220 likes | 401 Views
Tamara Prior tamara_prior@yahoo.com.br. Apontamentos acerca da ideia de progresso no pensamento médico-eugenista de renato kehl.
E N D
Tamara Prior tamara_prior@yahoo.com.br Apontamentos acerca da ideia de progresso no pensamento médico-eugenista de renatokehl
A eugenia pretendia o aprimoramento da espécie humana. Como ciência, se baseou nas leis da hereditariedade. Como movimento social, encorajava os “adequados” a se reproduzirem, enquanto evitava que outros transmitissem suas inadequações às gerações futuras.
Francis Galton: “Desejamos ardentemente uma breve palavra para expressar a ciência que trata da melhoria das amostras de população.”
Debate: lamarckismo x mendelismo • Eugenia baseada em pressupostos lamarckistas pressupunha a influência do meio nos caracteres hereditários, validando medidas em prol da melhora dos meios de existência • Eugenia baseada em pressupostos mendelistas NÃO pressupunha a influência do meio nos caracteres hereditários, invalidando a melhora do meio para aqueles considerados inaptos
Dr. Harry Haiselden nega auxílio ao bebê: evitar, para além da doença, a existência do doente.
Algumas medidas propostas: • “1-) Registro do pedigree das famílias • 2-) Segregação dos deficientes criminaes • 3-) Esterilização de anormaes e criminosos • 5-) Regulamentação eugênica do casamento e exame médico pré-nupcial obrigatório. • 10-) Regulamentação da immigração sobre a base da superioridade media dos habitantes do paiz, estabelecida por testsmentaes...”
Exemplar do Boletim de Eugenia (1933). Elogios: Hildegart, mais tarde assassinada pela mãe ao falir como “projeto eugênico”
Arthur Herman Assim como o progresso, a ideia de decadência é uma construção histórica e, por assim ser, está sujeita às vicissitudes dos tempos e espaços nos quais se edificou. Hermanhistoriciza os mitos decadentistas e os contrapõem aos mitos do progresso, estes últimos, segundo o autor, já devidamente desmistificados pela historiografia. Dentre os principais tipos de pessimismos identificados – estando todos inseridos em três principais categorias, sendo elas o pessimismo histórico, cultural e racial –, a crença na degeneração biológica que arrebatou as nações europeias no final do século XIX figura em papel de destaque.
“Renato Kehl me parece o mais acabado tipo de cientista que a atualidade pensante possue”.
Contra a filantropia e mecanismos “artificiais” de existência.
Reflexões Continuidades, renascimentos e reformulações eugenistas: a Bioética como reação.