1 / 9

CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações

CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações. Por: Alessiane Faria Dayanne Gomes da Silva Douglas A. Silva Marisielane Weigert. Tibutos. Surge com o embrião do Estado e separação dos governantes e governados.

cloris
Download Presentation

CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CFOPCódigo Fiscal de Operações e Prestações Por: Alessiane Faria Dayanne Gomes da Silva Douglas A. Silva MarisielaneWeigert

  2. Tibutos • Surge com o embrião do Estado e separação dos governantes e governados. • Obrigação imposta as pessoas físicas e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado • Recursos para Administração pública destinar a Força Militar e Obras.

  3. Função dos Tributos • Fiscal: Com o objetivo de arrecadação de recursos financeiros para o Estado; Imposto de Renda • Extrafiscal: Quando o objetivo é interferir no domínio econômico, buscando regular determinados setores da economia; Redução do IPI • Parafiscal: Delegado pela pessoa política por lei, da capacidade tributária ativa à terceira, possibilitando que esta arrecade o tributo, fiscalize sua exigência e utilize-se dos recursos para a consecução de seus fins; Contribuição anual paga pelos advogados à OAB.

  4. CFOP • Código comercial que define cada operação utilizada pela empresa, de acordo com sua natureza. • Aglutinar operações por grupos homogêneos nos documentos Fiscais. • Especifica na nota fiscal emitida pelos estabelecimentos, assim como em suas escriturações, guias e declarações. • Organizar as informações relativas a pagamento de impostos e sistema tributário utilizado pela receita federal.

  5. Porquê o CFOP? • Os Códigos Fiscais de Operações e Prestações – CFOP se destinam a reunir as operações e prestações em grupos da mesma natureza nos documentos e livros fiscais, assim como em documentos de informações e em todas as análises de dados econômico-fiscais das Unidades da Federação. • Portanto, todas as operações e prestações realizadas pelos contribuintes do ICMS e do IPI devem ser codificadas de forma correta, com vistas a não desvirtuar a sua natureza, o que poderá acarretar prejuízos tanto para o contribuinte que emitiu o respectivo documento fiscal, como também para o contribuinte destinatário.

  6. Estrutura do Código

  7. Exemplo de CFOP

  8. Exemplo de aplicação

  9. Conclusão • A Receita Federal consegue observar todas as declarações, notas fiscais, guias e escrituras de livros que possuam características de compra e venda de bens e serviços. Com o uso do CFOP, todas as movimentações financeiras das empresas são registradas e assim é feito a análise para a cobrança de taxas e impostos.

More Related