1 / 20

GÊNEROS LITERÁRIOS

GÊNEROS LITERÁRIOS. Por cima do abismo estende-se minh’alma tensa como um cabo onde me equilibro, malabarista de palavras. (Maiakóvski).

burt
Download Presentation

GÊNEROS LITERÁRIOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GÊNEROS LITERÁRIOS

  2. Por cima do abismo estende-se minh’alma tensa como um cabo onde me equilibro, malabarista de palavras. (Maiakóvski) A literatura é uma manifestação artística e a palavra é a sua matéria-prima. Entretanto, é necessário atentar para o fato de que não basta fazer uso da palavra para produzir literatura. Lembremos que a função poética da linguagem ocorre quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as palavras carregadas de significado.

  3. Gêneros Literários O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo. A divisão tradicional em três gêneros literários – Lírico, Dramático e Épico - originou-se na Grécia clássica, com Aristóteles, quando a poesia era a forma predominante de literatura. Por nos parecer mais didática, adotamos uma divisão em quatro gêneros literários, desmembrando do épico o gênero narrativo (ou, como querem alguns, a ficção), para enquadrar as narrativas em prosa.

  4. Gêneros Épico Quando temos uma narrativa de fundo histórico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias. O narrador épico mantém distanciamento em relação aos acontecimentos (esse distanciamento é reforçado, naturalmente, pelo aspecto temporal: os fatos narrados situam-se no passado). Temos, portanto, um poeta observador voltado para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva. Os Lusíadas, de Luís de Camões, é o maior exemplo do gênero escrito em Língua Portuguesa.

  5. Gêneros Dramático Textos dramáticos são aqueles em que a “voz narrativa” está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos e monólogos. Drama, em grego, significa “ação”. Ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados. Isso significa que entre autor e público desempenha papel fundamental todo o elenco que participa da encenação. O gênero dramático, na Grécia Antiga, desenvolveu-se por meio de duas modalidades: a tragédia e a comédia.

  6. Gêneros Dramático A força de um valentão Tragédia cuiabana em 3 atos Primeiro Ato (Na sala de aula de um Colégio X de Cuiabá. Alunos enfileirados e uniformizados. O professor Marcão, vestido de jaleco branco, voz enrouquecida, explica enfaticamente a geografia da moral social no mundo da economia globalizada e alienada pelo capital) Marcão: Pô! Até quando vocês pensam que o mundo poderá sobreviver sem uma transformação abrupta nas relações comerciais entre os países em desenvolvimento e aqueles que usurparam nossas riquezas por meio da exploração colonial. Respondam, pô... Chico: Não sei professor. (Marcão dirige-se para o aluno Chico com voz afetiva e determinada) Marcão: Que coisa, você não estuda nada mesmo, hein!

  7. Gêneros Lírico ou Poético A poesia lírica surge como uma forma de atender ao anseio humano de expressão individual e subjetiva. Ela se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais. Uma outra marca característica de sua estrutura é o fato de dar voz a um sujeito lírico, diferente da narração impessoal própria da épica. Seu nome vem de lira, instrumento musical usado para acompanhar os cantos gregos. Ao separar-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica.

  8. Gêneros Lírico ou Poético Com a poesia tendo como suporte o papel, a métrica, o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras passaram a ser mais intensamente cultivados pelos poetas. A intensidade expressiva da obra lírica exige um trabalho muito especial do poeta sobre a sonoridade do texto. Assim, o estudo dos elementos básicos de versificação é imprescindível para compreendermos melhor o texto poético.

  9. Gêneros Lírico ou Poético ELEMENTOS DA VERSIFICAÇÃO: • Verso e Estrofe: • Cada linha = verso (unidade rítmica do poema) • Conjunto de versos = estrofe

  10. Gêneros Lírico ou Poético • Soneto: composição poética de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos Soneto de Fidelidade Vinicius de Moraes De tudo ao meu amor serei atentoAntes, e com tal zelo, e sempre, e tantoQue mesmo em face do maior encantoDele se encante mais meu pensamento.Quero vivê-lo em cada vão momentoE em seu louvor hei de espalhar meu cantoE rir meu riso e derramar meu prantoAo seu pesar ou seu contentamentoE assim, quando mais tarde me procureQuem sabe a morte, angústia de quem viveQuem sabe a solidão, fim de quem amaEu possa me dizer do amor (que tive):Que não seja imortal, posto que é chamaMas que seja infinito enquanto dure.

  11. Gêneros Lírico ou Poético • Métrica: É o número de sílabas poéticas do verso. • Na contagem das sílabas métricas (escansão), observam-se, geralmente, as seguintes normas: • A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo; • Faz-se a contagem de sílabas até a sílaba tônica da última palavra; • Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma sílaba métrica; • ELISÃO - Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra começa por vogal, unem-se esses fonemas numa única sílaba métrica.

  12. Eu/ pos/sa/ me/ di/zer/do a/mor/ (que/ti/ve):Que/ não/ se/ja i/mor/tal,/ pos/to/que é/cha/maMas/ que/ se/ja in/fi/ni/to em/quan/to/du/re. Gêneros Lírico ou Poético VERSOS DECASSÍLABOS Principais medidas: Redondilha menor – 5 sílabas métricas Redondilha maior – 7 sílabas métricas Decassílabo – 10 sílabas métricas Alexandrino – 12 sílabas métricas Versos Livres – sem métrica regular

  13. Gêneros Lírico ou Poético Rimas: coincidência de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos. Classificação das rimas: Quanto à categoria gramatical: POBRES: as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical.  Exemplo: ........................situado (adjetivo) ........................cresce (verbo) ........................parece (verbo) ........................quebrado (adjetivo)

  14. Gêneros Lírico ou Poético RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas. Exemplo: .....................arde (verbo) .....................distante (advérbio) .....................diamante (substantivo) .....................tarde (substantivo)

  15. Gêneros Lírico ou Poético • Quanto à disposição ao longo do poema: • ALTERNADAS ou CRUZADAS: • Incendeia A • Coração B • Passeia A • Canção B

  16. Gêneros Lírico ou Poético PARALELAS ou EMPARELHADAS Aniquilar A Olhar A Montanhas B Entranhas B

  17. Gêneros Lírico ou Poético INTERPOLADAS ou OPOSTAS Espelho A Disfarce B Disfarçar-se B Conselho? A Versos brancos são os que não apresentam rima.

  18. Gêneros Narrativo A palavra ficção vem do latim fictionem (fingere, fictum), ato de modelar, criação, formação; ato ou efeito de fingir, inventar, simular; suposição; coisa imaginária, criação da imaginação. Literatura de ficção é aquela que contém uma história inventada ou fingida, fictícia, imaginada, resultado de uma invenção imaginativa, com ou sem intenção de enganar. A essência da ficção é, pois, a narrativa. É a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir histórias, uma das mais rudimentares e populares formas de entretenimento. Mas nem todas as histórias são arte. Para que tenha o valor artístico, a ficção exige uma técnica de arranjo e apresentação, que comunicará à narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito.

  19. Gêneros Narrativo • Elementos da narrativa       O mundo da ficção desenvolve-se ao redor dos seguintes elementos estruturais: 1.Personagem       É a pessoa (de persona) que atua na narrativa. Pode ser principal ou secundária, típica ou caricatural. 2.Enredo       É a narrativa propriamente dita, que pode ser linear ou retrospectiva, cuja trama mantém o interesse do leitor, que espera por um desfecho. Chama-se também simples-mente de ação. 3. Espaço       É o meio físico e social onde se desenvolve a ação das personagens. Trata-se do pano de fundo ou do cenário da história, também designado de paisagem.

  20. Gêneros Narrativo 4.Tempo       É o elemento fortemente ligado ao enredo numa seqüência linear ou retrospectiva, ao passado, presente e futuro, com seus recuos e avanços. Pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico, quando avança no sentido do relógio; psicológico, quando é medido pela repercussão emocional, estética e psicológica nas personagens. 5.Foco Narrativo       Tecnicamente, podemos dizer. que se refere às diferentes maneiras de narrar. Geralmente, se resumem em duas:       a) narrador-onisciente: autor conta a história como observador que sabe tudo. Usa a 3ª pessoa.       b) narrador-personagem: autor conta, encarnando-se numa personagem, principal ou secundária. Usa a lª pessoa.

More Related