80 likes | 338 Views
Aula 21. Atividades estomáticas. 1. Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos. Mecanismo hidroativo - O aumento do turgor (ganho de água) nas células estomáticas abrem o ostíolo; -A diminuição do turgor fecha o ostíolo; -Regulação osmótica;
E N D
Aula 21 Atividades estomáticas
1. Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos Mecanismo hidroativo -O aumento do turgor (ganho de água) nas células estomáticas abrem o ostíolo; -A diminuição do turgor fecha o ostíolo; -Regulação osmótica; - Transporte ativo de íons potássio/íons são bombeados das células anexas para as células-guarda, a concentração das células aumenta, permitindo a entrada de água e abrindo o estômato.Quando os íons voltam para as células anexas, ocorre a perda de água e o fechamento do estômato.
A influência do CO2 As células estomáticas respondem a pressão parcial do CO2 existente nos espaços intercelulares. Então: aumento na pressão de CO2, determina o fechamento do estômato e a redução do CO2 leva a abertura do estômato.
A ação da luz Presença de luz: as células estomáticas realizam fotossíntese consumindo CO2 e o meio torna-se alcalino; a enzima fosforilase transforma o amido em glicose; isso aumenta a pressão osmótica que faz com que essas células ganhem água das células vizinhas e o ostíolo se abre. Ausência de luz: sem luz só há a respiração; o CO2 torna o meio ácido,e a transformação da glicose em amido diminui a pressão a célula perde água para a célula vizinha e o ostíolo se fecha.
Plantas MAC (Metabolismo ácido crassuláceo) Plantas suculentas que abrem seus estômatos à noite e fecham durante o dia. O CO2 penetra durante à noite. Nessa ocasião o CO2 é transformado em malatos, que serão acumulados nos vacúolos foliares. A redução do CO2 nos espaços intercelulares leva a abertura dos estômatos. Durante o dia o CO2 armazenado nas plantas será utilizado na fotossíntese.
Ação hormonal Ácido abscísico: impede a absorção de íons potássio pelas células-guarda/fechamento dos estômatos. Ácido jasmônico: fechamento estomático. Ácido faseico: toxina produzida por fungos e determina abertura permanente do estômato, até a folha murchar.
FATOR AMBIENTAL NO COMPORTAMENTO ESTOMÁTICO Concentração de K+ Alta concentração - Abertura do ostíolo Baixa concentração - Fechamento do ostíolo Intensidade luminosa Alta intensidade - Abertura do ostíolo Baixa intensidade - Fechamento do ostíolo Concentração de CO2 Alta concentração - Fechamento do ostíolo Baixa concentração - Abertura do ostíolo Suprimento de água Alto teor - Abertura do ostíolo Baixo teor - Fechamento do ostíolo