1 / 39

O Perfil do Cristão O Temor do Senhor

O Perfil do Cristão O Temor do Senhor. José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa. O Que é Temor do Senhor?. “Servi ao Senhor com Temor, e alegrai-vos Nele com tremor” Sl 2:11. A - Reverência.

vienna
Download Presentation

O Perfil do Cristão O Temor do Senhor

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Perfil do CristãoO Temor do Senhor José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com Baseado em Estudo Bíblico do Pr. Marco Antônio de Sousa

  2. O Que é Temor do Senhor? “Servi ao Senhor com Temor, e alegrai-vos Nele com tremor” Sl 2:11

  3. A - Reverência • Por Deus e pelas coisas sagradas: “O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra“ (Hc 2:20)

  4. Reverência 2) Pelos idosos - (Lv 19:32, Pv 23:22, 1 Tm 5:1-2) 3) Pelo santuário - (Lv 19:30, Ec 5:1, Jo 2:16) 4) Pelos homens de Deus (Ex 33:8, At 28:10, Fp 2:29, 1ª Ts 5:12-13)

  5. B. Ordenança de Deus ao seu povo “Andareis após o Senhor, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis” (Dt 13:4)

  6. C. Sabedoria “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Sl 111:10) “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento” (Jó 28:28)

  7. D. Apartar-se do pecado O Temor do Senhor deve gerar TREMOR de se pecar contra a Sua Santidade, pois Deus é santo e juiz de toda a terra. Hb 10:26-31; At 5:1-11; Quando não há o Temor do Senhor, não há crescimento, desenvolvimento ou maturidade espiritual, pois, o Temor do Senhor é a base de todo conhecimento de Deus. At 9:31

  8. Áreas importantes de nossas vidas em que precisamos buscar o temor do Senhor para um viver vitorioso: 1) Nossos pensamentos (Fp 4:8; Cl 3:2; 1ª Co 2:16; Sl 19:14) “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl 3:2)

  9. O que é lá do alto? O fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fideli-dade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gl 5:22,23)

  10. O que é da terra? As obras da carne: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, fei-tiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, dis-córdias, dissensões, facções, invejas, bebedi-ces, glutonarias e coisas semelhantes a estas ...” (Gl 5:19-21)

  11. A pessoa de mente impura, contaminada com os valores deste mundo, não crescerá no conhecimento do Senhor e sofrerá bloqueios às revelações espirituais (II Co 4:4) Como mudar os pensamentos?

  12. Como mudar os pensamentos? • Confessar a Deus o pecado de pensamentos impuros. • Recusá-los, rejeitá-los em nome de Jesus. (1ª Co 10:4-5) • Pedir ao Senhor que purifique a sua mente lavando-a com a Palavra. (Rm 12:2) • Exemplo do copo de café

  13. Como mudar os pensamentos? • Começar imediatamente uma disciplina de leitura e memorização das Escrituras. (Sl 1; Js 1:8; Sl 107:20; Dt 32:46-47) • Eliminar da sua vida qualquer fonte que gere pensamentos impuros. (Mt 6:22-23)

  14. “Bem-aventurado o homem que não anda no con-selho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnece-dores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como ár-vore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (Sl 1:1-3)

  15. Áreas importantes de nossas vidas em que precisamos buscar o temor do Senhor para um viver vitorioso: 2) Nossas palavras (Sl 39:1; Ef 4:29; Ef 5:4; CL 4:6; Sl 34:11 a 14) O que é que tem saído dos nossos lábios? Pa-lavras que edificam ou que destroem o nosso irmão? "Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus;” I Pe 4:11

  16. O TEMOR DO SENHOR vai eliminar de nossos lábios pecados terríveis como: MURMURAÇÃO MENTIRA FALAR COM DOLO, caminhos certos para a derrota (Nm 13:31 a 14:4)

  17. A murmuração é terrível porque é contra Deus. Toda murmuração é pecado contra Deus: A Murmuração produz Negativismo; O Negativismo produz Desânimo; O Desânimo produz Incredulidade; A Incredulidade produz Rebeldia; A Rebeldia produz Desobediência; A Desobediência gera Morte.

  18. A Mentira também nega que Deus é nosso Pai, pois Deus é a verdade e Satanás é o pai da mentira. Se não estamos falando 100% a verdade, estamos mentindo. Mentir é usar de “meias verdades” ou até de “verdades inteiras” com o objetivo de enganar.

  19. Dar idéias falsas sobre fatos que não queremos que outros saibam total ou parcialmente de forma a tirar proveito ilícito ou negligenciar responsabilidades devidas. “Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que seus lábios falem dolosamente” (I Pe 3:10)

  20. FALAR COM DOLO Dolo é: fraude; má fé; astúcia; traição; engano; intenção maligna. O Temor do Senhor não permitirá que assuma-mos qualquer compromisso sem ter a intenção de cumpri-lo. "Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disso passar, vem do maligno“ (Mt 5:37) Veja também: Pv. 29:20 - Is. 53:9

  21. O TEMOR DO SENHOR vai também servir de filtro aos nossos: • Ouvidos; • olhos e • mente, os quais, sem filtro, se contaminarão facilmente.

  22. FILTRO NOS OUVIDOS Tudo que ouvimos fica gravado em nossa memória. Muitos se tornam "escravos" de pecados e temores por causa do que estão dando ouvidos, como: • Fofocas e mentiras; • Músicas profanas; • Piadas maliciosas.

  23. Fofocas e Mentiras Fofoca é qualquer coisa negativa dita, sobre o caráter de alguém ausente. Se ouvirmos fofocas ou mentiras sobre alguém, formamos uma imagem negativa sobre essa pes-soa, criando assim, uma barreira que nos impedirá de conhecermos esta pessoa e/ou o desenvolvi-mento de um relacionamento saudável com a mesma. Pv 6:16-19; Pv 20:19; Pv 29:12; Ec 7:21; Pv 11:9

  24. Músicas profanas Não se trata do ritmo, mas da mensagem. Muitas das mensagens passadas sutilmente pelas músicas estão impregnadas de: • Louvor ao diabo • Sensualidade • Adultério • Rebelião • Entrega às drogas

  25. Piadas e casos maliciosos Não edificam o nosso espírito e devem ser filtradas: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl 1:1)

  26. FILTRO SOBRE OS OLHOS Os programas de TV, filmes, livros, revistas, fotos, sites, etc... tudo deve passar pelo crivo do Temor do Senhor. Precisamos diferenciar o primeiro olhar (inevitável) da atitude pecaminosa de achar prazer no que é contrário à pureza e santidade de Deus em nós.

  27. FILTRO SOBRE A MENTE “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4:8)

  28. O TEMOR DO SENHOR vai também orientar-nos no que se refere a bens terrenos, como: • Dinheiro e bens; • Tempo; • Vestuário e adornos; • amizades e relacionamentos, os quais, usados sem sabedoria, poderão escravizar-nos e prender-nos ao mundo.

  29. COMO USAR O DINHEIRO Qual a percentagem do “nosso” dinheiro que pertence a Deus? 10%? 100%? “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”(Is 55:1) Veja também: Lc 19:17; Lc 14:25-33; Mt 6:19-23.

  30. COMO USAR O NOSSO TEMPO A maneira como investimos ou aproveitamos o nosso tempo determina o nosso sucesso. Todos quantos obtiveram sucesso em suas carreiras profissionais, usaram com sabedoria o seu tempo. Ec 3:1-17; Pv 5:21-23; Tg 4:13-17

  31. COMO NOS VESTIMOS Não há um estilo que poderia ser considerado bíblico para o cristão, pois, os mesmos obedecem padrões relacionados às diversas culturas e situações climáticas que são diferentes nas diversas partes do planeta.

  32. COMO NOS VESTIMOS Os padrões e valores do sistema mundano são estabelecidos pelo espírito de sensualidade (atrair a atenção do sexo oposto para o corpo). A modéstia agrada a Deus e pode ser cheia de beleza e conforto e não precisa estar carre-gando o espírito deste mundo. Tg 4:4-5;I Jo 2:15

  33. TEMOR DO SENHOR NAS AMIZADES E RELACIONAMENTOS Defraudar: Despertar algum desejo em outros que não pode ser satisfeito sem ultrapassar os limites estabelecidos por Deus.

  34. “Pois está é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que nesta matéria, ninguém ofenda ou defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação.” (I Ts 4:3-7)

  35. TEMOR DO SENHOR NOS RELACIONAMENTOS Na Família de Deus somos irmãos e irmãs e dessa forma devemos nos relacionar. O que passar desse critério será: • "Uma só carne" (marido e mulher); • Prostituição e/ou adultério; b) Um relacionamento “incestuoso”. Gl 5:19; Ef 5:3; I Ts 4:3-8; Jó 31:1; I Co 6:12-20

  36. BENÇÃOS SOBRE OS QUE TÊM O TEMOR DO SENHOR • Sabedoria - (SL 111:10) • O Senhor os ensina e os guia - (SL 25:12) • A amizade e intimidade do Senhor - (SL 25:14) • Companheirismo - (SL 119:63) • Recebem misericórdia de Deus - (SL 103:11, 17) • Desejos cumpridos - (SL 145:19 - SL 34:9)

  37. BENÇÃOS SOBRE OS QUE TÊM O TEMOR DO SENHOR • Dão prazer a Deus - (SL147:11) • Longa vida - (Pv. 10:27) • Proteção - (SL 34:7) • Provisão - (SL 33:18-19) • Terão um memorial escrito diante de Deus e serão seu tesouro particular - (ML 3:16-17)

  38. Temos memorial diante de Deus “Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos;” (Ml 3:16,17)

  39. CONCLUSÃO O que o Senhor requer de nós? A - Abandono de todo pecado B - Que escolhamos viver no temor do Senhor Devemos orar pedindo Sl 86:11; Pv 2:1-5

More Related