210 likes | 288 Views
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB. Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização do Netbeans ( cont ). TUTORIAL JAVA ( cont ). Como fazer comentários nos códigos Java.
E N D
Curso de Aprendizado IndustrialDesenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização do Netbeans(cont)
Como fazer comentários nos códigos Java Crie um projeto chamado 'Teste'.Vamos testar uma coisa, vamos colocar essa linha aqui embaixo da 'main' e ver o que acontece://Olá, o que acontece se eu escrever isso?Teste: publicclass Teste { //Olá, o que acontece se eu escrever isso? publicstaticvoidmain(String[] args) { System.out.println("Não sei! O que acontece se escrever aquilo lá?"); } }
O que fizemos foi um comentário.Tudo o que colocarmos na mesma linha e depois das duas barras, '//', não surtirá efeito na compilação/execução. Você pode até xingar o Java que ele vai rodar do mesmo jeito.Pra que ser isso então, se não vai influenciar em nada?
Bom, em grandes projetos, principalmente os acadêmicos e os que envolvem complexa lógica, fica complicado entender o que outro programador programou.As vezes parecem hieróglifos.As vezes o sujeito faz uma magia matemática e você não consegue entender o que ele fez. As vezes você cria um algoritmo complexo e longo, passa meses sem mexer nesse código e depois quando vai olhar de volta não consegue se lembrar como criou aquilo.
Os comentários servem para isso, escreva algo do tipo, antes://o seguinte método faz isso, isso e aquilo//essa classe é usada pra aqueles//esse algoritmo recebe esses números, faz esses cálculos e retorna essa operação. Porém, evite comentar tudo. Não comente o óbvio://me sentei//pausa pra ler o globo.com//a função exibe 'Bom dia' na tela
Use comentários para coisas que não entende, como coisas bizarras, por exemplo://A saída simples a seguir é uma famosa música sertaneja universitaria brasileira.System.out.println (“ Eu vou fazer um leilão, quem der mais para o meu coração")
Como usar os delimitadores /* */ em Java Vamos supor que você vai criar um algoritmo complexo, ou copiou uma questão na IDE mesmo. // sobre Saídas Simples// do curso de Java// desenhe a letra P de forma gigante com os caracteres P // Testando o programaClaro que não, isso é muito cansativo.Pra isso, existem os delimitadores '/*' e '*/'Tudo o que você escrever dentro dele será desconsiderado. Veja:
/* Cavalo de Fogo No meu sonho eu já vivi Um lindo conto infantil Tudo era magia, Era um mundo fora do meu E ao chegar desse sono acordei Foi quando correndo eu vi Um cavalo de fogo alí Que tocou meu coração Quando me disse, então Que um dia rainha eu seria Se com a maldade pudesse acabar No mundo dos sonhos pudesse chegar */ publicclass Teste { publicstaticvoidmain(String[] args) { System.out.println("Tenho saudades dos desenhos da minha infância"); } } • Note que o NetBeans já realça em uma cor diferente a parte que será delimitada, que é um comentário.
Tipos Numéricos - int (inteiro), float e double (decimais ou reais) Já sabemos como mostrar mensagens através dos 'print'.Agora vamos fazer algumas operações com números.Iremos mostrar como trabalhar com números inteiros e reais (decimais), além de fazer uma explicação sobre os tipos de dados (int, float e double, no caso). Declarando variáveis em Java O Java é uma linguagem fortemente tipada, ou seja, para usarmos os tipos de informações, temos que declará-los.Vamos declarar um inteiro:int idade; As declarações seguem essa sintaxe: [tipo] nome_da_variável;Isso é necessário pois o Java seleciona uma parte na memória (aloca) para esta variável, porém os tipos de variáveis ocupam diferentes tamanhos na memória.
O tipo 'int', por exemplo, armazena 32 bits, ou qualquer inteiro entre -2.147.483.648 e 2.147.483.647O tipo 'float', que armazena números decimais (quebrados, ou com vírgula) também armazenam 32 bits. Já os 'long' armazenam 64 bits, assim como 'double' (que é um 'float' maior), ou seja, qualquer número inteiro de -9.223.372.036.854.775.808L até 9.223.372.036.854.775.807L.Vamos declarar um tipo 'long':longidade_do_universo;Podemos fazer:long idade;para armazenar a idade de uma pessoa? Sim, podemos, mas é óbvio um desperdício de memória, pois não usaremos um número grande para representar nossa idade, mesmo que você fosse a Dercy Gonçalves.
Inicializando uma variável Poderíamos atribuir o valor a uma variável de duas maneiras, uma na declaração:int idade=21;Outro meio é depois da declaração:int idade;idade=21;Vamos mostrar como imprimir o valor de uma variável na 'print', lembrando que o Java só permite isso depois que você declara e inicializa sua variável:System.out.println(idade);
Teste o seguintes código: publicclassIdade{ publicstaticvoidmain(String[] args) { int idade=21; System.out.println("idade"); System.out.println(idade); } }
Notou a diferença? Quando colocado entre aspas, saí o texto. Sem aspas, sai o valor armazenado.Vamos usar os dois, "idade" e o valor idade.Como vimos, para sair em forma de texto, escreva "entre aspas" e use o sinal de somar '+' para adicionar mais informações, no caso, o valor da variável inteira 'idade'.Veja o resultado do código:
publicclassIdade{ publicstaticvoidmain(String[] args) { int idade=21; System.out.println("Minha idade é: " + idade); } }
Um texto entre aspas é chamado de string. Então, estamos printando a string "idade" e um inteiro.Substitua e teste, agora com valores decimais: floatdinheiro=1.99f; System.out.println("Só tenho R$" + dinheiro + " na minha carteira");
Dois detalhes importantes: 1. Usamos vírgula em países da América não-inglesa e na Europa, mas para representar valores decimais, em computação, usamos o ponto '.' como separador, e não vírgula! 2. Por padrão, o Java assume valores decimais como double. Pra especificar que é um 'float', coloque aquele 'f' ao final. Ou 'F'.Ao final do tipo 'long' coloque 'l' ou 'L'.
Para armazenar inteiros, também existem os tipos 'byte', que armazena 8 bits e 'short', que armazena 16 bits. Porém, vamos desconsiderar estes, devido suas limitações (muito pequenos).
UFA !!! Vamos em frente !!!
Atividade!! Vamos praticar!! Resolva a Lista 2, sobre saídas.