200 likes | 391 Views
VULCANOLOGIA. O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONS-TANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS ENTÃO ESTUDAR O VULCANISMO TERRESTRE, E SUAS CONSEQUÊNCIAS ! !. AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS SÃO MANIFESTAÇÕES GRANDIOSAS, ESPETACULARES, E ATERRORIZAN-TES DA CROSTA TERRESTRE.
E N D
VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONS-TANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS ENTÃO ESTUDAR O VULCANISMO TERRESTRE, E SUAS CONSEQUÊNCIAS ! !
AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS SÃO MANIFESTAÇÕES GRANDIOSAS, ESPETACULARES, E ATERRORIZAN-TES DA CROSTA TERRESTRE. DEVIDO A EMISSÃO DE MATERIAIS DO INTERIOR DA TERRA, NO ESTADO DE IGNIÇÃO.
A MOVIMENTAÇÃO DA CROSTA, ALTERAM AS PRESSÕES DO MAGMA, E FACILITA A FUSÃO DOS MAGMAS PROFUNDOS E A EVAPORAÇÃO DOS GASES QUE ELES CONTÊM.
OS PRODUTOS VOLÁTEIS SOBEM A GRANDE ALTURA NA ATMOSFERA. AS PARTES LÍQUIDAS E SÓLIDAS SE DEPOSITAM NO ENTORNO DO ORIFÍCIO DE SAÍDA, FORMANDO O CONE VULCÂNICO, E NO SEU CIMO FORMA UMA CAVIDADE DENOMINA-DO DE CRATERA VULCÂNICA, QUE SE PROLONGA EM SUA PARTE INFE-RIOR POR UM DUTO, PELA QUAL EXPELEM OS GASES, VAPORES E MATÉRIAS EM FUSÃO.
O MAGMA LÍQUIDO E FUNDIDAS CONSTITUEM A ¨LAVA¨ QUE SE DESLIZAM PELAS LATERAIS DO CONE VULCÂNICO COMO UMA LAMA EM BRASA, DEVASSANDO E RECOZINDO A MATÉRIA SOLIDI-FICADA EM ERUPÇÕES ANTERIORES ALTERANDO A ESTRUTURA E A PAI-SAGEM ANTERIOR, ELEVANDO ATÉ O NÍVEL ANTERIOR, E FAZENDO COM QUE A ÁREA INVADIDA PELA LAVA SE REESTRUTUREM .
O INÍCIO DE UMA ERUPÇÃO VULCÂ-NICA SE DÁ QUANDO A PRESSÃO INTERNA DA CÂMARA MAGMÁTICA SE ELEVA A PONTO DE EXPLOSÃO EXOTÈRMICA, EXPULSANDO ASSIM O MATERIAL FUNDENTE E INCAN-DESCENTE RESERVADA EM SEU INTERIOR. A MAGNITUDE DA ERUPÇÃO DEPEN-DE DA QUANTIDADE DE LAVA QUE É LANÇADA PARA A SUPERFÍCIE E DA SUA COMPOSIÇÃO.
OS NÍVEL ERUPTIVO VARIA MUITO, DE VULCÃO PARA VULCÃO, E ATÉ ENTRE EXPLOSÕES NA MESMA CRATERA. O PRINCIPAL MATERIAL DA LAVA É A SÍLICA, QUE EM BAIXAS CON-CENTRAÇÕES PRODUZEM UM MAGMA MENOS VISCOSO, TÍPICOS DOS VULCÕES HAVAÍANOS.
QUANTO MAIOR O TEOR DE SÍLICA, MAIS VISCOSO, ASSIM, TORNANDO MAIS DENSO, RESULTANDO EM ERUPÇÕES MAIS EXPLOSIVAS.
OUTRO FATOR É A QUANTIDADE DE GASES DISSOLVIDOS NO MAGMA, QUE AUMENTAM A PRESSÃO NO DUTO. SE EXISTIREM ESCOMBROS SELAN-TES NA CRATERA, OS GASES FOR-ÇAM INTERNAMENTE COM GRANDES PRESSÕES, SIMILARES A UMA GARRAFA DE REFRIGERANTE, CER-VEJA OU CHAMPAGNE, DEPOIS DE AJITADA. http://br.geocities.com/saladefisica
EXISTEM CERCA DE 535 VULCÕES ATIVOS, QUE ESTÃO OU PODEM ENTRAR EM ATIVIDADE A QUAL-QUER MOMENTO. DESSES, 80 SE ACHAM NO FUNDO OCEÂNICO.
NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SÃO VÁRIOS OS CASOS DE CATÁS-TROFES VULCÂNICOS. MUITOS FICARAM FAMOSOS, COMO O VESÚVIO, QUE NO ANO 79 DES-TRUIU A CIDADE DE POMPÉIA, NA ATUAL ITÁLIA, O KRAKATOA, QUE NO SÉCULO XIX DEVASTOU A ILHA DE JAVA, NA INDONÉSIA.
A PARTIR DE 1995, O VULCÃO SOUFRIÈRE, NA ILHA CARIBENHA DE MONTSERRAT, ENTROU VÁRIAS VEZES EM ATIVIDADE. A ANTIGA CAPITAL, PLYMOUTH, E TODA A PARTE SUL DA ILHA TIVERAM DE SER ABANDONADAS ÀS PRESSAS EM 1997. O AEROPORTO LOCAL FICOU TOTALMENTE COBERTO POR LAVA.
APROXIMADAMENTE 82% DOS VULCÕES ATIVOS SE SITUAM NA ÁREA DENOMINADA CINTURÃODO FOGO, NA JUNÇÃO DA PLACA DO PACÍFICO COM AS PLACAS NORTE-AMERICANA, SUL-AMERICANA E INDO-AUSTRALIANA.
A REGIÃO ABRANGE A CORDILHEIRA DOS ANDES, NA AMÉRICA DO SUL; AS MONTANHAS ROCHOSAS, NA AMÉRICA DO NORTE; E AS ILHAS DO JAPÃO, DAS FILIPINAS E INDONÉSIA. OUTROS 12% SE LOCALIZAM NA REGIÃO DENOMINADA DORSAL DO ATLÂNTICO, UMA CORDILHEIRA SUBMARINA QUE CORTA O OCEANO DE NORTE A SUL E TEM A FORMA DE UM "S".