410 likes | 510 Views
ATENÇÃO Para ter acesso a informações e curiosidades, clique no botão Para que o texto desapareça, clique outra vez no botão Para avançar clique na Se preferir imagens sem informações, clique somente na. BRASÍLIA.
E N D
ATENÇÃO • Para ter acesso a informações e curiosidades, clique no botão • Para que o texto desapareça, clique outra vez no botão • Para avançar clique na • Se preferir imagens sem informações, clique somente na
Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal, sendo a quarta cidade brasileira mais populosa do Brasil. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes. Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Brasília-Anápolis-Goiânia a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Brasília, elevada pela UNESCO à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade, é também síntese do Brasil. Abriga pessoas de todos os Estados, que ajudaram – e continuam ajudando – a construir a Capital de todos os brasileiros, que hoje os recebe com alegria e carinho.
Praça dos Três Poderes A Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros de Brasília, a parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer. Foto de EricGaba – Fonte Wikipedia
Maquete de Brasília no Espaço Lúcio Costa na Praça dos Três Poderes É uma construção subterrânea que abriga no seu interior a Maquete de Brasília, a Maquete Tátil do Plano (concebida para atender aos deficientes visuais, pois possui legendas em Braille com informações diversas sobre a cidade), painéis com cópias do projeto do Plano Piloto e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade. É uma justa homenagem de Brasília e do arquiteto Oscar Niemeyer ao urbanista criador do Plano Piloto de Brasília, Lúcio Costa.
Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves O panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1985. Sua pedra fundamental foi lançada pelo presidente da França, François Mitterrand, em 15 de outubro de 1985 e o panteão foi inaugurado em 7 de setembro de 1986. Apresenta arquitetura modernista, simbolizando uma pomba. Possui três pavimentos, somando área total construída de 2 105 m². Seu intuito é homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira, sejam naturais do país ou não. Sua concepção se deu durante a comoção nacional causada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente – ainda que indiretamente – após vinte anos de regime militar, em 1984. Os nomes dos homenageados constam no “Livro de Aço", também chamado “Livro dos Heróis da Pátria", o qual lhes confere o status de "herói nacional".
A Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes Um exemplar especial da bandeira, com 280 metros quadrados de área, está permanentemente a cem metros de altura, no alto do mastro plantado na Praça dos Três Poderes. A construção em aço é considerada a maior do gênero no mundo, para bandeiras nacionais. A substituição desta bandeira, que frequentemente se rasga pela ação do vento, é feita em solenidades especiais no primeiro domingo de cada mês, em datas nacionais, nos dias de cada uma das forças armadas, além do dia do inicio de uma nova legislatura federal. A cada hasteamento, a cerimônia é revezada pelos três ramos das Forças Armadas, juntamente com as forças de segurança pública do Distrito Federal. O mastro é uma estrutura cônica tubular com 24 tubos, dispostos ao redor de seções circulares centrais, e que se fecham na direção do vértice do cone, terminando em um tubo único de maior calibre que sustenta a bandeira. O número de tubos é representativo da quantidade de unidades da federação (estados) na época da construção do mastro, no início da década de 1970. Além da necessidade da imposição da bandeira nacional, a altura do mastro deve-se também em razão da necessidade que a bandeira ficasse acima das representações de cada poder, sendo o prédio central do Congresso Nacional o mais alto da praça, obrigou que a altura do mastro fosse superior a do ponto mais alto do prédio.
Palácio do Planalto Inaugurado em 21/04/1960, abriga a sede do Poder Executivo. É também conhecido como Palácio dos Despachos. Foi projetado por Oscar Niemeyer, que usou linhas curvas e retas com maestria e requinte. Todas as 6ª feiras, às 17h30, realiza-se cerimônia de arreamento da Bandeira com a presença de bandas e dos Dragões da Independência.
Palácio do Planalto e em primeiro plano Os Guerreiros Os Guerreiros, conhecida popularmente como Os Candangos, é uma escultura de Bruno Giorgi, de 1959, em bronze, com 8 metros de altura é considerada um dos símbolos de Brasília.
Museu da Cidade Idealizado por Lúcio Costa e projetado por Oscar Niemeyer, o museu foi concebido para preservar a história da construção da capital, sendo inaugurado em 21 de abril de 1960 com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Na fachada leste existe incrustada uma grande cabeça de Juscelino, de autoria de José Alves Pedroza, e está inscrita a célebre frase do presidente: "Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".
Escultura "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti, em frente ao edifício do Supremo Tribunal Federal.
Palácio Itamaraty Projeto de Oscar Niemeyer, é a sede do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Palácio dos Arcos. À sua frente, sobre a água, está o “Meteoro”, obra de Bruno Giorgi formada por cinco blocos de mármore representando os cinco continentes. O Palácio Itamaraty possui jardins internos, várias obras de arte e sua decoração baseia-se no contraste entre o antigo e o moderno.
Projetado por Oscar Niemeyer, é sede do Poder Legislativo. Os blocos em forma de “H” têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, na convexa a Câmara dos Deputados e na côncava o Senado Federal.
O Eixo Monumental Leste, Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios, vistos da Torre de TV de Brasília O Eixo Monumental encontra-se no centro do Plano Piloto de Brasília. É conhecido como o corpo do avião. Estende-se por 16 km, fazendo a ligação entre a Rodoferroviária de Brasília (a oeste) e a Praça dos Três Poderes (a leste). A Esplanada dos Ministérios Localizada no Eixo Monumental Leste, é um conjunto formado por 17 edifícios distribuídos harmoniosamente e com regularidade arquitetônica, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Alameda dos Estados Localizada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. Nela podemos ver as bandeiras de todos os estados brasileiros.
Palácio da Alvorada - Residência oficial do Presidente da República Localizado às margens do Lago Paranoá, é a residência oficial do Presidente da República. Suas colunas são o símbolo da cidade, utilizado em seu brasão. Projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 30/06/1958. À frente do Palácio vê-se duas esculturas, “As Iaras” de Ceschiatti e “O Rito dos Ritmos” de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.
Capela O Rito dos Ritmos Iaras Palácio da Alvorada - Residência oficial do Presidente da República
Guarda Presidencial O Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), também conhecido como Batalhão Duque de Caxias, é uma unidade do exército brasileiro que tem por finalidade realizar a proteção do presidente da República Federativa do Brasil e a guarda das instalações dos principais palácios da Presidência da República.
Palácio do Jaburu - Residência Oficial do Vice-Presidente do Brasil Ao lado da lagoa que lhe deu o nome e às margens do Lago Paranoá, o Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A principal característica do Palácio e o que o diferencia, fundamentalmente, de outros, como o Alvorada, é o fato de ser uma construção exclusivamente destinada a moradia. Os seus 4.283 metros quadrados privilegiam mais a área externa, com generosas varandas. Localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e Alvorada, o Palácio do Jaburu está no nível topográfico do Lago Paranoá, ocupando terreno de 190 mil metros quadrados. Em seu jardim, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, foram cuidadosamente mantidas várias espécies de árvores típicas do cerrado original, que hoje se misturam às fruteiras e às plantas ornamentais trazidas de outras regiões do País.
Memorial dos Povos Indígenas Construído em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. Tem por objetivo mostrar a grande diversidade e riqueza da cultura indígena de forma dinâmica e viva. Com esse propósito, promove diversos eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país.
Memorial dos Povos Indígenas Espaço interno, palco de eventos interculturais
Complexo Cultural da República João Herculino, parte da Esplanada dos Ministérios e o Lago Paranoá, com a Ponte JK, vistos da Torre de Tv de Brasília. O museu que tem a forma de cúpula e a Biblioteca Nacional, foram concebidos por Oscar Niemeyer e inaugurados no dia 15 de Dezembro de 2006, no dia em que o arquiteto celebrou os seus 99 anos de idade. O museu tem uma área de 14,5 mil metros quadrados e foi inaugurado com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Patrimônio da Humanidade. O museu e a biblioteca formam o Complexo Cultural da República João Herculino.
Memorial JK O Memorial JK foi inaugurado em 1981; Em uma área de 25.000m2, o edifício do Memorial ocupa espaço correspondente a 1/5 do seu total, o que empresta grandeza e magnitude à obra. Os espelhos d'água, as rampas de acesso, o verde do gramado e dos jardins que emolduram o edifício monumental, todo em mármore branco, dão-lhe beleza plástica e dignidade condizentes com suas finalidades.Um pedestal de concreto armado, medindo 28m de altura, encimado por uma estrutura, também em concreto, sustém e protege, como mão em forma de concha, a estátua do Presidente Juscelino que acena para a cidade que construiu. A estátua em bronze, criação de Honório Peçanha, mede 4,50m e pesa 1.500 quilos. No interior do Memorial encontra-se a Sala das Metas, biblioteca de JK, com aproximadamente 3 mil volumes, uma sala de pesquisas, auditório e exposição de fotos, medalhas, documentos e peças da construção de Brasília. Destaque para câmara mortuária no salão circular, onde encontra-se os restos mortais do ex-presidente. Na área externa está o carro de Juscelino.
Câmara Mortuária Encimando a câmara, em que estão os restos mortais de JK, há um vitral feito pela artista Marianne Peretti de intensa beleza, cujas cores se modificam de acordo com a luminosidade solar que entra pela abertura da cúpula arredondada que se vê de fora. Sob o esquife, um espaço oval, em nível mais baixo, em mármore preto, o acolhe. O espaço se modifica e se estende em carpete vermelho também arredondado e se encerra em magnífico painel confeccionado por Athos Bulcão
Juscelino Kubitschek e Sarah Kubitschek sentados juntos em frente ao memorial JK
Músicas “Hino do Distrito Federal” Letra: Geir CamposMúsica: Neusa Pinho França Almeida “The Moment!” Kenny G. Pesquisa de textos e imagens http://www.flickr.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/ www.brasilviagem.com www.sc.df.gov.br http://www.correiobraziliense.com.br http://ultimaparada.wordpress.com/2009/01/28/brasilia-memorial-dos-povos-indigenas/ http://palavrasdearlete.blogspot.com/2010/03/brasilia-memorial-jk-4.html Imagens Bete Maciel e Internet Formatação Bete Maciel Fortaleza - Ceará - Brasil INÍCIO