1 / 22

Carreira de Especialista em Meio Ambiente Histórico, acúmulo e cenários

Carreira de Especialista em Meio Ambiente Histórico, acúmulo e cenários. 1995 GT do Ibama apresenta o ‘Plano de Carreiras’. 2000 O Poder Executivo enviou ao Congresso o PL que dispunha sobre a criação de empregos públicos no Ibama e na ANA. 2002 Aprovada a Lei 10.410/2002.

ciel
Download Presentation

Carreira de Especialista em Meio Ambiente Histórico, acúmulo e cenários

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Carreira de Especialista em Meio Ambiente Histórico, acúmulo e cenários

  2. 1995GT do Ibama apresenta o ‘Plano de Carreiras’. 2000O Poder Executivo enviou ao Congresso o PL que dispunha sobre a criação de empregos públicos no Ibama e na ANA. 2002Aprovada a Lei 10.410/2002. 2004Fim da Greve do IBAMA mediante a assinatura do Termo de Compromisso firmado entre MMA, MPOG e CONDSEF, dentre outras coisas a criação de um GT para discutir e elaborar propostas da reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente.

  3. 2005 Criação da Comissão Paritária do Governo e Servidores Públicos (Portaria Interministerial nº 27, de 03/02/05). Relatório final da Comissão foi encaminhado a então Ministra do Meio Ambiente. 2006Aviso Nº 043/GM/MMA ao MPOG - propôs que fossem acatadas, através de um PL ou MP, as soluções propostas pela comissão que tinham consenso.

  4. 2008 – Mesa de Negociação com MPOG - atendimento dos acordos em duas etapas: 1) revisão das tabelas remuneratórias da Carreira. 2) criação de novo GT tendo como referência o Aviso Ministerial nº 43/GM/MMA, de 2006. - Junho: MP 441/08, convertida na Lei nº 11.907/09. - Setembro: Criação do GT, por meio da Portaria nº 2541, de 11/09/08.

  5. GT de Reestruturação 1a Reunião - MPOG alegou dificuldades em manter o calendário acordado em maio, diante do acúmulo de trabalho da equipe da SRH/MP. 2a Reunião - Outubro. Foi cancelada pelo MPOG. Motivo: a alteração da primeira Portaria de criação do GT, que havia sido publicada com erros, e também, a determinação do Secretário de Recursos Humanos do MP em suspender as reuniões de todos os GTs até segunda ordem. 2a Reunião B: 13 de novembro. MPOG informou o adiamento dos prazos para a finalização dos trabalhos do GT, e apresentou um novo calendário de 180 dias, a partir de 1º de dezembro de 2008, com reuniões mensais - uma reunião, por mês, até maio de 2009.

  6. 3a Reunião: 1º de dezembro de 2008. Mudança do interlocutor do MPOG. Divisão do trabalho em 3 fases: 1) construção do diagnóstico. 2) análise crítica do diagnóstico. 3) construção de cenários, o que foi aceito pelos servidores. Data limite: 19 de fevereiro de 2009. 4a Reunião: Fevereiro de 2009. Os servidores e a representação do MMA, do Ibama e do ICMBio cumpriram com todas as tarefas estabelecidas, à exceção da SRH/MP, que na data estipulada como prazo final, se limitou a criticar, ponto a ponto, o diagnóstico apresentado pelas outras partes, utilizando o argumento da ADIN nº 3159/04, para derrubar todas as soluções propostas no diagnóstico.

  7. Voltando a 2008 Novembro - Assembléia do MMA – Gestor Ambiental e Ciclo de Gestão. - Proposta de MP elaborada e entregue ao Ministro em mãos que determinou a análise do pleito e que se fosse dado os encaminhamentos. Dezembro - Quebra de diálogo por conta da ação contra os temporários. - Retomada dos diálogos. - Envio informal da proposta de MP ao GT, a revelia dos servidores. - Reunião com representantes do MMA no GT para articular a defesa da proposta.

  8. 2009 Fevereiro - Reunião do GT: com ADIN não há discussão. Junho - Ato na semana do Meio Ambiente: Compromisso da Sec. Executiva e do Ministro em valorizar a carreira e pressionar o MPOG a retomar as negociações. - Centralização das negociações na Secretária Executiva. - Conhecimento do PL das 1000 vagas em reunião em reunião com Chefe de gabinete.

  9. 2009 Julho - Convocação da assembléia: Reunião chamada pela Sec. Executiva. - Anúncio da paralisação: Reunião entre ministro do MMA e MPOG – Retomada das negociações. - Paralisação: Apreciação da proposta de inclusão dos consensos e criação da Comissão para elaboração de texto legal.

  10. O que já temos de acúmulo? 1) Proposta de MP – Gestor Ambiental e Ciclo de Gestão 2) Relatório de 2005 atualizado 3) Plano de Carreiras – GT Ibama 1995 4) Consensos

  11. 1) MP Gestor Ambiental e Ciclo de Gestão • Atribuições para os Gestores Ambientais e Técnicos em Gestão Ambiental - Cria 1000 cargos de Gestor Ambiental e 300 cargos de Técnico em Gestão Ambiental. - Os Gestores Ambientais do quadro do Ministério do Meio Ambiente passam a integrar o grupo de gestão, com remuneração conforme MP 440/2008. - Transposição dos 300 AAs para exercício de atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos às políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União. - Ingresso nos cargos mediante concurso público específico de provas ou de provas e títulos.

  12. 2) Atualização do Relatório Nomenclatura e atribuições dos cargos Um cargo para o MMA (Gestor Ambiental) Fica criada a Carreira de Especialista em Meio Ambiente, composta pelos cargos de Gestor Ambiental, Analista Ambiental Federal, Técnico Ambiental Federal e Auxiliar Ambiental Federal, abrangendo os cargos de pessoal do Ministério do Meio Ambiente - MMA, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes.

  13. 2) Atualização do Relatório Nível Médio Enquadrar os servidores dos Quadros de Pessoal do MMA na Carreira de Especialista em Meio Ambiente. Aposentados e Pensionistas Enquadrar os servidores aposentados e os pensionistas, dos Quadros de Pessoal do Ibama e do MMA na Carreira de Especialista em Meio Ambiente.

  14. 2) Atualização do Relatório Vagas - 300 de Gestor Ambiental e 100 de Técnico Ambiental. - Os cargos de Analista Ambiental Federal, Fiscal Ambiental Federal, Técnico Ambiental Federal e Auxiliar Ambiental Federal serão preenchidos por concurso público à medida que forem vagando, observada a necessidade da força de trabalho. - Os 300 de Analista Ambiental cedidos pelo Ibama ao MMA são transpostos para o cargo de Gestor Ambiental. - Os atuais 150 Analista Ambiental, preenchidos por meio de concurso público pelo MMA em 2004, deverão ser devolvidos ao Ibama, após o enquadramento dos servidores no cargo de Gestor Ambiental.

  15. 2) Atualização do Relatório - Vedada a redistribuição de servidores integrantes do Plano de Carreira de Especialista em Meio Ambiente, bem como a redistribuição de outros servidores para o MMA, IBAMA e Instituto Chico Mendes - 40 horas semanais a jornada de trabalho dos integrantes da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, ressalvadas as hipóteses amparadas em legislação específica. Cargos Comissionados Os cargos comissionados e funções gratificadas da Carreira de Especialista em Meio Ambiente serão providos da seguinte forma: 70% reservados aos integrantes da Carreira. 30% poderão ser de recrutamento amplo, dos quais 50% são restritos ao serviço público federal e 50% de livre escolha do Presidente da República.

  16. 2) Atualização do Relatório Distorções Salariais SOLUÇÃO 1: atualizar os valores salariais das tabelas pelos índices do INPC/IBGE, no período de jan/2002 a setembro/2008. Com os valores atualizados comparar os valores salariais com outras carreiras. SOLUÇÃO 2: alinhar as tabelas salariais, de forma a minimizar as distorções verificadas entre o teto da tabelas salarial de nível médio quando comparada com o piso da tabela de nível intermediário e o do nível intermediário quando comparada com o piso do nível superior.

  17. 3) Plano de Carreiras – GT Ibama 1995 Proposta completa com: Estrutura do Plano de Carreiras Estrutura de Remuneração Gratificação de Atividade Ambiental Gratificação de Localização Gratificação de Desempenho e Produtividade Cargos Comissionados Funções Comissionadas e Cargos Comissionados Avaliação de Desempenho Estágios, movimentação e enquadramento

  18. 4) Consensos (que geram despesas) Adicional de Qualificação 30% Doutor 20% Mestre 15% Especialização 10% nível superior que possuírem cursos de aperfeiçoamento e nível intermediário e auxiliar, que tenham curso superior 8% nível intermediário e auxiliar com treinamento de 120 horas. Gratificação de Atividade Ambiental 5% sobre o maior vencimento básico do cargo • + 20% sobre o básico - atividades externas de fiscalização ou que importem em compensação orgânica e risco • + 5 a 20% sobre o básico - Unidades Descentralizadas de difícil acesso, inóspitas e condições adversas. Alinhamento das tabelas, de forma a minimizar as distorções entre o teto e piso

  19. 4) Consensos (que não geram despesas) • Especificação dos princípios que norteiam o desenvolvimento dos servidores na carreira: • avaliação de desempenho • competência e experiência profissional • capacitação e qualificação profissional • interstício mínimo de 1 (um) ano entre cada progressão - Possibilitar o ingresso de acordo com os títulos e curso de formação obrigatório. - Ingresso na carreira possa ocorrer em padrões diferenciados das classes da carreira.

  20. Cenários A carreira de Especialista em Meio Ambiente no Ranking das carreiras do executivo

  21. Cenários GT de Reestruturação do MPOG Extinto pois já expirou o prazo da portaria que criou o GT. Compromisso dos ministros do MMA e MPOG em agilizar atividades. • PL das 1000 vagas • Será encaminhado pelo MMA: • Com os consensos • Sem os consensos

  22. Cenários • Comissão de Reestruturação (criado a partir da paralisação) • Prazo de 15 dias para apresentar resultado, que será encaminhado diretamente para a direção do MPOG. Prazo: 31 de agosto de 2009 limite para a LDO 2010

More Related