1 / 59

BIOFÍSICA DA VISÃO

BIOFÍSICA DA VISÃO. ANATOMIA EXTERNA. GLOBO OCULAR. NERVO ÓPTICO. O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE OCORRA A VISÃO?. REFRAÇÃO LUMINOSA. ÍNDICE DE REFRAÇÃO EX.: A velocidade de propagação da luz no vidro é de 200.000 km/s. Então seu índice de refração será de 1,5. LEI DE SNELL-DESCARTES.

brina
Download Presentation

BIOFÍSICA DA VISÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BIOFÍSICA DA VISÃO

  2. ANATOMIA EXTERNA

  3. GLOBO OCULAR

  4. NERVO ÓPTICO

  5. O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE OCORRA A VISÃO?

  6. REFRAÇÃO LUMINOSA ÍNDICE DE REFRAÇÃO EX.: A velocidade de propagação da luz no vidro é de 200.000 km/s. Então seu índice de refração será de 1,5.

  7. LEI DE SNELL-DESCARTES n1.sen(i)=n2.sen(r)

  8. LENTES ESFÉRICAS BORDAS FINAS BORDAS ESPESSAS

  9. CLASSIFICAÇÃO CONVERGENTE DIVERGENTE

  10. FORMAÇÃO DE IMAGEM CONVERGENTEDIVERGENTE OBS.: quando n lente > n meio

  11. INSTRUMENTOS ÓPTICOS PROJEÇÃO OBSERVAÇÃO CONJUGA IMAGEM REALCONJUGA IMAGEM VIRTUAL

  12. Questão: Identifique qual o tipo de cada lente e indique as características de sua imagem. Justifique.

  13. FABRICANTES DE LENTES

  14. EQUAÇÃO DAS LENTES Convenção de sinais: A distância D0 é sempre positiva. A distância Di será positiva se a imagem for real e negativa se for virtual. f será positiva quando a lente for convergente e negativa quando for divergente.

  15. CONVERGÊNCIA DE UMA LENTE Para a distância focal, usa-se a medida em metros, aplicando-se na equação acima, obtêm-se a unidade para C = m-1, a qual é conhecida por dioptria, cujo o símbolo é di, que popularmente é conhecido como sendo o grau de uma lente. Ex.: uma lente cuja distância focal é de 50 cm terá uma convergência de 2 di. Obs.: O sinal do foco poderá ser + ou -.

  16. VOCÊ É UMA PESSOA EMÉTROPE ? VOCÊ É UMA PESSOA EMÉTROPE?

  17. Características da imagem

  18. SIMULAÇÃO DE UMA IMAGEM REAL

  19. DEFEITOS DA VISÃO

  20. MIOPIA: DIFICULDADE EM ENXERGAR À DISTÂNCIA.

  21. CORREÇÃO LENTES DIVERGENTES

  22. HIPERMETROPIA: DIFILCULDADE EM ENXERGAR PRÓXIMO.

  23. CORREÇÃO LENTE CONVERGENTE

  24. Questão Uma pessoa percebe que só consegue ver nitidamente as letras de um livro a uma distância mínima de 1,0 m, com qualquer dos olhos. A) Qual o defeito visual dessa pessoa? B) Qual o tipo de lente para sua correção?

  25. PRESBIOPIA: “VISTA CANSADA”, CONSISTE NA RIGIDEZ DO CRISTALINO.

  26. CORREÇÃO LENTE CONVERGENTE

  27. Astigmatismo:CONSISTE NA IRREGULARIDADE DE CURVATURA DA CÓRNEA.

  28. O QUÊ ???

  29. ILUSÃO ÓPTICA

  30. ÓCULOS DE SOL

  31. POLARIZAÇÃO: RESULTA NA SELEÇÃO DE ALGUMAS DIREÇÕES DE VIBRAÇÃO DAS ‘ONDAS’.

  32. DALTONISMO Deficiência na visão que dificulta a percepção de uma ou de todas as cores. Nas pessoas daltônicas os cones não existem em número suficiente ou apresentam alguma alteração.

  33. EFEITO PROTAN Este tipo de daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo. o gene para a visão normal é representado por D, e o gene para o fenótipo daltônico é representado por d.

  34. AMBLIOPIA Baixa de visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância. As vezes é chamado "olho preguiçoso". Para corrigir a ambliopia, é necessário que a criança utilize o olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom.

  35. CATARATA A catarata bloqueia ou destorce os raios de luz que entram nos olhos. Isto causa o brilho exagerado de fontes, como lâmpadas ou raios do sol. A visão torna-se gradualmente borrada, perdendo a nitidez, mesmo durante o dia.

  36. CONJUNTIVITE A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

  37. CERATOCONE Uma desordem ocular não inflamatória e auto-limitada caracterizada pelo afinamento progressivo da parte central da córnea. No ceratocone a córnea assume uma forma de cone, por isso o nome, o que acarreta na percepção de imagens distorcidas.

  38. EXOFTALMIA Protrusão anormal de um ou de ambos os olhos. Nem todos os indivíduos com olhos protuberantes necessariamente apresentam exoftalmia.

More Related