100 likes | 274 Views
Curso de Operação com Audiodosímetro. Luís Técnico em Segurança no Trabalho. Objetivos : Calcular a dose de ruído conforme NR-15 e NHO 1; Configurar Audiodosímetro e o uso correto do equipamento; Converter o valor de dose de ruído para média de ruído em dB(A). Ruído.
E N D
Curso de Operação com Audiodosímetro Luís Técnico em Segurança no Trabalho • Objetivos: • Calcular a dose de ruído conforme NR-15 e NHO 1; • Configurar Audiodosímetro e o uso correto do equipamento; • Converter o valor de dose de ruído para média de ruído em dB(A).
Ruído Operação com Audiodosímetro 1 - Qual tipo de risco? Químico – Biológico - Físico 2 – Normalmente possuem mistura de sons? 3 – As freqüências seguem uma regra precisa?
Nível de Pressão Sonora Operação com Audiodosímetro Mede a intensidade do som, em decibel. linear de adição inicia em 1 dB deci = log10 (décimos) bel = sobrenome do inventor desta medida. dB(A) = (A) = por usar a curva A.
Nível de Pressão Sonora Operação com Audiodosímetro Curvas: A – B – C - D
Dose do ruído Operação com Audiodosímetro D = C1 C2 C3 … CN T1 T2 T3 ... Tn
Limites de Tolerância Operação com Audiodosímetro Verificar a pagina 3 da apostila.
Operação com Audiodosímetro TWA = É o nível de ruído acumulado para o tempo medido Fator Duplicativo de Dose NR-15 = 5 Fundamentos Técnicos Legais Nível Base do Critério NR-15 = 85 Lavg = Nível sonoro médio integrado p/ 8 hrs = 4, 5 ou 6. Leq = Nível sonoro médio integrado p/ 8 hrs = 3 Limiar Mínimo de Leitura Aparelho atual 50 dB(A)
Operação com Audiodosímetro Min Level UL Time Max Level Peak Level É o tempo total de exposição acima do valor teto dado. NR-15 = 115 dB(A) É a média de ruído mais elevado. É o ruído instantâ-neo mais elevado (pico). É a média de ruído mais baixo.
Quadro Coporativo – pag. 6 Exercício 1 – pag 7 Exercício 2 – pag 6 Operação com Audiodosímetro Como colocar os resultados nos laudos? APOSTILA
No micro computador No teclado do aparelho Operação com Audiodosímetro Preparar o Aparelho