E N D
ADVENTO Primeiro Tempo do Ano Litúrgico
Caríssimos, O Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico. Tempo que precede o Natal do Senhor Jesus. Para nós cristãos é um tempo de espera e de preparação. Por isso, é tempo de revisão de vida e de reflexão, para que nossos olhos estejam límpidos para ver o Senhor que vem. Tempo de adquirir roupas alvas da graça, conforme nos diz o livro do Apocalípse 3,18. Meditemos. Carinhosamente, Graziela
O Tempo do Advento é um tempo especial de graça. Tempo de perseverança na provação. É tempo de alimentar a fidelidade a Deus, a virtude santa da Esperança. É tempo de preparação e alegria, de expectativa, tempo de arrependimento e tempo de promover a fraternidade e a Paz.
O Tempo do Advento tem duas características: “É tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e é tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos.” Nas primeiras semanas, a liturgia, aponta mais para o “fim dos tempos”, a partir do dia 17 de dezembro até o dia 24, passa a apontar para o “começo”, visa a preparação para a celebração do Natal.
O Advento é o Tempo Mariano, por excelência, do Ano Litúrgico. Neste Tempo, destaca-se a relação e cooperação de Maria no mistério da Redenção. Nossa Senhora, intercedei por nós neste Advento, a fim de que estejamos abertos para a manifestação do Reino de Deus em nossas vidas e possamos vivenciar o mistério da salvação, tendo Jesus como nossa referência e fundamento. Amém
Símbolos do Advento: Os símbolos nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor, esse tempo. A coroa: tem sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno se acendiam velas ao “fogo do deus sol” com esperança de que a sua luz e o seu calor voltassem. A forma circular é porque o círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também o nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Jesus é o Sol. Cristo é a Luz do mundo. É a aliança entre Deus e os homens.
As velas As quatro velas, simbolizam cada uma as quatro semanas do Advento. Liturgicamente são três velas roxas (cor litúrgica do Advento que nos leva ao recolhimento, conversão e preparação) e uma cor-de-rosa (para o 3º domingo, conhecido como Domingo Gaudete = Alegrai-vos, que nos recorda a alegria da vinda do Salvador)
Entretanto, cadauma das velas poderá ser de cor diferenciada e representará uma reflexão para os fiéis. No primeiro domingo acende-se a vela de cor roxa, simbolizando o perdão a Adão e Eva, e o desejo de conversão de todos os fiéis. Também é o domingo da vigilância na espera da vinda do Senhor.
No segundo domingo do Advento, a segunda vela que será acesa, terá a cor verde representando a fé dos patriarcas que creram no dom da terra prometida. Os fiéis são exortados a refletirem sobre a sua caminhada de conversão.
Para o terceiro domingo a vela terá a cor rosa e simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. Os fiéis são chamados a se alegrarem pelos tempos Messiânicos e pelo testemunho dado pelo Precursor (João Batista). A última vela a ser acesa terá cor branca, e representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça. Todos são chamados a refletirem também sobre a disposição de Maria diante do anúncio do nascimento de Jesus Cristo.
“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos, pois o Senhor está próximo” (Fl 4,4-5b)
Texto - O Ano Litúrgico - Anámnesis 5, Wikipédia e outros Imagens - Google Música - Toquem as trombetas, é o Senhor que chega. Agnus Dei Formatação - Graziela
VINDE SALVAR-NOS, Ó REDENTOR! 29 / 11 / 2008 ARG