1 / 29

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

1º FÓRUM NACIONAL EM GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO. FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. BREVE HISTÓRICO.

Download Presentation

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1º FÓRUM NACIONAL EM GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

  2. BREVEHISTÓRICO A Biblioteca Nacional tem a sua origem ligada à Biblioteca Real, trazida para o Brasil em 1808, pela Família Real, expandindo-se através de aquisições valiosas de raríssimas coleções e do cumprimento da legislação relativa ao Depósito Legal.

  3. A CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE Após a Proclamação da República, a cidade do Rio de Janeiro foi remodelada e um prédio foi construído especificamente para abrigar a Biblioteca Nacional, inaugurado em 1910.

  4. Com um estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos e de art nouveau, a Biblioteca Nacional compõe atualmente, com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um conjunto arquitetônico e cultural de inestimável valor na Praça da Cinelândia, centro da cidade.

  5. ESTRUTURA A Fundação Biblioteca Nacional, através do seu atual estatuto, Decreto n. 5.038 de 7 de abril de 2004, apresenta a seguinte estrutura: • Centro de Processos Técnicos • Centro de Referência e Difusão • Coordenação-Geral de Planejamento e Administração • Coordenação-Geral de Pesquisa e Editoração • Coordenação-Geral do Livro e da Leitura • Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas • Biblioteca Demonstrativa de Brasília • Biblioteca Euclides da Cunha

  6. MISSÃO A Biblioteca Nacional tem por missão o recolhimento, guarda e preservação da produção intelectual do país. • É a única beneficiária da Lei 10.994, de 14 de dezembro de 2004, sobre o Depósito Legal, que dispõe sobre a remessa à Biblioteca Nacional de obras publicadas no país. • O principal objetivo desta lei é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais. • É através do cumprimento da lei do Depósito Legal, que a Biblioteca Nacional, ao receber um exemplar do que se publica no Brasil, vai-se tornando a guardiã da memória bibliográfica e documental brasileira

  7. CONHECENDO A BIBLIOTECA NACIONAL A Biblioteca Nacional oferece visitas guiadas no seu prédio principal. Visitantes podem conhecer a história da Biblioteca, sua arquitetura, suas coleções e serviços. Pesquisadores no Brasil e no exterior podem obter informações e acessar as coleções da Biblioteca Nacional através do seu Portalalém de fazer um tour virtual pela Biblioteca.

  8. CONHECENDO A BIBLIOTECA NACIONAL O acervo da Biblioteca Nacional é multidisciplinar e constituído de livros, periódicos, manuscritos avulsos, códices, peças iconográficas (estampas, gravuras, desenhos, mapas, etc.) abrangendo autores nacionais e estrangeiros, destacando-se como primeiro da América Latina e o oitavo do mundo.

  9. AS COMPETÊNCIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

  10. COMPETÊNCIA Capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados

  11. ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS DA BIBLIOTECA NACIONAL • Executar a política governamental de recolhimento, guarda e preservação da produção intelectual do país, com a finalidade de: adquirir, preservar e difundir os registros da memória bibliográfica e documental nacional; • Promover a difusão do livro, incentivando a criação literária nacional; • Promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas que potencializem seu acervo e contribuam para o acesso à informação; • Atuar como centro referencial de informações bibliográficas;

  12. ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS DA BIBLIOTECA NACIONAL • Registrar obras intelectuais e averbar a cessão dos direitos patrimoniais do autor; assegurar o cumprimento da legislação relativa ao Depósito Legal; • elaborar e divulgar a bibliografia nacional; • coordenar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura; • coordenar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas ; • subsidiar a formulação de políticas voltadas para a produção e o amplo acesso ao livro.

  13. COMPETÊNCIAS INSTITUÍDAS • No que diz respeito ao acervo sob sua guarda, a Biblioteca Nacional desenvolve atividades de processamento técnico, gestão de armazenamento, atendimento ao público, conservação e encadernação e reprodução (em microfilmes, fotografias e arquivos digitais). • Suas áreas de acervo guardam, além de obras gerais (livros, monografias, manuais, teses, cds, folhetos etc.) e publicações seriadas (jornais, revistas etc.), acervos especiais, como manuscritos, livros raros, documentos iconográficos (fotografias, gravuras, desenhos etc.), documentos cartográficos (mapas, atlas etc.), registros sonoros (fitas audiomagnéticas, CDs etc.) e partituras musicais.

  14. OS CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO Inovar Focalizar o Cidadão Realizar Resultados Conectar o Governo Construir Capacidades

  15. A BIBLIOTECA NACIONAL FRENTE AO DESAFIO Tendo responsabilidade de assegurar a todo o cidadão o acesso ao conhecimento humano produzido e preservar o suporte documental, a Biblioteca Nacional vem buscando aprimorar os serviços oferecidos ao público, desenvolvendo ações capazes de agilizar a busca e o acesso às informações bibliográficas e documentais e assegurar a permanência do acervo memória.

  16. NOVOS DESAFIOS ASSUMIDOS • Interferir na política de sua produção e distribuição, assim como na política de leitura do país ; • Com o objetivo de estabelecer uma política nacional do livro e da leitura, coordena, em âmbito nacional, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER, o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiro – PLANO e o Plano Nacional de Recuperação de Acervos Raros, o PLANOR. Estes dois últimos trazem à Biblioteca Nacional o reconhecimento como um centro de excelência na aplicação e transferência de metodologias de processamento de acervos bibliográficos.

  17. NOVOS DESAFIOS ASSUMIDOS • Coordenar o Programa de Bolsas de Apoio à Tradução e o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, concedendo prêmios literários e bolsas de pesquisa para desenvolvimento de trabalhos sobre seu acervo; • Publicar os Anais da Biblioteca Nacional, principal veículo de disseminação de informações sobre o acervo e a Bibliografia Brasileira. • Promover ações culturais de divulgação de seu acervo através de exposições e da realização de debates públicos sobre temas relevantes para a cultura nacional, instituindo-se como um espaço democrático para o cidadão.

  18. OBJETIVOS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA BIBLIOTECA NACIONAL Implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional.

  19. PRINCÍPIOS NORTEADORES • As ações estão organizadas em três categorias: • Desenvolvimento de competências comuns a todos os servidores; • Desenvolvimento de competências específicas de acordo com a atribuição de cada Unidade Organizacional; • Investimento na educação continuada do servidor.

  20. CONCLUSÃO Com a implantação da gestão por competências a Direção da Biblioteca Nacional pretende desenvolver competências organizacionais, éticas, sociais, humanas, técnicas e sociais, buscando um novo olhar, um novo pensar, um novo jeito de ser representante do Estado, contribuindo para a prestação de serviços de excelência à sociedade brasileira.

  21. www.bn.br Tânia Mara Barreto Pacheco Coordenadora-Geral de Planejamento e Administração E-mail: taniapacheco@bn.br

More Related