340 likes | 532 Views
A Conscientização Política para os Membros da Igreja. BYU Management Society – Capítulo Brasileiro – Julho 2009.
E N D
A Conscientização Políticapara os Membros da Igreja BYU Management Society – Capítulo Brasileiro – Julho 2009
A BYU MS, capítulo Brasil foi organizada oficialmente em 13 de Fevereiro de 1992. Está formalmente constituída como uma Organização sem fins lucrativos e devidamente registrada no Tabelionato de Carapicuíba – Comarca de Barueri através do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de São Paulo – 3º microfilme – nº 212854/93. Registrada no CNPJ sob nº 66863275/0001- 67 BYU Management Society A Escola de Negócios (Marriott School of Management) da Universidade Brigham Young – Provo – UT – USA, incentiva a formação de grupos de ex-alunos e amigos da Escola de Negócios a constituírem associações que hoje estão presentes no mundo todo.
BYU Management Society Atualmente A BYU MS, capítulo Brasil conta com mais de 100 participantes entre ex-alunos e amigos da Universidade. O propósito desta apresentação é a de conscientizar e informar os membros da Igreja da responsabilidade que todos temos de nos preocuparmos com os aspectos políticos de nosso querido Brasil. Apresentamos a atuação de alguns membros da Igreja principalmente nos Estados Unidos que se envolveram com a política para defenderem os seus ideais cristãos, promover uma sociedade mais justa e a liberdade de religião.
Joseph Smith Jr. Candidato à Presidente dos Estados Unidos nas eleições de 1844.
SituaçãoPolíticadaÉpoca Joseph Smith sabia que sua vida estava em perigo. Muitos cidadãos do Estado de Illinois estavam determinados a expulsarem os Mormons para fora do Estado. Em Dezembro de 1843, Joseph pediu ao Congresso Americano o direito de tornar Nauvoo um território federal independente com o direito de ter tropas federais para defenderem seus habitantes. Seu pedido lhe foi negado.
Brigham Young 1º Governador do Estado de Deseret (atual Utah) Março 1849
Dr. Martha Hughes Cannon (1857 -1932) Senadora Partido Democrático Estado de Utah
Orrin Hatch Senador Partido Republicano Estado de Utah 1977-2009+
Harry Reid • Senador • Partido Democrático • Estado de Nevada • 1987-2009+ • Primeiro membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a servir como Líder da Maioria no Senado Americano.
Bob Bennett Senador Partido Republicano Estado de Utah 1992-2009+
Gordon Smith Senador Partido Republicano Estado de Oregon 1997-2009
Jeff Flake Deputado Federal Partido Republicano Estado de Arizona 2001-2009+
Rob Bishop - Congressmen Deputado Federal Partido Republicano Estado de Utah 2003+
Jason Chaffetz Deputado Federal Partido Republicano Estado de Utah 2009+
Mike Crapo Senador Partido Republicano Estado de Idaho 2009+
Chris Cannon Deputado Federal Partido Republicano Estado de Utah 1997-2009
Mitt Romney Pré Candidato à Presidência dos EUA Partido Republicano Eleições de 2008
David Gibson Membro da Assembléia de Queensland Liberal National Party – LNP Eleições de 2008
Eni Faleomavaega É membro do Congresso de Americana em Samoa EE.UU.,
Jeffrey Max Jones AtualSenador de Chihuahua, México.
ItokazuKeiko MembroAtual da Legislaturanacional que representa a cidade de Okinawa, Japão.
Terry Rooney Membro da Câmara dos Comuns, Inglaterra
2009 Atualmente 14 Membros da Igreja servem no Congresso Americano 9 servem na Câmara dos Deputados (House of Representatives) 5 servem no Senado – 5% dos Senadores são SUD Church News – 28 Fevereiro 2009
Políticos Evangélicos 1998 – 43 Deputados Eleitos 1998 – Igreja Universal: 15 deputados Federais – 26 Deputados Estaduais 2006 – 49 Deputados Federais 18 Deputados Federais – IURD 67 - Total 1988 – 32 Deputados Federais
Vereadores Evangélicos Câmera Municipal – São Paulo (Março 2009) • Atílio Francisco - Igreja Universal • Carlos Alberto Bezzerra Jr.- Assembléia de Deus • Carlos Apolinário - Brasil para Cristo • Marta Costa - cantora Evangélica Universal • Noemi Nonato - Igreja da Paz • Sandra Tadeu - Igreja da Graça • José Olímpio - Igreja Mundial • Souza Santos - Pastor: Igreja Deus e Amor • Marcelo Aguiar - Igreja Cristã do Brasil • Gabriel Chalita - Igreja Carismática
Razões pelas quais os membros da Igreja devem participar da política. “Aqueles que não gostam de política são governados por aqueles que gostam.” Wiston Churchil É extremamente perigoso deixarmos ao acaso que as coisas se resolvam por si no âmbito governamental. Foram nesses momentos de fragilidade política e de liderança que vários ditadores emergiram na cena política e causaram grandes estragos à democracia e liberdade de religião, com o apoio de milhões de pessoas desinformadas e altamente manipuladas.
Como contribuir positivamente? “Muitos membros da Igreja não participam da política por associá-la com desonestidade e corrupção.” Fato de existir desonestidade e corrupção na esfera política, não implica que TODOS aqueles que participam são necessariamente corruptos.
Podemosparticipartendoemmente um posicionamentopolíticocorreto. “Alguns de vocês sabem que no passado participei do governo. Não foi fácil, mas eu recebi um compromisso do Presidente dos Estados Unidos de que eu nunca iria apoiar alguma lei ou regulamento no qual eu não acreditasse. E ele cumpriu a promessa – Nunca me pediu para apoiar o que não acreditasse.” Ezra Taft Benson
Devemos participar da política “Devemos nos envolver nos aspectos cívicos para verificar se somos apropriadamente representados.” Ezra Taft Benson. O Senhor “considera os homens responsáveis por seus atos em relação aos mesmos, tanto na formulação de leis como em sua execução, para o bem e segurança da sociedade.” (D&C 134:1). Deve-se, portanto, procurar diligentemente homens honestos e homens prudentes; e homens bons e homens prudentes devereis apoiar; pois o que for menos do que isto provém do mal" (D&C 98:10).
Como a BYU Management Societypode auxiliar os Membros da Igreja a conscientizar-se politicamente? Preparando / elaborando apresentações a serem feitas fora de Capelas (salão de festas nos condomínios de edifícios onde residem membros, salas de treinamento, restaurantes, etc.) Preparando perfis de candidatos e auxiliando na troca de idéias na elaboração de uma campanha política. Unir candidatos dispersos na conscientização de termos 1 nome forte na área do que 2 ou 3 fracos que não irão ganhar a eleição. (juntar esforços ao invés de dividir)
Depoimento • Há alguns anos atrás quando servi como Presidente de Estaca, 2 membros fiéis da Igreja candidataram-se para disputarem o pleito eleitoral. • Após verificar a movimentação e entusiasmo dos dois, senti que devia dialogar com eles no sentido de formar uma coalizão entre os 2 candidatos. • Expliquei que se cada um deles tentasse eleger-se separadamente, a grande probabilidade seria a de que nenhum dos 2 conseguiria a vitória • Infelizmente não seguiram o conselho e a realidade mostrou que após muita movimentação e esforços individuais, cada um por seu lado, ambos perderam a eleição. WALTER GUEDES DE QUEIRÓZ
Jornal Nacional – 17 Dezembro 09 • O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciou nesta quinta-feira que não pretende mais se candidatar à presidência na eleição do ano que vem. "Deixo a partir deste momento a condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República, mas não abandono minhas convicções e minha disposição para colaborar, com meu esforço e minha lealdade para a construção das bandeiras da social democracia brasileira”, declarou.
D&C 134:1-2 • “Nós cremos que os governos foram instituídos por Deus em benefício do homem; e que ele considera os homens responsáveis por seus atos em relação aos mesmos, tanto na formulação de leis como em sua execução, para o bem e segurança da sociedade.” • “Cremos que nenhum governo pode existir em paz a não ser que tais leis sejam feitas e mantidas invioladas, de modo a garantir a todo indivíduo o livre exercício de consciência, o direito e domínio de propriedade e a proteção da vida.”
Referências Bibliográficas • Doze regras simples para se tornar um político bem-sucedido: Rainer Erkens – Instituto Friedrich Naumann - http://ffn-brasil.org.br/novo/PDF-ex/Publicacoes/Doze_regras_simples.pdf • Como utilizar a mídia para suas ideias políticas – Gláuber Robson – SUD -http://ffn-brasil.org.br/novo/PDF-ex/Publicacoes/Como_utilizar_a_midia_para_suas_ideias_politicas.pdf