290 likes | 495 Views
Onde Habita o Prazer. A que está considerada como a livraria mais bela da Europa, para muitos a mais bela do mundo, situa-se na segunda cidade mais importante de Portugal : Porto. . Livraria Lello & Irmâo. O edifício da chamada Livraria Chardron agora
E N D
Onde Habita o Prazer A que está considerada como a livraria mais bela da Europa, para muitos a mais bela do mundo, situa-se na segunda cidade mais importante de Portugal: Porto.
O edifício da chamada Livraria Chardron agora Livraria Lello & Irmão está situado na Rua das Carmelitas nº 144, no Porto.
É uma livraria com uma velha história que remonta a 1869 quando foi fundada na Rua dos Clérigos com o nome de Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Com a morte deste e depois de varias negociações, foi reaberta como ” Livraria Lello & Irmão” em honra a seus livreiros, nome que permanece até hoje. Foi inaugurada a 13 de Janeiro de 1906, tendo sido encomendando este projecto a Xavier Esteves, um distinto engenheiro da época.
Esplendida livraria Lello & Irmao, neogótica e modernista, é famosa no mundo inteiro e um dos iconos de uma cidade com grande tradição literaria e intelectual. É também lugar de peregrinação habitual para os letrados, e tem sido qualificada por muitos como a mais bela do mundo.
Uma enorme joia arquitectónica é, sem duvida, a enorme escadaria de madeira lavrada, no centro do local.
A decoração feita a base de madeiras talhadas, filigranas e de multiplos detalhes dotados de encanto antigo, conseguem um ambiente de época indiscutivel, que enamorará qualquer amante não só de livros mas tambem da história, de arte e de arquitectura
No tecto uma formosa cúpula de cristal dota de magia a livraria permitindo a entrada de uma deliciosa luz natural perfeita para a leitura.
Como curiosidade veja-se no soalho de madeira. Está atravessado por um estreito carril onde circulava um vagon que percorria a livraría.
Nesta fotografía apreciarão perfeitamente o chão de madeira, assim como os carris por onde circulava o vagon que antigamente percorria a livraria.
Também recomendo ver com calma as estantes repletas de livros que refletem as cores irisadas dos vitrais das paredes e dos tectos. Com efeito, foi nesta livraria que foram rodadas cenas do tão conhecido Harry Potter. Realmente, poderão crer, que o estar nela nos transporta a outras épocas passadas. Música: Fado Carlos Cano & Amalia Rodrigues J.Lorea