90 likes | 173 Views
Eu quero segundo turno!. Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno, tanto de presidente como de governadores, e sem maiores disputas. Mas esta é apenas uma meia verdade.
E N D
Eu quero segundo turno!
Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno, tanto de presidente como de governadores, e sem maiores disputas. Mas esta é apenas uma meia verdade.
Os cidadãos eleitores brasileiros já deram muitas demonstrações de que estão mais vivos do que nunca, exatamente quando pensam que nos conformamos com os escândalos. Lembrem-se dos episódios das diretas, do impedimento de Collor e, mais recentemente, do plebiscito das armas. Quando menos se espera, os eleitores acordam e se mobilizam virando o jogo da turma do já-ganhou.
Por que o que mais democrático pode haver numa democracia é o confronto entre os políticos, para que sempre possamos escolher os melhores e, na falta deles, os menos ruins. Para que se aprofundem os argumentos diante do confronto. Para que se esclareçam as diferentes propostas e os debates sejam em torno de idéias e programas, não em torno de denúncias vazias.
Eu quero segundo turno porque quero mais tempo para entender as segundas intenções dos candidatos. Eu quero segundo turno para que o vencedor não se sinta tentado a subir no salto alto e achar que pode impor sua vontade sem maiores resistências. Quero segundo turno para todos os cargos executivos para que os vencedores tenham que negociar sempre suas propostas, por melhoresque sejam.
Não se deve desistir de votar no candidato melhor preparado pela simples suposição de que "não tem chances de chegar lá", tirando logo de cara a chance dos melhores ganharem dos menos ruins. E de se melhorar a qualidade da representação política. Pois só assim faremos com que os candidatos exercitem o saudável e democrático jogo de discussão de interesses.
E seja mais vencedora a democracia do que todos os políticos juntos. Para que a democracia prevaleça sempre sobre a demagogia e a tentação populista. Para que da diversidade de propostas prevaleça sempre a melhor. Para que as instituições se fortaleçam e o estado trabalhe para a cidadania e não o contrário.
E tenhamos cada vez mais transparência na administração da coisa pública!
Convidamos todos os cidadãos eleitores conscientes para participar, baixando esta apresentação e divulgando para a sua lista de contatos. www.avozdocidadao.com.br Rio de Janeiro - 21 2540-0961