140 likes | 283 Views
- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. 4. Criar curvas de nível.
E N D
- Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br
4. Criar curvas de nível Curvas de Nível são uma peça fundamental nas aplicações de análise de terreno tais como projetos de preparo de solo, sulcação e prevenção de erosão. O módulo Criar curvas de nível mostra em passos sucessivos a criação de curvas de nível por meio de um MDT.
4. Criar curvas de nível Clique em “Terreno” > “Modelagem de Superfície...” para iniciar o processo de criação de curvas de nível.
4. Criar curvas de nível Escolhe a operação “Curvas de Nível”. A seguir, escolhe o método “Linear” que permite mais parâmetros de manipulação do que “Limiar Iterativo” Por fim, clique em “Objeto de Entrada...” para selecionar o MDT (modelo digital de terreno) para criar a linha de base.
4. Criar curvas de nível Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno MDT.rvc” e entre nele, clicando 2x. A seguir, selecione o objeto “MDT” e clique em “OK”.
4. Criar curvas de nível Os parâmetros abaixo descritos servem de suavização do trajeto da curva de nível. Veja no próximo slide uma descrição detalhado desses parâmetros.
http://paapp.acer.com/brlf/shipinstructions.pdf 4. Criar curvas de nível Suavização de Curvas de Nível Método de Reamostragem (com fator de resolução 16) Nenhum Bilinear Bicúbico Método de Suavização (com tamanho de janela 15 x 15) Média Ponderada Nenhum Gaussiano Quadrático Cúbico Quártico A suavização tem como objetivo de aproximar o trajeto das linhas de curva de nível à realidade. O desejável é um trajeto suavizado porém com fidelidade ao trajeto da linha sem suavização. O gráfico mostra uma maior suavização com o método de reamostragem “Bicúbico”, com melhores fidelidades ao trajeto sem suavização com os métodos de suavização “Quadrático” e “Quártico”.
4. Criar curvas de nível A seguir, clique na aba “Saída”. Escolhe “Média Ponderada” para suavizar as curvas de nível. O maior o valor, o mais suave a linha. O maior o valor, o mais suavizado o traçado da linha.
4. Criar curvas de nível Ative o recurso. Escolhe “Média Ponderada” para suavizar as curvas de nível.
4. Criar curvas de nível Clique na aba “Parâmetros” e configure os parâmetros conforme sugerido. O processo criará curvas de nível de elevação 604m até 654m com um intervalo de 2m. “Escala de Z” multiplicaria os valores de elevação das curvas de nível com o determinado fator. “Compensação de Z” adicionaria o determinado valor aos valores de elevação das curva de nível. Por fim, clique em “Executar...” para criar as curvas de nível..
4. Criar curvas de nível Desconsidere a mensagem; as curvas de nível nos limites do MDT terão registros de elevação. Clique em “Continuar”.
4. Criar curvas de nível Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno MDT.rvc” e entra nele, clicando 2x. Aceite o nome sugerido e clique em “OK”.
4. Criar curvas de nível As curvas de nível foram criadas. Parabéns! Você criou curvas de nível, um produto essencial para projetos de preparo de solo, sulcação e prevenção de erosão. Clique em ‘Sair” para encerrar o processo.
Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta. Distribuidor autorizado da MicroImages