120 likes | 267 Views
Banco de Tempo. Tempo para os outros. Tempo para si. O que é o Banco de Tempo? O Banco de Tempo é um banco em tudo igual aos outros.Tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca.
E N D
Banco de Tempo Tempo para os outros. Tempo para si.
O que é o Banco de Tempo? O Banco de Tempo é um banco em tudo igual aos outros.Tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca. O Banco de Tempo funciona da seguinte forma: qualquer investidor que esteja disposto a dar uma hora do seu tempo para prestar um conjunto de serviços, recebe em retribuição uma hora para utilizar em benefício próprio. Troca por troca. Hora por hora.
Acompanhamento a crianças: tomar conta de crianças, levar/buscar à escola, ajudar a fazer os trabalhos de casa, brincar. Ajuda doméstica: lavar o carro, a loiça, compras de supermercado, ir ao correio, à farmácia, pagar as contas, limpar o pó, passar a ferro 2.Serviços Alguns exemplos de serviços que podem ser trocados:
Bricolage: pequenas reparações, arranjos de carpintaria, de electricidade. Cozinha e Lavores: fazer um prato especial, cozinhar refeições para congelar, arranjos de costura, bordados, ponto cruz, croché/tricô. Secretariado e burocracia: correcções literárias, processamento de texto, preenchimento de documentos, impostos, certificados.
Actividades recreativas: andar de bicicleta, caminhar a pé, jogar cartas, ténis, xadrez, animar grupos, tocar música, fazer de guia turístico, animar festas; Animais e Plantas: jardinagem, acolher/tratar de animais/plantas nas férias, ajudar a dar banho a animais (gato, cão, ...).
Lições: ensinar a estudar, a descontrair, dar explicações, lições de jardinagem, informática, línguas, música, olaria, pintura, cozinha, decoração, dança; Companhia: acompanhamento ao médico, conversar sobre determinado tema, passear pela cidade, contar histórias, ler alto, ir a espectáculos, ao cinema, a exposições.
3. Objectivos • Promover o apoio à família • Construir uma cultura de solidariedade • Promover o sentido de comunidade • Promover a construção de relações sociais mais humanas • Valorizar o tempo e o cuidado dos outros • ....
4. Princípios Todos temos algo a dar e a receber: obrigatoriedade de intercâmbio.O Banco de Tempo não é uma estrutura em que se dá sem receber em troca, nem em que se recebe sem dar nada em troca. Não há troca directa de serviços: o tempo prestado por um membro é-lhe retribuído por qualquer outro membro. Troca-se tempo por tempo: a unidade de valor e de troca é a hora.
Todas as horas têm o mesmo valor inerente: não há serviços mais valiosos do que outros, nem escalas de valor de serviços. O serviço prestado não tem de ser igual ao recebido. Não há transacções de dinheiro e/ou valores entre os membros: a circulação de dinheiro só é possível para reembolso, previamente acordado, de despesas específicas e documentadas. Os serviços prestados correspondem a actividades não profissionais que se realizem com gosto: a troca assenta na boa vontade, na lógica das relações de “boa vizinhança”. São serviços de ajuda, não incluindo aqueles que exigem um certificado ou habilitações especiais.