180 likes | 448 Views
Cristologia = “C onhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus? Mt. 11,25-27: Ninguém conhece o Filho senão o Pai... Jo. 6,29: A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou... Jo.14,6: “Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
E N D
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Comoconhecer Jesus? Mt. 11,25-27: Ninguém conhece o Filho senão o Pai... Jo. 6,29: A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou... Jo.14,6: “Ninguém vai ao Pai senão por mim”
Jo.17,3: A vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, ó Deus único e verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo. 1Jo.4,8: Aquele que não ama não conheceu Deus, porque Deus é amor. Jo. 14,21: Quem guarda os meus mandamentos e os observa é que me ama; e quem me ama, será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei.
Por que queremos conhecer Jesus? Qual a razão, qual a importância e objetivo de conhecer Jesus? “Aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” At.2,21. “Não há outro nome pelo qual possamos ser salvos”At.4,12.
“A quem iremos nós, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna” Jo.6,68. Conhecer Jesus, portanto, é questão de sentido de vida: “Que adianta ao homem ganhar o mundo todo se ...” Mt.16,26. A vida é uma só e não tem retorno. Ai de quem não vê mais uma meta de vida diante de si e não tem mais nada a esperar da vida.
Se Jesus é o caminho e ninguém vai ao Pai senão por Ele, essa é a razão porque queremos conhecê-lo. Conhecer Jesus para conhecer Deus. Como “conhecer” Jesus? Conhecer Jesus é envolver-se com Ele, assumir seu projeto e missão.
Quem crê em Jesus, assume a missão dele. Com o Documento de Aparecida vamos meditar um pouco o que significa ser discípulos de Jesus.
DISCÍPULADO “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que n’Ele nossos povos tenham vida”. O que é ser discípulo? Como deve ser o discípulo? O que marca o discipulado?
Os dez pontos chaves do discipulado Estes dez pontos esclarecem o que é o discipulado e como deve ser o discípulo de Jesus.
Realizar um encontro vivo, persuasivo e decisivo com Jesus (290) • Não se começa a ser cristão - por uma decisão ética, - por uma grande idéia, mas - por um encontro, um acontecimento, por uma experiência com Jesus(11 + 243).
2. Ter admiração e fascinação por Jesus Cristo (136 + 244). Jesus precisa ser encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado (14). A maior fascinação da humanidade é Jesus. O discípulo é alguém fascina-do, apaixonado por Jesus.
3. Sentir atração, vinculação, intimidade e viver o seguimento de Jesus(1331, 132, 133, 140) Para ser discípulo requer-se estes quatro passos: atração, vinculação, intimidade e seguimento de Jesus. Trata-se de experiência pessoal, profunda e decisiva.
4. Assumir o estilo de vida, o destino, a cruz e a glória de Jesus (299). O discípulo se assemelha ao Mestre. A vida de Jesus, o jeito de Jesus, os sentimentos de Jesus, como também a cruz e a glória do Senhor são o destino do discípulo.
5. Compartilhar com os outros a experiência do encontro com Jesus.(287). O discipulado leva à missão. Jesus envia os discípulos à missão. Toda a vocação é para a missão. Não há missão sem discipulado, nem discipulado sem missão.
6. Ser discípulo na comunhão eclesial(156). Discipulado e comunidade eclesial significam que o discípulo deve estar inserido na comunidade, vinculado à Igreja, engajado na vida da comunidade. Isto evita o intimismo, o individualismo e a separação ou afastamento da Igreja.
7. Assumir a formação para o discipulado: aprender ser discípulos. A formação do discípulo consiste em reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência do encontro com Jesus(279). O discipulado é uma escola, um aprendizado que requer formação permanente. Quem ama quer conhecer sempre mais a pessoa amada.
8. A vida em Cristo comporta libertação integral, a reconciliação e a inserção social (359). Ser discípulo implica em transformar a sociedade. O discípulo é sal, luz, fermento do mundo. A mudança do coração leva à transformação social.
9. Não há outro tesouro, outra felicidade, outra prioridade em nossas vidas do que esta: sermos discípulos missionários. É o melhor que pode acontecer em nossas vidas. É a maior alegria da vida.
10. Ser discípulo apaixonado a serviço da vida. O discípulo e a missão estão a serviço da vida. A finalidade e o objetivo da missão do discípulo é a vida plena de pessoa humana. O discipulado e a missão estão a serviço da vida digna, vida em Cristo e vida eterna. Discipulado e missão culminam na santidade de vida.