360 likes | 648 Views
FELICIDADE. FELICIDADE. O que é ?. “ Bom Dia Brasil ” (03/ agosto ). O mundo diz : “ Felizes são os ambiciosos , que passam por cima de todos e conseguem o que querem , onde e como querem ….
E N D
FELICIDADE O que é ? “BomDiaBrasil” (03/agosto)
O mundodiz: “Felizessãoosambiciosos, quepassamporcima de todos e conseguem o quequerem, onde e comoquerem… …felicidade é servalentão. Felicidade é fazer o quebementende. É aproveitaraomáximo o que é prazeroso. Felicidade é ter. Felizessãoosricos, felizessãoosnobres, felizessãoosfamosos e felizessãoosquesãopopulares”
As bemaventuranças Mateus 5:3-12
A alegria é o principal tema das bem aventuranças A palavra “bem aventurado” vem do grego “makarios”, um adjetivo que basicamente significa ser “feliz”, mas não no sentido usual de felicidade, baseado em circunstâncias positivas.
Ela simplesmente significa “feliz”, no sentido verdadeiro da alegria interior. A palavra “bem aventurado”, na verdade, nos fala de uma profunda e permanente felicidade que, segundo Cristo, pertence a todos os que possuem as qualidades descritas por Ele nas bem aventuranças.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 1Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2e ele começou a ensiná-los, dizendo: 3“Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. 5Bem aventurados os humildaes, pois eles receberão a terra por herança.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 6Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. 7Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. 8Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. 9Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) 10Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 11Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
Todas as bemaventurançassãocomoparadoxossagrados – estãoemoposição a tudo o que o mundopensa. A vontade de Deus é quevivamos de forma diferente do mundo (Romanos 12:2) Eledizque, se vocêviverdesta forma, seráfeliz.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) A vontade de Deus é que sejamos felizes. Deus quer que sejamos abençoados. E nos concede princípios por meio dos quais podemos sê-lo. E isto começa com… 3“Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus”
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) Por que Cristo começa com os “humildes de espírito” (RA)? Enquanto não formos humildes de espírito, não poderemos receber a graça. Você nem pode se tornar um cristão a menos que seja humilde de espírito.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) Há duas palavras no grego para “pobres ou humildes”: “Penace” significa que você pode se sustentar. Descreve o homem que trabalha para suprir suas próprias necessidades. Ele não é rico, mas também não é miseravelmente pobre. Ele tem o suficiente para as coisas de primeira necessidade.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) “Ptokas” descreve a pobreza total “Ptokas” significa que você é tão pobre que precisa mendigar. Você não tem, por você mesmo, recursos nem para viver. Você depende totalmente de outra pessoa.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) Enquanto “penace” descreve o homem que tem pelo menos pão em sua mesa, “ptokas” fala do homem que não tem absolutamente nada. Como um homem nessas condições pode ser feliz?
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) Jesus estava dizendo: feliz o homem que reconhece sua total dependência e incapacidade de sair de sua situação miserável, depositando toda a confiança em Deus. Não é uma questão de ser financeiramente rico ou pobre. O que importa é a maneira como o homem encara a si mesmo.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) É uma atitude de espírito para consigo mesmo É a pessoa que reconhece que não possui nenhum recurso humano (nada somos e nada temos) para enfrentar os problemas e lutas da vida, depositando sua confiança em Deus, numa dependência total dEle.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) O que significa ser pobre de espírito em termos práticos? Significa não depender, nem se vangloriar de seu nascimento, família, cultura, educação, nacionalidade, posição, poder, capacidade, talentos, dons, personalidade, temperamento, habilidades, moralidade, conduta, dinheiro ou possessões
BASE BÍBLICA Isaías 57:15 (RA) “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos”
BASE BÍBLICA Isaías 66:2 (RA) “Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”
BASE BÍBLICA Salmo 34:18 (RA) “Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado, e salva os de espírito oprimido” Salmo 51:17 (RA) “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus”
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) Deus se identifica com pessoas que “mendigam” em seu interior, não com pessoas que são auto-suficientes, que pensam que podem ganhar sua própria salvação.
As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) Humilde de espírito não significa ser covarde no sentido de perder o entusiasmo. Não significa ser preguiçoso, reservado, indiferente ou passivo. Humilde de espírito é alguém sem auto-suficiência.
Fariseu e o Publicano (Lucas 18:9-14) 09A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 10“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. 11O fariseu, em pé, orava no íntimo: “Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
Fariseu e o Publicano (Lucas 18:9-14) 12Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho” 13Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador”
Fariseu e o Publicano (Lucas 18:9-14) 14Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi paracasa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. A felicidade é para os humildes de espírito. Tiago 4:10 - “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”
EXEMPLOS BÍBLICOS • Isaías (Isaías 6:5) • Gideão (Juízes 6:15) • Moisés (Êxodo 3) • Pedro (João 21) • Paulo (Filipenses 3)
EXEMPLOS BÍBLICOS Jeremias 1:5-7 (RA) “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saisses da madre, te consagrei… Então lhe disse eu: Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança: porque a todos a quem eu te enviarm irás; e tudo quanto eu te mandar, falarás”
O mundo diz: “Exija os seus direitos, tenha orgulho próprio, busque seu lugar ao sol” Mas Deus diz: “Admita sua fraqueza, reconheça sua insignificância” Jesus está dizendo que a primeira coisa uqe você tem de admitir é “NÃO POSSO” Isto é a coisa mais difícil de se fazer. Não é o fim… é apenas o começo.
É necessário que haja um esvaziamento antes de um enchimento. Este é o modo de viver; não só de ser salvo, mas de viver. O único recurso para a vida está à disposíção daqueles que sabem que não conseguem obtê-lo. Os padrões de Deus não estão ao alcance da possibilidade humana.
CONCLUSÃO Mas… como eu me torno “humilde de espírito”? 1. Não olhe para dentro de sí mesmo ou para os outros 2. Não alimente a “natureza carnal” 3. Peça. Implore.