1 / 102

ECLESIOLOGIA

ECLESIOLOGIA. DEFINIÇÃO. Eclesiologia é a ciência sobre a Igreja TEOLOGIA X CIÊNCIA TEOLOGIA = “a Fé questionando a Inteligência” “Inteligência questionando a Fé” Eclesiologia é teologia, reflexão sobre a Igreja à luz da fé. Eclesiologia não é sociologia ou história da Igreja.

benoit
Download Presentation

ECLESIOLOGIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ECLESIOLOGIA

  2. DEFINIÇÃO Eclesiologia é a ciência sobre a Igreja TEOLOGIA X CIÊNCIA TEOLOGIA = “a Fé questionando a Inteligência” “Inteligência questionando a Fé” Eclesiologia é teologia, reflexão sobre a Igreja à luz da fé. Eclesiologia não é sociologia ou história da Igreja. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica

  3. CRER NA IGREJA NÃO CREMOS NA IGREJA porque ela não é Deus, e porque nós é que somos a Igreja. CREMOS AIGREJA porque, pela Graça de Deus, a Igreja se constrói através da fé e porque a fé vem da Graça através da Igreja. “Quem veio primeiro a fé ou a Igreja?” (Hans Küng, p. 53-55). Enfim, cremos a IGREJA VISÍVEL E INVISÍVEL, pois ela é simultaneamente visível e invisível.

  4. CRER QUE A IGREJA A Igreja real é a Igreja acreditada dentro do visível e, como tal, uma Igreja invisível no visível. Este seu caráter visível é, portanto, muito particular: tem o seu interior e essencial invisível. O importante permanece encoberto dentro do que foi descoberto. O visível da Igreja vive do invisível; é marcado, formado, dominado pelo invisível. A Igreja é, portanto, na sua essência, mais do que aquilo que visivelmente aparece: não apenas um povo ou população, mas um povo eleito; não só um corpo, mas um corpo misterioso; não um edifício qualquer, mas um edifício espiritual (Hans Küng, p. 59).

  5. 3 A IGREJA NO NT O que é IGREJA? A origem da palavra é grega: “ekklesía”, passando para o latim como “ecclesia”. Em português: “igreja”. Significa “assembléia, reunião”.

  6. Os seguidores de Jesus Ressuscitado chamam-se ECCLESIA DE DEUS. Ecclesía = assembléia dos cidadãos, convocados pelo arauto para se reunirem na praça. Ecclesía é, pois, uma reunião política. [LER p. 6 da Apostila] No uso comum, Ecclesía = a reunião enquanto está acontecendo. No Novo Testamento, vai ter outras dimensões.

  7. NO NOVO TESTAMENTO Nos Evangelhos: ecclesía só aparece em Mt 16,18 e em Mt 18,17. Nos demais escritos: aparece 144 vezes. At 5,11 – Igreja em Jerusalém. At 7,38 – Assembléia de Israel no deserto. At 9,31 – As igrejas em paz na Judéia, Samaria, Galiléia. At 20, 28 – A Igreja de Deus.

  8. NO NOVO TESTAMENTO Em Paulo: Igreja no singular ou no plural usados indiferentemente. Lugar da Igreja: uma cidade: Tessalônica (1 Tes 1,1), Corinto (1 Cor 1,2), etc. uma região: Ásia (1 Cor 16,19), Galácia (Gl 1,2); Macedônia (2 Cor 8,1). Igreja doméstica: Rom 16,5; Flm 2; Col 4,15, 1 Cor 16,19. A razão da reunião: 1 Cor 11, 17ss.

  9. NO NOVO TESTAMENTO ECCLESÍA REUNIÕES CONVOCADAS POR DEUS, EM CRISTO 1 Tes 2,14.

  10. NO NOVO TESTAMENTO A Igreja é: Congregação: a reunião concreta de pessoas. Comunidade: grupo local constante. Igreja: o conjunto dos crentes. Comunidade escatológica.

  11. 4 - ORIGEM DA IGREJA Mas afinal,se Jesus anunciou o Reino, por que e como surgiu a Igreja? Como Loisy disse: “Jesus anunciava o Reino, mas o que veio foi a Igreja”.

  12. E AQUI AS NOSSAS PERGUNTAS: Então, • Jesus queria fundar uma Igreja? • A Igreja é o Reino de Deus sobre a terra? • A Igreja edifica o Reino? • A Igreja expande o Reino de Deus • A Igreja realiza o Reino na terra?

  13. Não seria a Igreja uma seita do Judaísmo? Processo contra Paulo: At 24, 5-16. Paulo em Roma: At 28, 17-22.

  14. Mas, desde o começo, os seguidores do Nazareno se distinguem por: Batismo Oração comunitária Refeição escatológica Existência de uma coordenação da comunidade Comunidade de fraternidade e partilha

  15. Em sua vida, Jesus não fundou uma Igreja: seu ministério é público; não aceita afastamento do mundo; é contrário a separatismo; quer salvar todos e não só os “justos”; os Doze são a representação de todo o povo (as doze tribos).

  16. Jesus coloca fundamentos que possibilitam uma Igreja: Desde o início congrega em torno de si discípulos; Pregou um Reino futuro, mas já atual; Sua pregação dividia as pessoas: discípulos e não-discípulos; Agrupou discípulos à sua volta além dos Doze; Falou de um povo messiânico; Sabia de um tempo entre sua morte e a parusia.

  17. Igreja nasce a partir da fé na ressurreição: 1 Cor 15,14-20 a partir da Páscoa o cristãos falam em “igreja”; não existiu um período inicial sem Igreja, de puro entusiasmo; desde o princípio, a Igreja foi entendida como estabelecida por Deus. Origem da Igreja: o conjunto do acontecimento cristológico.

  18. RESUMINDO: O povo da Nova Aliança passa a se chamar IGREJA exatamente porque é um povo que sempre se reúne a convite de Jesus e em torno de Jesus. Ou seja, seu traço distintivo não é habitar uma determinada região geográfica, um país, nem pela sua raça, nem pela sua cor, nem por alguma cultura particular. É apenas isso: pessoas que se reúnem em nome de Jesus.

  19. É uma reunião de fé-compromisso em que estão presentes essas características: partilha fraterna, compromisso transformador, refeição festiva. Por isso, houve um momento na história da Igreja em que essa reunião era chamada de Ágape, a CEIA DO AMOR .

  20. E qual a relação entre a Igreja e o Reino de Deus?

  21. IGREJA E REINO DE DEUS Igreja não se tornará Reino. Igreja anuncia algo que ainda não se realizou. Igreja é provisória. O Reino é definitivo. Igreja sinaliza para o Reino: Dirige-se para o Reino. Pertence ao Reino. Igreja é um sinal do Reino.

  22. IGREJA E REINO DE DEUS Igreja não se tornará Reino. Igreja anuncia algo que ainda não se realizou. Igreja é provisória. O Reino é definitivo. Igreja sinaliza para o Reino: Dirige-se para o Reino. Pertence ao Reino. Igreja é um sinal do Reino.

  23. IGREJA E REINO DE DEUS LUMEN GENTIUM nº 3 [...] Por isso, Cristo, a fim de cumprir a vontade do Pai, deu começo na terra ao Reino dos Céus e revelou-nos o seu mistério, realizando, com a própria obediência, a redenção. A Igreja, ou seja, o Reino de Cristo já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus [...].

  24. Jo 19,34: “... um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água.” “Quando o Senhor dormia na cruz, a lança atravessou seu lado e dele brotaram os sacramentos com os quais a Igreja foi criada. E é assim que a Igreja foi criada da costela de Adão” (BF, p. 59) (De Civ. 1,22 c. 17)

  25. 6 IGREJAPOVO DE DEUS

  26. O Povo de Deus no Antigo TestamentoA Aliança vincula Deus e Israel.Javé é o Deus de Israel.Israel é o povo de Javé.Javé escolheu para si um povo e o adquiriu entre todos os povos da terra

  27. O próprio nome “ISRAEL” significa “Deus domina”, Deus reina” (Gn 32,23-31).Por sua infidelidade, Israel é punido. A partir da decadência de Israel, os profetas anunciam um povo escatológico.Ler Jer 31,31-34.Esse povo escatológico terá uma missão universal: Zac 2,12-17.

  28. Esse povo será inaugurado com a vinda do Messias.Mas a maioria do povo de Israel não reconheceu Jesus como Messias.Portanto, os que o reconheceram assumem que constituem o novo Povo de Deus, enquanto comunidade escatológica de salvação.

  29. No Novo TestamentoLAÓS – No NT, além dos sentidos do AT, passa a ser aplicado para a comunidade dos discípulos.“A noção de Povo de Deus é o mais antigo e decisivo conceito que descreve o que a Igreja entende de si mesma.” (Hans Küng, p. 170).

  30. TEXTOS PARA LER At 15, 13-18 (“ex étnon’’, “laón”) 2 Cor 6,16: Paulo emprega as palavras do Sinai referindo-se à Igreja. Rom 9: Israel versus Igreja – antigo povo versus novo povo. 1 Pd 2,9s – “sois a raça eleita” De dois povos um novo povo: Ef 2,11-22

  31. LUMEN GENTIUM nº 9Em todos os tempos e em todas as nações foi agradável a Deus aquele que O teme e obra justamente (cfr. Act. 10,35). Contudo, aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse santamente. Escolheu, por isso, a nação israelita para Seu povo. Com ele estabeleceu uma aliança; a ele instruiu gradualmente, manifestando-Se a Si mesmo e ao desígnio da própria vontade na sua história, e santificando-o para Si

  32. LUMEN GENTIUM nº 9Mas todas estas coisas aconteceram como preparação e figura da nova e perfeita Aliança que em Cristo havia de ser estabelecida e da revelação mais completa que seria transmitida pelo próprio Verbo de Deus feito carne. Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança... Porei a minha lei nas suas entranhas e a escreverei nos seus corações e serei o seu Deus e eles serão o meu povo...

More Related