1.27k likes | 2.09k Views
ECLESIOLOGIA. DEFINIÇÃO. Eclesiologia é a ciência sobre a Igreja TEOLOGIA X CIÊNCIA TEOLOGIA = “a Fé questionando a Inteligência” “Inteligência questionando a Fé” Eclesiologia é teologia, reflexão sobre a Igreja à luz da fé. Eclesiologia não é sociologia ou história da Igreja.
E N D
DEFINIÇÃO Eclesiologia é a ciência sobre a Igreja TEOLOGIA X CIÊNCIA TEOLOGIA = “a Fé questionando a Inteligência” “Inteligência questionando a Fé” Eclesiologia é teologia, reflexão sobre a Igreja à luz da fé. Eclesiologia não é sociologia ou história da Igreja. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica
CRER NA IGREJA NÃO CREMOS NA IGREJA porque ela não é Deus, e porque nós é que somos a Igreja. CREMOS AIGREJA porque, pela Graça de Deus, a Igreja se constrói através da fé e porque a fé vem da Graça através da Igreja. “Quem veio primeiro a fé ou a Igreja?” (Hans Küng, p. 53-55). Enfim, cremos a IGREJA VISÍVEL E INVISÍVEL, pois ela é simultaneamente visível e invisível.
CRER QUE A IGREJA A Igreja real é a Igreja acreditada dentro do visível e, como tal, uma Igreja invisível no visível. Este seu caráter visível é, portanto, muito particular: tem o seu interior e essencial invisível. O importante permanece encoberto dentro do que foi descoberto. O visível da Igreja vive do invisível; é marcado, formado, dominado pelo invisível. A Igreja é, portanto, na sua essência, mais do que aquilo que visivelmente aparece: não apenas um povo ou população, mas um povo eleito; não só um corpo, mas um corpo misterioso; não um edifício qualquer, mas um edifício espiritual (Hans Küng, p. 59).
3 A IGREJA NO NT O que é IGREJA? A origem da palavra é grega: “ekklesía”, passando para o latim como “ecclesia”. Em português: “igreja”. Significa “assembléia, reunião”.
Os seguidores de Jesus Ressuscitado chamam-se ECCLESIA DE DEUS. Ecclesía = assembléia dos cidadãos, convocados pelo arauto para se reunirem na praça. Ecclesía é, pois, uma reunião política. [LER p. 6 da Apostila] No uso comum, Ecclesía = a reunião enquanto está acontecendo. No Novo Testamento, vai ter outras dimensões.
NO NOVO TESTAMENTO Nos Evangelhos: ecclesía só aparece em Mt 16,18 e em Mt 18,17. Nos demais escritos: aparece 144 vezes. At 5,11 – Igreja em Jerusalém. At 7,38 – Assembléia de Israel no deserto. At 9,31 – As igrejas em paz na Judéia, Samaria, Galiléia. At 20, 28 – A Igreja de Deus.
NO NOVO TESTAMENTO Em Paulo: Igreja no singular ou no plural usados indiferentemente. Lugar da Igreja: uma cidade: Tessalônica (1 Tes 1,1), Corinto (1 Cor 1,2), etc. uma região: Ásia (1 Cor 16,19), Galácia (Gl 1,2); Macedônia (2 Cor 8,1). Igreja doméstica: Rom 16,5; Flm 2; Col 4,15, 1 Cor 16,19. A razão da reunião: 1 Cor 11, 17ss.
NO NOVO TESTAMENTO ECCLESÍA REUNIÕES CONVOCADAS POR DEUS, EM CRISTO 1 Tes 2,14.
NO NOVO TESTAMENTO A Igreja é: Congregação: a reunião concreta de pessoas. Comunidade: grupo local constante. Igreja: o conjunto dos crentes. Comunidade escatológica.
4 - ORIGEM DA IGREJA Mas afinal,se Jesus anunciou o Reino, por que e como surgiu a Igreja? Como Loisy disse: “Jesus anunciava o Reino, mas o que veio foi a Igreja”.
E AQUI AS NOSSAS PERGUNTAS: Então, • Jesus queria fundar uma Igreja? • A Igreja é o Reino de Deus sobre a terra? • A Igreja edifica o Reino? • A Igreja expande o Reino de Deus • A Igreja realiza o Reino na terra?
Não seria a Igreja uma seita do Judaísmo? Processo contra Paulo: At 24, 5-16. Paulo em Roma: At 28, 17-22.
Mas, desde o começo, os seguidores do Nazareno se distinguem por: Batismo Oração comunitária Refeição escatológica Existência de uma coordenação da comunidade Comunidade de fraternidade e partilha
Em sua vida, Jesus não fundou uma Igreja: seu ministério é público; não aceita afastamento do mundo; é contrário a separatismo; quer salvar todos e não só os “justos”; os Doze são a representação de todo o povo (as doze tribos).
Jesus coloca fundamentos que possibilitam uma Igreja: Desde o início congrega em torno de si discípulos; Pregou um Reino futuro, mas já atual; Sua pregação dividia as pessoas: discípulos e não-discípulos; Agrupou discípulos à sua volta além dos Doze; Falou de um povo messiânico; Sabia de um tempo entre sua morte e a parusia.
Igreja nasce a partir da fé na ressurreição: 1 Cor 15,14-20 a partir da Páscoa o cristãos falam em “igreja”; não existiu um período inicial sem Igreja, de puro entusiasmo; desde o princípio, a Igreja foi entendida como estabelecida por Deus. Origem da Igreja: o conjunto do acontecimento cristológico.
RESUMINDO: O povo da Nova Aliança passa a se chamar IGREJA exatamente porque é um povo que sempre se reúne a convite de Jesus e em torno de Jesus. Ou seja, seu traço distintivo não é habitar uma determinada região geográfica, um país, nem pela sua raça, nem pela sua cor, nem por alguma cultura particular. É apenas isso: pessoas que se reúnem em nome de Jesus.
É uma reunião de fé-compromisso em que estão presentes essas características: partilha fraterna, compromisso transformador, refeição festiva. Por isso, houve um momento na história da Igreja em que essa reunião era chamada de Ágape, a CEIA DO AMOR .
IGREJA E REINO DE DEUS Igreja não se tornará Reino. Igreja anuncia algo que ainda não se realizou. Igreja é provisória. O Reino é definitivo. Igreja sinaliza para o Reino: Dirige-se para o Reino. Pertence ao Reino. Igreja é um sinal do Reino.
IGREJA E REINO DE DEUS Igreja não se tornará Reino. Igreja anuncia algo que ainda não se realizou. Igreja é provisória. O Reino é definitivo. Igreja sinaliza para o Reino: Dirige-se para o Reino. Pertence ao Reino. Igreja é um sinal do Reino.
IGREJA E REINO DE DEUS LUMEN GENTIUM nº 3 [...] Por isso, Cristo, a fim de cumprir a vontade do Pai, deu começo na terra ao Reino dos Céus e revelou-nos o seu mistério, realizando, com a própria obediência, a redenção. A Igreja, ou seja, o Reino de Cristo já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus [...].
Jo 19,34: “... um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água.” “Quando o Senhor dormia na cruz, a lança atravessou seu lado e dele brotaram os sacramentos com os quais a Igreja foi criada. E é assim que a Igreja foi criada da costela de Adão” (BF, p. 59) (De Civ. 1,22 c. 17)
O Povo de Deus no Antigo TestamentoA Aliança vincula Deus e Israel.Javé é o Deus de Israel.Israel é o povo de Javé.Javé escolheu para si um povo e o adquiriu entre todos os povos da terra
O próprio nome “ISRAEL” significa “Deus domina”, Deus reina” (Gn 32,23-31).Por sua infidelidade, Israel é punido. A partir da decadência de Israel, os profetas anunciam um povo escatológico.Ler Jer 31,31-34.Esse povo escatológico terá uma missão universal: Zac 2,12-17.
Esse povo será inaugurado com a vinda do Messias.Mas a maioria do povo de Israel não reconheceu Jesus como Messias.Portanto, os que o reconheceram assumem que constituem o novo Povo de Deus, enquanto comunidade escatológica de salvação.
No Novo TestamentoLAÓS – No NT, além dos sentidos do AT, passa a ser aplicado para a comunidade dos discípulos.“A noção de Povo de Deus é o mais antigo e decisivo conceito que descreve o que a Igreja entende de si mesma.” (Hans Küng, p. 170).
TEXTOS PARA LER At 15, 13-18 (“ex étnon’’, “laón”) 2 Cor 6,16: Paulo emprega as palavras do Sinai referindo-se à Igreja. Rom 9: Israel versus Igreja – antigo povo versus novo povo. 1 Pd 2,9s – “sois a raça eleita” De dois povos um novo povo: Ef 2,11-22
LUMEN GENTIUM nº 9Em todos os tempos e em todas as nações foi agradável a Deus aquele que O teme e obra justamente (cfr. Act. 10,35). Contudo, aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse santamente. Escolheu, por isso, a nação israelita para Seu povo. Com ele estabeleceu uma aliança; a ele instruiu gradualmente, manifestando-Se a Si mesmo e ao desígnio da própria vontade na sua história, e santificando-o para Si
LUMEN GENTIUM nº 9Mas todas estas coisas aconteceram como preparação e figura da nova e perfeita Aliança que em Cristo havia de ser estabelecida e da revelação mais completa que seria transmitida pelo próprio Verbo de Deus feito carne. Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança... Porei a minha lei nas suas entranhas e a escreverei nos seus corações e serei o seu Deus e eles serão o meu povo...