220 likes | 422 Views
Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna. Prof. Paulo dos Santos Pompeu (Coordenador) Departamento de Biologia Universidade Federal de Lavras. Eng. Dra. Hersília de Andrade e Santos
E N D
Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna Prof. Paulo dos Santos Pompeu (Coordenador) Departamento de Biologia Universidade Federal de Lavras
Eng. Dra. Hersília de Andrade e Santos Centro Federal de Tecnologia de Minas Gerais Biól. Msc. Carlos Bernardo Mascarenhas Alves Instituto Guaycuí / Projeto Manuelzão Biól. Marília Lourenço dos Santos Universidade Federal de Lavras (Bolsista AT-NS) Ceceo Chaves Universidade Federal de Lavras (Bolsista IC)
Modelo geral dos movimentos dos peixes migradores da bacia dos rios Paraná e São Francisco (Godinho & Pompeu, 2001).
OBJETIVO GERAL Comparar a estrutura da comunidade de peixes de lagoas do baixo curso do São Francisco, com outros dois sistemas de lagoas já estudados na bacia do São Francisco, a fim de avaliar a extensão do impacto da regularização do rio sobre a fauna de peixes, bem como auxiliar na estimativa da necessidade de uma mínima vazão de cheia que deveria ser liberada pelos reservatórios a montante.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Escolher de quatro a seis lagoas do baixo São Francisco que sejam representativas da região; Caracterizar a ictiofauna de cada uma das lagoas escolhidas, com relação à composição e estrutura da comunidade de peixes; Comparar os dados observados com dois sistemas de lagoas já conhecidos, e que apresentam diferentes graus de interferência humana sobre a sua hidrologia; Comparar entre os três sistemas as magnitudes e freqüência dos picos de cheia, avaliados através da série de vazões históricas; Correlacionar aspectos da comunidade de peixes com as variáveis hidrológicas levantadas; Propor ecológica vazão mínima ideal para o estabelecimento de cheias artificiais na região, tendo em vista os impactos da regularização das vazões sobre a fauna de peixes.
Calha principal do rio das Velhas - após as descargas da RMBH
ICTIOFAUNA DO RIO DAS VELHAS: IMPACTOS DOS USOS DA BACIA E POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO
Leporinus sp. Prochilodus sp.
RESULTADOS ESPERADOS • Caracterização da composição e estrutura da Ictiofauna do sistema de lagoas do Baixo rio São Francisco; • Caracterização da magnitude e freqüência dos picos de cheia em três sistemas de lagoas marginais da bacia do São Francisco, submetidos a diferentes regimes de regularização; • Correlação regime de cheias com aspectos da comunidade de peixes de três sistemas de lagoas marginais da bacia do São Francisco; • Proposição de ecológica vazão mínima ideal para o estabelecimento de cheias artificiais na região, tendo em vista os impactos da regularização das vazões sobre a fauna de peixes; • Publicações em anais de congressos e de pelo menos três artigos revistas científicas Qualis A; • Formação de pessoal com perfil técnico-científico, nos níveis de graduação e de pós-graduação.
Orçamento: 102.359,46 Cronograma:
OBRIGADO pompeu@ufla.br