40 likes | 171 Views
whiteboard. Trabalho 2 Pablo Bioni. Ideia de funcionamento O objetivo deste projeto é criar uma maneira de conseguir filtrar imagens em movimento de imagens estáticas, desta forma conseguiriamos gerar uma imagem igual a capturada mas sem os elementos em movimento.
E N D
whiteboard Trabalho 2 Pablo Bioni
Ideia de funcionamento O objetivo deste projeto é criar uma maneira de conseguir filtrar imagens em movimento de imagens estáticas, desta forma conseguiriamos gerar uma imagem igual a capturada mas sem os elementos em movimento. Procurei me inspirar em questões relacionadas à fotografia, quando tiramos uma foto com um período de exposição alto e com o obturador fechado o suficiente para que no fim da foto tenhamos uma exposição correta, isto é, sem excesso de iluminação, percebemos que apenas objetos que ficaram suficientemente estáticos aparecem na fotografia, desta forma, se fotografassemos da janela um restaurante, apenas teriamos as pessoas sentadas na mesa na foto, os garcons, não apareceriam por estarem sempre andandode um lugarpara o outro. Um efeito semelhante seria se fotografassemos uma rua relativamente movimentada, os carros que passam nao seriam registrados.
Implementação A proposta é fazer isso tudo de forma que seja praticamente real-time. Desta forma teriamosum resultadobemfluído do aparecimentodaimagemdesejada. Inicialmente a ideia era simplesmente pegar um frame da camera, e definir o que chamaremos de persistencia, desta forma a imagem formada teria 1/persistencia de influência na imagem final, isso nos deu uma espécie de filtragem, porém com a diminuição do frame rate, apesar do resultado ter sido interessante, não agradou muito. A ideia foi abordar o assunto de acumulacao de imagens como uma especie de soma infinita... Tipo ½ +1/4+1/8.... Desta forma o suavizamento ficou muito bom. E tivemos o efeito desejado. O funcionamento é simples, usamos ainda o conceito de acumular imagem, mas levando em consideracao que cada vez que a imagem é acumulada, temos uma influencia exponencial na composicao da imagem final. Desta forma : cAcc.val[0] = cAcc.val[0]*(fator_decaimento) + cIn.val[0]*(1.0-fator_decaimento); cAcc.val[1] = cAcc.val[1]*(fator_decaimento) + cIn.val[1]*(1.0-fator_decaimento); cAcc.val[2] = cAcc.val[2]*(fator_decaimento) + cIn.val[2]*(1.0-fator_decaimento); Aonde, Cin é a imagem capturada no momento e Cacc é a imagem acumulada.