1 / 12

PROJETO BICHOS ESQUISITOS

MINHA ESCOLA . Est localizada na zona urbana perifrica da cidade de Rio Branco-AC; foi construida por meio de um mutiro comunitrio e inaugurada em 15.03.88 para atender crianas das sries iniciais do Ensino Fundamental. 1999 demolio da antiga estrutura em madeira e reconstru

brewster
Download Presentation

PROJETO BICHOS ESQUISITOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. PROJETO “BICHOS ESQUISITOS” Área do Conhecimento: Ciências Classe: Pré-Escolar III, Turma “C”, Ano 2006 Tempo Estimado: 3 meses Produto Final: Insetário, Livro Informativo e Seminário Professora Bernadete Rocha da Silva Escola Municipal Francisca Aragão Silva Rio Branco – Acre (Brasil)

    2. MINHA ESCOLA Está localizada na zona urbana periférica da cidade de Rio Branco-AC; foi construida por meio de um mutirão comunitário e inaugurada em 15.03.88 para atender crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. 1999 – demolição da antiga estrutura em madeira e reconstrução da escola em alvenaria, com espaços adaptados e mais adequados para a Educação Infantil, sua clientela desde 1992. SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Objetiva oferecer ensino de boa qualidade aos alunos Busca a excelência no ensino, de forma criativa e eficaz, oportunizando o acesso das crianças ao conhecimento e aos bens culturais; o desenvolvimento da autonomia e também dos aspectos psicomotor e sócio-afetivo.

    3. MINHA ESCOLA Respeita as iniciativas dos servidores e das crianças. Há uma efetiva participação da maioria dos pais nas atividades da escola e no acompanhamento do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos. Eles valorizam a escola; zelam pela integridade do prédio e são parceiros na efetivação de uma gestão participativa.

    4. MEUS ALUNOS Crianças de 6 anos que vivem em residências próximas à escola, nos bairros adjacentes, alguns com pouca estrutura de bens e serviços. Suas características: crianças curiosas por interagir e aprender mais sobre o ambiente que as cerca; boa capacidade de interação com a Professora e com os colegas, o que possibilita a discussão e a troca de informações; observadoras e atentas quando desafiadas a pensar sobre os conteúdos propostos para estudo.

    5. MEU TRABALHO DESENVOLVI O PROJETO “BICHOS ESQUISITOS”: Para ensinar a pesquisar, utilizando diversas fontes: livros, revistas e textos informativos de diferentes sites. Alimentar a curiosidade dos alunos e, a partir do seu modo próprio de pensar e de falar, possibilitar o acesso à linguagem científica, bem como a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e o uso da leitura e da escrita para busca de informações e para registro. Por acreditar que as crianças, mesmo pequenas, são capazes de aprender e ampliar/construir conhecimentos, sem que para isso tenhamos que tratar esses conhecimentos superficialmente ou de maneira fragmentada.

    6. MEU TRABALHO 2. O QUE EU QUERIA QUE MEUS ALUNOS APRENDESSEM: As características gerais dos insetos e o modo de vida dos 10 insetos selecionados para estudo (estrutura, habitat, alimentação, reprodução, ciclo de vida e como interagem no meio em que vivem). Procedimentos de observação e registro para a pesquisa. A classificação dos insetos selecionados para estudo e seus nomes científicos. Práticas de leitura para buscar informações e práticas de escrita para registro das aprendizagens e descobertas da pesquisa.

    7. MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: O projeto foi compartilhado com os alunos e fizemos o levantamento dos conhecimentos prévios sobre os insetos. Buscamos informações em livros e revistas, vídeos e também em textos informativos de sites sugeridos pelos alunos, sabendo os aspectos que deveríamos destacar (os que definimos para delimitar a pesquisa). Fizemos vários momentos de leitura de textos informativos (rodas de leitura e leitura pela Professora)

    8. MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: As informações eram colhidas dos alunos em anotações no quadro de giz e, por vezes, em rascunhos para compor o que denominamos as “fichas dos insetos”. A partir das fichas feitas com os alunos, nos reuníamos com a Bióloga Regiane Estevam para tirar dúvidas e complementar as informações obtidas na etapa anterior. Retornávamos para a sala de aula e, em exposições dialogadas, trabalhávamos os conteúdos das fichas referentes aos insetos selecionados para estudo.

    9. MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: Concomitantemente, iniciamos a coleta individual dos insetos, nas residências dos alunos, e em equipes, nas proximidades da escola. Os alunos eram orientados sobre os procedimentos para a coleta e sobre o uso dos equipamentos necessários. Registro dos insetos coletados (nome de quem havia coletado, a data e o local da coleta). Após o registro, os insetos eram colocados no isopor, com alfinetes, mantendo suas estruturas íntegras, para posterior secagem em temperatura adequada. Numa caixa preparada com a ajuda dos alunos, os insetos que passavam pelo processo de secagem eram colocados e classificados segundo a ordem que pertenciam (classificação científica trabalhada na escrita, confecção e ilustração do livro dos insetos, feito pelos alunos).

    10. MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: Os alunos escreveram o vocabulário do projeto: significado dos termos científicos que foram aprendidos e incorporados ao repertório. VIII Mostra de Conhecimentos: dividimos previamente a turma em dez grupos (um grupo para cada inseto estudado) e definimos um líder para cada grupo. Com as fichas dos insetos preparamos os cartazes e os alunos os desenhos para ilustrá-los, bem como os espaços da sala de aula nos quais os grupos fariam suas exposições aos visitantes.

    11. MEU TRABALHO 4. COMO AVALIEI AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS: Por meio das várias atividades realizadas (principalmente de escrita) durante a execução do projeto, nas quais os alunos registravam o que haviam aprendido sobre o conteúdo trabalhado. Nas rodas de avaliação, no processo de execução do projeto e no final. Os alunos expressavam suas aprendizagens (falas a partir de perguntas específicas da Professora) e registrávamos tudo no “nosso diário” . Observamos e registramos o desempenho dos alunos na VIII Mostra de Conhecimentos no aspecto referente à exposição oral do que haviam aprendido.

    12. A CONTINUIDADE DO TRABALHO Em 2008 estamos executando o projeto na turma do Pré III “B” (6 anos), com as adequações necessárias, delimitando para estudo o inseto Aedes Aegypti, transmissor da dengue, doença ainda comum no Brasil. Projeto: Investigando o Conceito de Inseto na Pré-Escola (Levantamento sobre “Alfabetização Científica – conhecimento de inseto” para identificar lacunas no conhecimento de Ciências; os dados fornecidos através de desenhos e entrevistas serão utilizados na escrita de trabalho científico e futura elaboração de materiais didáticos). Pesquisador responsável: Professor Amauri Bartoszeck, Laboratório de Neurociência e Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba – PR em parceria com a Professora Bernadete Rocha da Silva, Escola Municipal Francisca Aragão Silva, Rio Branco-AC.

    13. REFLEXÃO POSSÍVEL A PARTIR DO PROJETO “Aguçar a curiosidade dos alunos pelas Ciências é um grande desafio para o Professor. O seu foco não deve estar nas atividades propostas e/ou na maneira de ensinar (embora estes sejam aspectos fundamentais no trabalho docente), mas na descoberta, no próprio CONHECIMENTO, no prazer de aprender (mesmo sabendo que há um caminho árduo a trilhar), e se apropriar dessa ferramenta indispensável para o crescimento pessoal e para o avanço da sociedade”. Esse é o meu desafio como Professora e proponho todos os dias a meus alunos enfrentá-lo comigo.

More Related