1 / 27

O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA

O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA. Francisco Caruso. Uerj, 14 de janeiro de 2009. SIMETRIA DE TRANSLAÇÃO SIMETRIA DE CALIBRE SIMETRIA DE PARIDADE SIMETRIAS INTERNAS QUEBRA ESPONTÂNEA DE SIMETRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Masaccio, A Trindade 1425, 670 x 315 cm.

chakra
Download Presentation

O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA Francisco Caruso Uerj, 14 de janeiro de 2009

  2. SIMETRIA DE TRANSLAÇÃO • SIMETRIA DE CALIBRE • SIMETRIA DE PARIDADE • SIMETRIAS INTERNAS • QUEBRA ESPONTÂNEA DE SIMETRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

  3. Masaccio, A Trindade 1425, 670 x 315 cm.

  4. Rafael, 1509-1510, Vaticano

  5. Proibida a entrada de quem ignora Geometria

  6. SIMETRIA, do grego  [ SIN (COM) MÉTRON (MEDIDA) ]  DIZER QUE ALGUMA COISA É SIMÉTRICA = = BEM PROPORCIONAL = BEM EQUILIBRADA  DENTRE TODAS AS SIMETRIAS, TALVEZ A MAIS INTUITIVA SEJA A SIMETRIA BILATERAL, A SIMETRIA ENTRE DIREITA & ESQUERDA, TAMBÉM CONHECIDA COMO SIMETRIA DE PARIDADE, EVIDENTE EM VÁRIOS SERES VIVOS, PRINCIPALMENTE NO CORPO HUMANO.

  7. DEFINIÇÃO DE SIMETRIA DO MATEMÁTICO HERMANN WEYL UMA COISA É SIMÉTRICA SE É POSSÍVEL MUDAR NELA QUALQUER COISA DEIXANDO IMUTÁVEL SEU ASPECTO. T.D. LEE:A VALIDADE DE TODO PRINCÍPIO DE SIMETRIA BASEIA-SE NA HIPÓTESE TEÓRICA DE NÃO OBSERVÁVEIS.

  8. A UMA TRANSFORMAÇÃO DE SIMETRIA ALGO QUE NÃO SE PODE CONSERVAR ALGO QUE SE CONSERVA

  9. Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio Caruso (RBEF)

  10. SIM: A H I M O T U V X NÃO: B C D E F G J K L ... VEJAMOS AS LETRAS DO ALFABETO: ELAS POSSUEM SIMETRIA BILATERAL? Seguindo a definição de Weyl, as que possuem essa simetria não mudam sua forma quando vistas através de um espelho.

  11. UM EIXO VERTICAL DIVIDE A ORQUÍDEA EM DUAS PARTES APARENTEMENTE IGUAIS.

  12. OUTRO EXEMPLO DE SIMETRIA BILATERAL PODE SER ENCONTRADO NAS CONCHAS. MAS ESSAS METADES SÃO REALMENTE IGUAIS?

  13. O ALEX “ESQUERDO” O ALEX “DIREITO” VEJAMOS O ALEX LOGO, A SIMETRIA ENTRE DIREITA E ESQUERDA DO NOSSO ROSTO NÃO É EXATA!!(É aproximada)

  14. E O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A SIMETRIA DE PARIDADE É EXATA? VAMOS VOLTAR PARA AS CONCHAS... OLHAR NO ESPELHO A CONCHA CORRESPONDE A ESSA ROTAÇÃO E VEMOS QUE NADA MUDA.

  15. SE NA NATUREZA SÓ EXISTISSE ESSE TIPO DE CONCHA, PERFEITAMENTE SIMÉTRICA ENTRE DIREITA E ESQUERDA, NÃO PODERÍAMOS USÁ-LA PARA DEFINIR UMA DIREITA OU UMA ESQUERDA ABSOLUTA. DIREITA E ESQUERDA SERIAM MERA CONVENÇÃO!

  16. Vejamos agora o exemplo dessa ostra, comparando o objeto real (A) com sua imagem no espelho (B) (A) (B)

  17. Se todas as vezes que abríssemos esse tipo de ostra a pérola estivesse nesta posição, poderíamos usá-la para definir o que é esquerda. Esquerda seria o lugar onde está sempre a pérola! No entanto, se repetirmos muitas vezes a experiência de abrir a ostra, veremos que 50% das vezes a pérola estaria na esquerda e 50%, na direita.

  18. Assim, a Natureza parece que continua a não nos deixar definir esquerda ou direita de forma absoluta. ISSO É VERDADE PARA TODA A FÍSICA CLÁSSICA PORTANTO, TODA VEZ QUE EXISTIR A SIMETRIA DE PARIDADE, NÓS NÃO SEREMOS CAPAZES DE DEFINIR DE FORMA ABSOLUTA O QUE É ESQUERDA OU DIREITA. NESSE CASO, O MUNDO E OS FENÔMENOS REAIS OBSERVADOS DIRETAMENTE SÃO RIGOROSAMENTE IGUAIS AOS VISTOS ATRAVÉS DE UM ESPELHO.

  19. DE TODAS AS 4 INTERAÇÕES FÍSICAS, 3 SATISFAZEM A SIMETRIA DE PARIDADE. SÃO ELAS: A FORÇA GRAVITACIONAL, A ELETROMAGNÉTICA E A NUCLEAR. APENAS A INTERAÇÃO FRACA (RESPONSÁVEL PELA RADIOTIVIDADE) VIOLA A SIMETRIA DE PARIDADE. PORTANTO, É A PARTIR DESSA INTERAÇÃO QUE PODEMOS DEFINIR DE FORMA ABSOLUTA O QUE É ESQUERDA.

  20. “A SIMETRIA CARACTERÍSTICA DE UM FENÔMENO É A SIMETRIA MÁXIMA COMPATÍVEL COM A EXISTÊNCIA DO FENÔMENO... ALGUNS ELEMENTOS DA SIMETRIA PODEM COEXISTIR COM CERTOS FENÔMENOS, MAS ELES NÃO SÃO NECESSÁRIOS. O QUE É NECESSÁRIO, É QUE CERTOS ELEMENTOS DE SIMETRIA NÃO EXISTAM, É A SIMETRIA QUE CRIA O FENÔMENO’’ P. CURIE

  21. DA FUSÃO DA RELATIVIDADE COM A MECÂNICA QUÂNTICA RESULTOU UMA NOVA VISÃO DO MUNDO, ONDE A MATÉRIA PERDEU SEU PAPEL CENTRAL. ESTE PAPEL FOI USURPADO POR PRINCÍPIOS DE SIMETRIA, ALGUNS DELES OCULTOS À VISÃO NO PRESENTE ESTADO DO UNIVERSO. STEVEN WEINBERG DREAMS OF A FINAL THEORY

  22. A INVARIÂNCIA DE CALIBRE DO ELETROMAGNETISMO Um novo paradigma (Einstein) A invariância de calibre (gauge) Um exemplo diferente...

  23. FÍSICA DAS PARTICULAS OU DAS INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS TEORIAS DE GAUGE (IDÉIAS DE GEOMETRIZAÇÃO) (VALORIZAÇÃO DAS SIMETRIAS) MAS... PRIGOGINE A IRREVERSIBILIDADE E A ASSIMETRIA SÃO MAIS FUNDAMENTAIS DO QUE A REVERSIBILIDADE E A SIMETRIA.

More Related