180 likes | 440 Views
CALORI METRIA. CALOR :. É a energia transferida de um corpo para outro graças a diferença de temperatura entre eles. CALORIA:. É a energia necessária para variar em 1°C a temperatura de 1g de água. Logo: 1kcal = 10 3 cal 1 cal = 10 -3 kcal. CAPACIDADE TÉRMICA DE UM CORPO.
E N D
CALORIMETRIA CALOR: É a energia transferida de um corpo para outro graças a diferença de temperatura entre eles. CALORIA: É a energia necessária para variar em 1°C a temperatura de 1g de água. Logo: 1kcal = 103 cal 1 cal = 10-3 kcal
CAPACIDADE TÉRMICA DE UM CORPO. Quem aumenta primeiro a temperatura em 1°C: 1 litro de leite ou 2 litros de leite? E qual esfria primeiro ? Para elevar em 1°C a temperatura de 2 litros de leite é necessária uma quantidade de calor maior que para elevar em 1°C a temperatura de 1litro do mesmo material. Pensando !!! Ou seja: corpos diferentes necessitam de diferentes quantidade de calor para elevar a sua temperatura em 1°C. Portanto, 1litro de leite aquece primeiro e esfria primeiro também. → variação da quantidade de calor. → variação de temperatura.
CALOR ESPECÍFICO DOS MATERIAIS. As diferentes sensações térmicas que temos de corpos em um mesmo ambiente, recebendo a mesma quantidade de calor, num mesmo intervalo de tempo, são explicadas pela natureza de cada material. Isso significa que, para que para elevar em 1°C a temperatura de 1g, cada material necessita de uma quantidade diferente de calor, definida como calor específico do material. O calor específico do material é a capacidade térmica por unidade de massa: → Capacidade térmica. → Massa do corpo.
*Na tabela abaixo apresentamos valores do calor específico de algumas substâncias.
EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA Logo: OBS.: A unidade usual de calor específico é cal / g.°C (caloria por grama vezes grau Celsius.) A unidade de Calor pode ser em Caloria ou Joule; 1 cal ≈ 4,18 Joules
PRINCÍPIO DA IGUALDADE DAS TROCAS DE CALOR *Dois corpos de temperaturas diferentes trocam calor entre si quando colocados em contato. Por exemplo, se você tocar uma vidraça, pode passar calor de sua mão para ela; sua mão, portanto, esfria porque perdeu calor e conseqüentemente teve a temperatura diminuída. Por outro lado, a parte da vidraça que você tocou recebeu calor e conseqüentemente sua temperatura aumentou. Em um sistema termicamente isolado: ...A quantidade de calor trocada entre os corpos é tal que a soma da quantidade de calor (ΔQ) recebida com a quantidade de calor cedida é nula...: ΔQrecebida + ΔQcedida = 0 => ΔQrecebida = - ΔQcedida
. Princípio da Igualdade das Trocas de Calor: “Quando dois ou mais corpos, a temperaturas diferentes, são colocados no interior de um recipiente termicamente isolado, eles trocam de calor entre si. A soma das quantidades de calor recebidas por uns é igual à soma das quantidades de calor cedidas por outros.”
Exemplo: • (UFRGS) Um corpo de 2 Kg recebe 8000 J de calor e sofre uma variação de temperatura de 100ºC. O valor do calor específico desse corpo, em J/Kg.ºC, é: Resolução: Mamão com Açucar!!!!!!
Calorímetro (Vaso Adiabático): Recipiente que não permite a troca de calor com o meio exterior. É muito utilizado para a determinação do calor específico de corpos.
Equilíbrio Térmico:Quando dois ou mais corpos trocam calor há transferência da energia térmica do corpo mais quente para o corpo mais frio. O equilíbrio térmico vai ocorrer quando já não houver um corpo mais quente ou um mais frio, ou seja, quando os corpos atingirem a mesma temperatura. A temperatura final será igual para todos os corpos. Equilíbrio Térmico TA = TB = Tequilíbrio
1) Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio térmico, e ambos isolados do meio ambiente, pode-se dizer que: a) o corpo maior é o mais quente. b) o corpo menor é o mais quente. c) não há troca de calor entre os corpos. d) o corpo maior cede calor para o corpo menor. e) o corpo menor cede calor para o corpo maior.
2) Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário a) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente. b) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar. c) para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar. d) devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano. e) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.
3) Uma certa quantidade de água a temperatura de 0°C é mantida num recipiente de vidro. Inicia-se então o aquecimento da água até a temperatura de 100°C. Desprezando-se a dilatação do recipiente, o nível da água em seu interior durante o aquecimento: a) mantêm-se constante; b) aumenta somente; c) diminui somente; d) inicialmente aumenta e depois diminui; e) inicialmente diminui e depois aumenta.
4) Uma batata recém-cozida, ao ser retirada da água quente, demora para se esfriar. Uma justificativa possível para esse fato pode ser dada afirmando-se que a batata tem a) alta condutividade térmica. b) alto calor específico. c) baixa capacidade térmica. d) baixa quantidade de energia interna.