1 / 35

1º Período Ciência da Computação

1º Período Ciência da Computação. Bruno Rafael. Anderson Muchuti.

brinly
Download Presentation

1º Período Ciência da Computação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1º Período Ciência da Computação Bruno Rafael Anderson Muchuti

  2. Os computadores estão presente em nas nossas vidas, há muitos anos, de uma forma onde nunca vista anteriormente, seja em, nossas casas, empresa, escolas, etc. O computador não surgiu nos tempos de hoje e sim há mais de 7mil anos atrás.

  3. Ábaco, a primeira calculadora da História Povos antigos usavam o ábaco para cálculos do seu dia-a-dia, principalmente nas áreas do comercio e nas áreas de construções civis. É considerado a primeira máquina de calcular, pois usava um sistema simples, mas muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. Seu primeiro registro é datado em 5500 a.c.

  4. Régua de Calculo Em 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para realizar multiplicações muito grandes. A régua que já possuía uma grande quantia de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente, uma espécie de ponteiro indicava o resultado desejado.

  5. Máquina de Pascal Em 1642, o matemático Frances Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado a primeira calculadora mecânica, a maquina de Pascal. A idéia era que a máquina desenvolvesse as quatro operações básicas da matemática, o que não aconteceu na prática, pois ela era só capaz de somar e subtrair.

  6. O Advento da Programação Funcional Em 1801, o costureiro Joseph Jacquard, desenvolveu um sistema programável. A industria de Joseph, atuava na área de desenhos de tecidos, vendo que isso levava muito tempo de trabalho manual, construiu a primeira maquina programável. O mecanismo foi chamado de Tear Programável, pois aceitava cartão perfuráveis como sistema de entrada, onde perfurava o cartão com o desenho desejado e a maquina o reproduzia no tecido.

  7. Máquina de Diferenças Surgiu em 1822, com a proposta de calcular funções de várias naturezas (trigonometria, logaritmos), de forma muito simples.

  8. Engenho Analítico Lançado em 1837, aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como o uso dos cartões, instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de registros primitivos. A precisão chegava em cerca de 50 casas decimais.

  9. Teoria de Boole Surgiu em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores, através de dois algarismos 0 e 1. Em sua teoria o número 1 significa, ativo, existente, verdadeiro e 0 representa o inverso, não ativo não existe, falso.

  10. Máquina de Hollrith Surgiu em 1890, com o objetivo de acelerar todo o processo de computação, dos dados computados.

  11. Computadores Pré-Modernos Entre os projetos desenvolvidos neste período, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing. Allan Turing focou sua pesquisa na descoberta de problemas formais e práticos que poderiam ser resolvidos através de computadores. Para aqueles que apresentavam solução, foi criada a famosa teoria da “Máquina de Turing”, que através de um número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens diferentes.

  12. Painel Lateral do Mark I

  13. Computação Moderna Primeira Geração (1946-1959) A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que freqüentemente causava problemas de funcionamento.  Normalmente, todos os programas eram escritos diretamente na linguagem de máquina. 

  14. Eniac Foi lançado em 1946, onde ocorreu uma revolução no mundo da computação, como o seu lançamento. Esta máquina era em torno de 1000 vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época. A principal inovação nesta máquina é a computação digital

  15. Segunda Geração (1959-1964) Na segunda geração, houve a substituição das  válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar.

  16. IBM 7030 Foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos, o que permitia até um milhão de operações por segundo. Várias linguagens foram desenvolvidas para os computadores de segunda geração, como Fortran, Cobol e Algol. PDP-8 Foi um dos mini-computadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais básica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro .  Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço.

  17. IBM 7030

  18. Terceira Geração (1964-1970) Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades.

  19. IBM 360/91 Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel. Foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual.

  20. Painel de controle IBM 360/91

  21. Quarta Geração (1970 até dias atuais) A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas agora. Os circuitos acabaram se tornado ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal.

  22. Altair Foi lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador naquela época, pois era pequeno e retangular e também era muito mais rápido do que qualquer computador anterior, usava processador Intel 8080, que proporcionou este desempenho. Apple, Lisa e Macintosh Em 1976, foi lançado o Apple 1, que pode ser considerado o primeiro computador pessoal, pois acompanhava um pequeno monitor que exibia o que estava acontecendo. Com todo o sucesso em 1979 foi lançado o Apple 2, seguindo a mesma idéia. Na mesma linha em 1983 surgiu o Lisa e 1984 o Macintosh, que foram os primeiros a usarem o mouse e possuir a interface gráfica que temos hoje em dia.

  23. Altair Macintosh

  24. Microsoft e os processadores Intel No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as idéias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsof, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs. Por esse motivo, Bill Gates acabou criando uma parceria com Jobs, e após algum tempo, copiou toda a tecnologia gráfica do Macintosh para o seu novo sistema operacional, o Windows. Desta forma, em meados dos anos 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes. Desta época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows.

  25. Processadores Intel

  26. Multi-Core Uma das principais tendências dos últimos anos do mercado de desktops é o chamado “multi-core”, que consiste em vários processadores trabalhando paralelamente. Assim, as tarefas podem ser divididas e executadas de maneira mais eficiente. No início da década de 2000, os transístores usados no processador já estavam muito pequenos, causando um aquecimento maior que o normal. Desta maneira, foi necessário dividir a CPU em vários núcleos.

  27. Computação de Bolso Com a evolução da computação e o passar dos anos, vem tendo um crescimento muito grande na área dos computadores móveis, onde a cada dia que passa, são lançados no mercado. Podemos citar os celulares que cada vez mais fazem funções que existem nos computadores, pois possuem sistemas operacionais completos. Além deles tem Palmtops, câmeras fotográficas, etc... A principal tendência do futuro é a união de várias funções em um único aparelho. Os aparelhos que usam o sistema IOS e sistema ANDROID, são os aparelhos que mais se aproximam deste dispositivo único.

  28. Samsung Galaxy Iphone

More Related