140 likes | 267 Views
13. Questões práticas da vida cristã. Alvo da lição O aluno será capaz de. Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Introdução.
E N D
13 Questões práticas da vida cristã
Alvo da lição O aluno será capaz de
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
Introdução O belíssimo texto da lição de hoje nos convoca a viver coerentemente a carreira cristã. O discípulo de Jesus precisa desenvolver uma nova mentalidade e ser cada vez mais semelhante ao Senhor em todas as ações e palavras, refletindo o caráter do próprio Senhor Jesus Cristo.
I. Uma completa devoção a Deus (Rm 12.1) “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus” “que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo” “santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”
Romanos para hoje Você já provou e comprovou as misericórdias de Deus em sua vida? Elas o motivam a devotar todo seu ser a Ele?
II. Uma nova maneira de viver (Rm 12.2) “E não vos conformeis com este século” “mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” “para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
Romanos para hoje Quer experimentar e comprovar como a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável? Decida não se amoldar ao padrão deste mundo e buscar, no poder do Espírito Santo, a transformação da sua mente para ser como Jesus.
III. Uma qualificação no corpo de Cristo (Rm 12.3-8) Paulo usa a figura do corpo humano para ilustrar a igreja. Cada parte do corpo possui uma qualificação que deve ser cumprida para que o corpo seja saudável. Isso nos instrui que recebemos de Deus um dom que se compara a um membro do corpo. Dom é fruto da graça, ou seja, um favor que Deus concede a nós do qual não somos merecedores. Por essa razão, não é conveniente haver qualquer sentimento de vaidade pela qualificação que recebemos de Deus.
Romanos para hoje Você compreende qual é sua função no corpo de Cristo? Exerce-a com a humildade recomendada?
IV. Uma identidade evangélica (Rm 12.9-21) O crente desfruta do jugo de Jesus, que é verdadeiramente leve e suave. É preciso refletir em cada mandamento e buscar de Deus graça para transformar nossa mente e nosso comportamento. Com reverência e devoção, consideremos como deve ser nossa nova identidade em coerência com a vocação cristã.
Romanos para hoje As pessoas podem ver em você a identidade evangélica? Essa lista é para você um prazer ou uma obrigação?
Conclusão Por causa da grandeza do Senhor a quem servimos, devemos honrá-Lo com prazer. E uma das maneiras adequadas de fazê-lo é viver coerentemente com a vocação cristã. Devemos lembrar que “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Rm 11.36);