construção da ponte reduziu em 70% o trabalho e a renda.
Conversa com os usuários das embarcações no CODIPI – Centro de Pescadores
Entrevista com Maria Senhora Ribeiro de Sousa, lavadeira de 68 anos, que vem acompanhando as transformações do rio. “O rio secou e agora é mais difícil lavar roupas. Antes nós éramos muitas...”
Draga utilizada para retirar areia do fundo do rio e utilizá-la na construção civil. Esse procedimento tem contribuído para o assoreamento do rio.
Balsa responsável pela travessia da população de Uruçuí para Benedito Leite, município maranhense, e vice versa.
Ponte, em fase de construção, que ligará Uruçuí a Benedito Leite.
“Esse encontro permitiu ampliar conhecimentos, visualizar lindas paisagens e conhecer como se encontra o Rio Parnaíba” (Leuzinete Borges Ferreira, Profª da U.E Lourdes Cury) “ Essa expedição proporcionou uma experiência de grande aprendizagem. Pude perceber o quanto é importante trabalhar a memória da água e a vida de pessoas comuns que fazem parte desse cenário.” (Ana Valéria Costa Guimarães – Profª do Itajacy Pacheco) “Vivenciar um dia de aula de campo não só nos dá prazer , mas sim conhecimento, curiosidade e um leque de informações; isso faz com que a prática e a teoria caminhem juntas. Fazer esse passeio pelas águas do Velho Monge foi uma experiência única e prazerosa”. (Valdirene Pires dos Santos)