1 / 26

O reinventar diário do docente em sala de aula

A FORMAÇÃO PELA INFORMAÇÃO 1º FÓRUM DOCENTE – NÚCLEO ESPÍRITO SANTO. O reinventar diário do docente em sala de aula. Vitória, 18 de maio de 2012. Séc. XXI Conhecimento interdisciplinar. Ciência. Tecnologia. Convergência Séc. XX. Qual o nosso papel, como professores, no ensino superior?

Download Presentation

O reinventar diário do docente em sala de aula

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A FORMAÇÃO PELA INFORMAÇÃO 1º FÓRUM DOCENTE – NÚCLEO ESPÍRITO SANTO O reinventar diário do docente em sala de aula Vitória, 18 de maio de 2012

  2. Séc. XXI Conhecimento interdisciplinar Ciência Tecnologia ConvergênciaSéc. XX

  3. Qual o nosso papel, como professores, no ensino superior? Como poderemos atuar com as diferentes gerações que convivem nas nossas salas de aula? Como despertar o interesse dos estudantes para aprender?

  4. A DINÂMICA DA INTERATIVIDADE CONHECIMENTO Ensino -Aprendizagem PROFESSOR ESTUDANTE

  5. O que é ensinar ? • Transmitir conhecimentos ao estudante. • Permitir que o estudante descubra o conhecimento. • Guiar o estudante na sua construção de conhecimento. • Construir o conhecimento junto com o estudante.

  6. O que é aprender? • Processo interno e complexo (cognitivo, afetivo e social). • Implica mudança/transformação. • Tem sentido e significado. • Necessita de uma disposição da pessoa para aprender. • Deve considerar a importância dos conhecimentos prévios.

  7. Se pensamos no ensino como um conhecimento objetivo que deve ser transferido ao estudante.... Até que ponto somente transferir conhecimentos é garantia de aprendizagem?

  8. Discute-se hoje que, na educação, o conhecimento precisa ser construído para se descobrir o significado a aprendizagem está relacionada ao modelo da construção do conhecimento pelo estudante: ENFRENTAR DESAFIOS

  9. O que é uma relação ensino-aprendizagem desafiadora? desperta a vontade de pensar, criticar, dialogar, inovar, de aprender a aprender ... favorece a autonomia intelectual/ independência nos estudos, para uma atuação competente.

  10. Desafios para o professor no ensino superior Andragogia? + • Heutagogia?

  11. Analisando os conceitos ... Andragogia - “Ensino para adultos” (HAMZE, 2000) A arte e ciência de ajudar o adulto a aprender. (KNOWLES, 1970) - “Educação permanente” (FURTER, 1973). Conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. - “Educação continuada” (UNESCO)

  12. Características da Aprendizagem/Andragogia O professor determina o que aprender e o estudante decide como vai aprender. Aprendizagem mais centrada no estudante: independência e autonomia para aprender. A experiência do estudante é rica fonte de aprendizagem, por meio da discussão e da solução de problemas em grupo. Aprender para a aplicação prática na vida diária. Resolver problemas e desafios.

  13. Analisando os conceitos ... Heutagogia - Processo de aprendizagem pelo qual o estudante é o responsável pela aprendizagem (modelo alinhado às Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, e às inovações do e-learning) . (HASE; KENYON, 2000) - Aprendizagem autodirigida e autodeterminada (conhecimento compartilhado), em que o estudante é quem determina o que e o como aprender (LITTO, 2011)

  14. Características da Aprendizagem/Heutagogia - Incentiva a reflexão pessoal, a interação com os outros e a valorização das experiências pessoais. - Reconhece as experiências cotidianas como fonte de saber necessárias à autodireção da aprendizagem . - Considera a necessidade de rapidez na assimilação de conhecimento e habilidades para acompanhar as mudanças sociais e a comunicação no seu ritmo acelerado.

  15. Características da Aprendizagem Andragogia e Heutagogia O foco pedagógico de TRANSMITIR se desloca para FACILITAR QUESTIONAR ARGUMENTAR CRIAR SITUAÇÕES PROBLEMATIZAR ORIENTAR CONSTRUIR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM etc O professor atua como mediador, orientando as escolhas dos aprendizes e disponibilizando meios e instrumentos adequados para a eficácia desse processo.

  16. Que gerações convivem nas salas de aula?

  17. Possibilidades na sala de aula ... TRADICIONAIS (até 1945) GERAÇÃO X (1965 a 1977) BABY-BOOMERS (1946 a 1964) GERAÇÃO Z (a partir de 1998) ???????? GERAÇÃO Y ( 1978 a 1997)

  18. Como poderemos atuar? Como construir uma nova comunicação com os estudantes nas salas de aula presenciais e virtuais? Como favorecer o salto de qualidade necessário?

  19. Uma (re)invenção diária ... Para nossa reflexão .... • Ter flexibilidade para mudar o processo durante o andamento das aulas, de acordo com as necessidades e expectativas dos estudantes. • Tirar proveito da experiência acumulada pelos estudantes. Há sempre um conhecimento prévio.

  20. Uma (re)invenção diária ... • Considerar que o processo de aprendizagem não é meramente racional, pois aprende-se com: o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção, a demonstração de diferentes habilidades, o respeito aos valores individuais e grupais/sociais.

  21. Uma (re)invenção diária ... • Propor problemas, novos conhecimentos e situações sincronizadas com a vida real, envolvendo os estudantes no planejamento e na responsabilidade pelo aprendizado. • Justificar a necessidade e utilidade de cada conhecimento, estabelecendo a avaliação como um processo reflexivo e não como uma ação punitiva. • Estimular o estudante a trabalhar em grupos, desenvolver ideias próprias, aprender como utilizar de modo crítico e eficiente os meios de informação disponíveis para seu aprendizado– importância da aprendizagem colaborativa.

  22. Uma (re)invenção diária ... • Oportunizar e incentivar o contato com novas tecnologias para que a informação fique ao alcance de todos e possa ser compartilhada: comunidades virtuais, redes sociais, sites, grupos de discussão, blogs, fóruns, chats etc

  23. Uma (re)invenção diária ... Precisamos compreender que nós, professores, aprendemos continuamente, e apesar de adultos, não estamos prontos nem acabados. “A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”. (Paulo Freire)

  24. Concluindo ... • Precisamos ressignificar nossa prática docente, que deve ser comprometida com os valores de uma educação cidadã. • O tempo futuro é incerto e precisamos nos preparar para ele que passa a ser o nosso tempo presente, a cada dia.

  25. “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmo lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Pessoa)

  26. magda.ventura@estacio.br Sucesso para todos! Obrigada.

More Related