1 / 36

Classificação Sócio-econômica

Classificação Sócio-econômica. Como classificar as pessoas pelo perfil sócio-econômica. Para falarmos com as pessoas de maneira direcionada, precisamos separá-las por grupos. São várias as maneiras de se fazer esta separação, uma delas é a classificação sócio-econômica.

beate
Download Presentation

Classificação Sócio-econômica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Classificação Sócio-econômica

  2. Como classificar as pessoas pelo perfil sócio-econômica

  3. Para falarmos com as pessoas de maneira direcionada, precisamos separá-las por grupos. São várias as maneiras de se fazer esta separação, uma delas é a classificação sócio-econômica.

  4. A criação de critérios de classificação sócio-econômica vem com o objetivo de estabelecer um parâmetro para que eu fale com o perfil de público a quem me interessa falar

  5. Quero veicular uma campanha mas não sei qual o perfil do meu público e nem onde veicular. Os veículos de comunicação têm a mesma pesquisa, mas muito mais ampla, aplicada em seu público, ou seja, aquele que lê, ouve ou assiste os jornais ou programas. Realizo uma pesquisa de mercado que determina em qual classe sócio-econômica ele pertence. RESULTADO O PUBLICITÁRIO PODERÁ CRUZAR OS DADOS DE SUA PESQUISA E DA PESQUISA FEITA PELOS VEÍCULOS E DETERMINAR OS PROGRAMAS ONDE SE TEM A MAIOR CONCENTRAÇÃO DO SEU PÚBLICO ALVO.

  6. Quero falar com Homens, pertencentes à classe C e com faixa etária dos 30 aos 40.

  7. Como outros países fazem esta classificação

  8. PORTUGAL, INGLATERRA E ÍNDIA :: Profissão/working status :: Grau de instrução do chefe da família

  9. JAPÃO :: Cargo ocupado :: Idade

  10. ALEMANHA :: Cargo ocupado

  11. ARGENTINA :: Grau de instrução do chefe da família :: Cargo ocupado :: Posse de 10 itens :: Posse de automóveis

  12. MÉXICO :: Grau de instrução do chefe da família :: Características da residência • Aparência externa • Nº de cômodos • Nº de tomadas :: Presença de empregadas domésticas :: Posse de duráveis :: Existência de aquecimento de água

  13. VENEZUELA :: Roupas :: Maneira de falar :: Grau de instrução :: Profissão :: Estilo de vida :: Tipo de residência: Tamanho, Nº de cômodos, Localização

  14. E no Brasil?

  15. Apesar de muito contestado, o critério adotado aqui no Brasil é o chamado CRITÉRIO BRASIL

  16. Ele tem como objetivos

  17. TER UM SISTEMA DE PONTUAÇÃO PADRONIZADO QUE SEJA UM EFICIENTE ESTIMULADOR DA CAPACIDADE DE CONSUMO O Critério Brasil existe desde 1970 e serve para comparar resultados em períodos diferentes e regiões diferentes.

  18. DISCRIMINAR GRANDES GRUPOS DE ACORDO COM SUA CAPACIDADE DE CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS ACESSÍVEIS A UMA PARTE SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO

  19. CLASSIFICAR OS DOMICÍLIOS, ASSUMINDO, COMO PRESSUPOSTO, QUE A CLASSE É UMA CARACTERÍSTICA FAMILIAR. Classifica-se o domicílio e não os indivíduos. Uma criança não pode ser classificada como indivíduo utilizando-se os mesmos critérios usados nos adultos.

  20. UTILIZAR INFORMAÇÕES OBJETIVAS E PRECISAS DE FÁCIL COLETA E OPERACIONALIZAÇÃO

  21. A PADRONIZAÇÃO DO CRITÉRIO IMPLICA EM UNIFORMIDADE GEOGRÁFICA E ESTABILIDADE AO LONGO DO TEMPO O ar-condicionado é um item que não pode estar neste critério por questões de caráter regional. A posse deste item em algumas regiões é por necessidade, em outras, por luxo, comodidade ou status.

  22. As variáveis • Número de automóveis • Número de aparelhos de TV em cores • Número de rádios • Número de banheiros • Número de empregadas domésticas • Posse de máquina de lavar roupa • Posse de geladeira e freezer • Posse de vídeo cassete ou dvd • Nível de instrução do chefe de família

  23. Algumas variáveis excluídas • posse de linha telefônica, • posse de telefone celular • posse de forno de microondas, • posse de microcomputador, • uso de internet

  24. 2+2+2+7+7+0+2+4+2+4=32

  25. Mas só existe este critério? Sim. Há muitos questionamentos quanto à validade do critério, embora este seja o adotado no país.

  26. Uma das contestações? Um sujeito atinge 22 pontos e, pelo Critério Brasil, pertence à Classe C1. Se no dia seguinte este sujeito compra um rádio ouvende seu único carro, pode ir para a classe B2 ou descer para a C2.

  27. Um indivíduo que pertence à classe A1, segundo o critério Brasil, ganha R$ 6.447,00 ou + Por este critério, coloca-se na mesma classe um MÉDICO e um JOGADOR DE FUTEBOL de um grande time, embora seus salários sejam muito diferentes e seus hábitos de consumo também.

  28. O que há de novo? Fazendo o cruzamento dos dados do IBGE e de sua base de dados, o SERASA desenvolveu um critério que não olha os itens de posse e grau de instrução, mas reconhece o estilo de vida das pessoas.

  29. MOSAIC BRASIL O MOSAIC BRASIL classifica a população brasileira em 10 grupos e 39 segmentos distintos em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida.

  30. MOSAIC BRASIL De acordo com o Mosaic, dos dez grupos que se dividem a população brasileira, a periferia jovem é o que possui a maior representatividade: 20,92% da população.Os outros grupos seriam formados por prósperos moradores urbanos(5,26%), Assalariados urbanos(8,93%), Aspirantes sociais (9,74%), Envelhecendo na periferia (8,04%), Aposentadoria tranquila(14,99%), Brasil Rural (16,05%)e Envelhecendo no interior (9,19%).Na outra ponta, estariam os ricos, sofisticados e influentes (1,86%), seguidos pelos empreendedores e comerciantes (5,01%).

  31. Dentro de ENVELHECENDO NO INTERIOR, separei uma das 3 subdivisões

  32. Para saber mais sobre os critérios, acesse MOSAIC BRASIL www.serasaexperian.com.br/mosaic/segmentacao.html CRITÉRIO BRASIL http://www.slideshare.net/fejaques/criterio-brasil-2008

  33. http://migre.me/3W1NO

More Related