1 / 83

Oração do Terço

Oração do Terço. Doutrina Cristã. Quais são os principais mandamentos da Igreja? 1º - Ouvir Missa inteira e abster-se de trabalhos servis aos Domingos e Festas de Guarda. 2 º - Confessar ao menos uma vez cada ano. 3 º - Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.

chun
Download Presentation

Oração do Terço

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Oração do Terço

  2. Doutrina Cristã Quais são os principais mandamentos da Igreja? 1º - Ouvir Missa inteira e abster-se de trabalhos servis aos Domingos e Festas de Guarda. 2º- Confessar ao menos uma vez cada ano. 3º- Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição. 4º - Guardar abstinência e jejuar, nos dias determinados pela Igreja. 5º- Contribuir para as despesas do culto e para a sustentação do clero, segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja.

  3. Ano C- XXIX Domingo do Tempo Comum Silêncio

  4. Em nome do Pai, Em nome do Filho, Em nome do Espirito Santo estamos aqui, Para louvar e agradecer, Bem dizer e adorar, Estamos aqui senhor ao teu dispor!

  5. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  6. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  7. Senhor tende piedade, Nós somos o teu povo pecador, Toma nossa vida de Pecado e dor, Enche o nosso espirito de Amor. Cristo….. Senhor….

  8. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

  9. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

  10. só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

  11. ORAÇÃO COLECTA Deus eterno e omnipotente, dai-nos a graça de consagrarmos sempre ao vosso serviço a dedicação da nossa vontade e a sinceridade do nosso coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

  12. 1ª Leitura «Quando Moisés erguia as mãos, Israel ganhava vantagem» Ex 17, 8-13

  13. LEITURA I Ex 17, 8-13 Leitura do Livro do Êxodo Naqueles dias, Amalec veio a Refidim atacar Israel. Moisés disse a Josué: «Escolhe alguns homens e amanhã sai a combater Amalec. Eu irei colocar-me no cimo da colina, com a vara de Deus na mão». Josué fez o que Moisés lhe

  14. LEITURA I Ex 17, 8-13 ordenara e atacou Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao cimo da colina. Quando Moisés tinha as mãos levantadas, Israel ganhava vantagem; mas quando as deixava cair, tinha vantagem Amalec. Como as mãos de Moisés se iam tornando pesadas, trouxeram uma pedra e colocaram-na por debaixo para que ele se sentasse, enquanto Aarão e Hur, um de cada lado, lhe seguravam as mãos.

  15. LEITURA I Ex 17, 8-13 Assim se mantiveram firmes as suas mãos até ao pôr do sol e Josué desbaratou Amalec e o seu povo ao fio da espada. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  16. Salmo

  17. Salmo 120 (121), 1-8 (R. cf. 2) Refrão: O Nosso auxilio vem do Senhor. Que fez o Ceu e Terra O Nosso auxilio vem do Senhor.

  18. 2ª Leitura «O homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as boas obras» 2 Tim 3, 14 – 4, 2

  19. LEITURA II 2 Tim 3, 14 – 4, 2 Leitura da SegundaEpístolado apóstolo São Paulo a Timóteo Caríssimo: Permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus.

  20. LEITURA II 2 Tim 3, 14 – 4, 2 Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil para ensinar, persuadir, corrigir e formar segundo a justiça. Assim o homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as boas obras. Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: Proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina. Palavra do Senhor.

  21. LEITURA II 2 Tim 3, 14 – 4, 2 argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  22. Aclamação Canto aleluias ao Senhor Canto aleluias ao Senhor Canto aleluias, Canto aleluias Canto aleluias ao Senhor.

  23. Evangelho «Deus fará justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam» Lc 18, 1-8

  24. EVANGELHO Lc 18, 1-8 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Gloria a Vós, Senhor!

  25. EVANGELHO Lc 18, 1-8 Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo:

  26. EVANGELHO Lc 18, 1-8 ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo?

  27. EVANGELHO Lc 18, 1-8 Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  28. A oração é a maneira de dar a conhecer a Deus os nossos desejos e as nossas necessidades. É a maneira de agradecer a Deus as dádivas que nos concedeu. É a maneira de pedir perdão pelos pecados que cometemos contra Ele. A oração é a maneira de mostrar a Deus que O honramos e que O adoramos. Para o homem, a oração é um privilégio precioso. Devemos estar profundamente gratos a Deus, o nosso Criador,

  29. por nos ter dado um meio pelo qual nós podemos falar com Ele e revelar-lhe os nossos sentimentos e desejos. A oração é um dever, visto que o primeiro mandamento nos manda adorar a Deus e homenageá-Lo. Quando rezamos, pensamos em Deus, em nós próprios e nos outros; também mostramos o nosso amor a Deus e ao próximo. Mas quando deixamos de rezar, deixamos de pensar em Deus e no próximo,

  30. o que é pecado contra a caridade. A oração traz a santidade pessoal, aumenta-a e proporciona uma relação constante com Deus. Traz consigo o segredo da salvação. As orações dos fiéis gravam os seus nomes na memória do Todo-Poderoso e eles estarão lá no dia do Juízo Final. Devemos rezar porque a oração é extremamente poderosa.

  31. No Novo Testamento vemos muitos milagres realizados quando foram pedidos a Jesus. Podemos perguntar-nos para quê e por quem devemos rezar. A resposta é por cada um e por todos e por todas as coisas que são boas aos olhos de Deus Todo-Poderoso. Podemos rezar em qualquer momento. Santo Ambrósio insistia em rezar de manhã, porque, dizia ele: “devemos a Deus os primeiros

  32. afectos do nosso coração, o primeiro som da nossa voz, e as primeiras palavras da nossa boca em cada dia”. Por alguns é muito difícil concentrar a mente na oração. Esta dificuldade é o resultado da vida diária; o que vemos, falamos, pensamos e fazemos afectam a concentração. Deus sabe da nossa fraqueza e antes subir para o céu Jesus prometeu-nos o Espírito Santo para nos ajudar e nos guiar.

  33. O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos pedir o que nos convém. São Paulo, na Carta aos Romanos (8/26) escreve “O próprio Espírito é que intercede por nós com gemidos inefáveis”. Muitos terminam a oração duvidando que ‘Deus oiça a minha prece’. São Tiago na sua carta insiste (1/6) “peça com fé, sem nenhuma dúvida”; porque Deus dá a todos generosamente e sem reclamar.

  34. A viúva da parábola de hoje venceu o juíz corrupto pela sua arma, a persistência. Deus, o nosso Pai, que é sempre atento aos pedidos dos seus filhos, ouvirá muito mais. Uma das qualidades da nossa oração é a perseverança. Algumas vezes, acontece que alguém reza durante pouco tempo por uma graça, e quando não a recebe, deixa de rezar. A graça que se pede pode ser muito grande e, portanto,

  35. a duração da oração deve ser proporcional ao seu valor. Santa Mónica rezou dezoito anos pela conversão do seu filho, santo Agostinho. Não tenhamos vergonha de rezar porque isto tranquiliza a nossa mente. Assim seja!

  36. Meditação

  37. Credo

  38. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

  39. desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

  40. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

  41. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

  42. Oração Universal

  43. Irmãs e irmãos: Oremos ao Pai do Céu pelos que proclamam a Palavra, pelas diversas vocações na santa Igreja e pelo testemunho de santidade dos cristãos, dizendo com sincera piedade: Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo. Pelas Igrejas há pouco implantadas, pelo Papa Francisco, que as confirma na fé, e por aqueles que lhes anunciam a Palavra, oremos ao Senhor. Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo.

  44. Pelos que proclamam sem desânimo o Evangelho, pelos que falam de Cristo com a vida e pelos fiéis que não esquecem a oração, oremos ao Senhor. Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo. Pelos juízes a quem compete fazer justiça, pelos que prestam atenção aos mais pequenos e pelas viúvas e pessoas sem defesa, oremos ao Senhor. Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo.

  45. Pelos monges que oram dia e noite, pelas Ordens de vida activa e contemplativa e pelos pais que rezam com os filhos, oremos ao Senhor. • Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo. • Por todos os países de missão, • pelos missionários que levam ao longe a Boa Nova • e pelos cristãos que oram sem desânimo, • oremos ao Senhor. • Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo.

  46. Pela nossa assembleia aqui reunida, • pelos fiéis que permanecem firmes na esperança • e pelos que praticam com alegria a caridade, • oremos ao Senhor. • Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo. • (Outras intenções: factos relevantes da vida paroquial; defuntos das nossas famílias ...).

  47. Tornai-nos ativos, Senhor, no campo da missão e, para que todos os homens Vos conheçam, fazei-nos orar em espírito e verdade, permanecer firmes no que aprendemos e aceitámos e dar testemunho da nossa fé em Jesus Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

  48. Ofertório

  49. Não sei como louvar-Te, nem que dizer Senhor • Confio em Tua palavra que me abre o coração. • Toma a minha vida, que é simples ante Ti, • Ela quer ser louvor pelo que fazes em mim. • Glória, glória a Deus, glória, glória a Deus • Glória, glória a Deus, glória, glória a Deus • Sinto em mim Tua presença, sou como Tu me vês, • Toma a minha pobreza e dá-me a Tua paz. • Indigno dos Teus dons, mas por Teu grande amor • O Espírito me anima, graças Te dou Senhor.

More Related