380 likes | 599 Views
Oceania. A formação deste continente se deu através de erupções vulcânicas há milhões de anos. A lava do vulcão ao entrar em contato com a água ou o ar da atmosfera irá se resfriar e, com isso, endurecer (solidificar) formando novas rochas (rochas vulcânicas).
E N D
A formação deste continente se deu através de erupções vulcânicas há milhões de anos.
A lava do vulcão ao entrar em contato com a água ou o ar da atmosfera irá se resfriar e, com isso, endurecer (solidificar) formando novas rochas (rochas vulcânicas).
A Oceania foi o último continente a ser colonizado pelos europeus (Novíssimo Mundo). Assim como foi na África e na América, quando os europeus (principalmente os ingleses) chegaram à Oceania, ela era habitada diversas tribos nativas. Uma das principais eram os Aborígenes, que viviam na Austrália. Essas tribos também foram dizimadas com a colonização, existindo poucos habitantes delas hoje em dia.
Oceania, sem dúvida, é o nome adequado para uma região repleta de ilhas, em que a presença do mar tem determinado o modo de vida de seus habitantes.Você sabia? Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas localizadas no Oceano Pacífico, entre as quais se destaca a Austrália, que, por seu tamanho, é considerada, ao mesmo tempo, a maior ilha do mundo e o menor dos continentes. Um vasto mundo de contrastes, onde Austrália e Nova Zelândia, são considerados os únicos países desenvolvidos do hemisfério sul, convivem com inúmeras pequenas ilhas subdesenvolvidas, por conta da exploração colonialista, que só “terminou”, nas últimas décadas do século XX.
Na sua quase totalidade, esses países são formados por pequenas ilhas do Oceano Pacífico, agrupadas em três conjuntos regionais:Melanésia: ilha dos negros (povos nativos);Micronésia: pequenas ilhas ao norte da Austrália;Polinésia: várias ilhas a leste da Austrália.A economia das pequenas ilhas da Oceania é baseada na pesca, agricultura de subsistência e ultimamente o turismo.Austrália e Nova Zelândia, em geral, seguem o modelo europeu de economia, produção agropecuária com o uso intenso de tecnologia, além da extração mineral e produção industrial.
Por ser um continente quase isolado e com características de clima e vegetação diferentes, possui uma fauna muito rica. CANGURUS
DINGO Pertence à mesma família do cão doméstico, porém é selvagem.
É o único mamífero que põe ovos; • Possui um bico parecido com o do pato; • Possui pêlos; • Possui rabo parecido com o do castor; • Possui pés de pato, mas com garras; • Possui um ferrão venenoso nas patas; • É carnívoro; • Vive tanto na água quanto na terra.
Tem o predomínio de climas quentes, tropical e equatorial, com temperaturas elevadas
As savanas e as estepes dominam as áreas de clima tropical e semi-árido
Vegetação: Florestas Tropicais nas ilhas No sudeste da Austrália e na ilha da Tasmânia, situa-se a floresta subtropical, cuja espécie predominante é o eucalipto gigante, com mais de 50m de altura.
A Oceania é um continente pouco populoso e povoado, devido (3 hab./km²-2000). Em parte devido as aspectos naturais ( como o clima), sua população distribui-se de forma irregular pelo território . Em algumas ilhas e em trechos dos litorais da Austrália (Sydney e Melbourne) e da Nova Zelândia (ilha do norte), encontram-se altas densidades demográficas (300 a 350 hab./km²). Nas áreas desérticas da parte central da Austrália, o número de habitantes é muito reduzido menos 1 hab/ km²
Austrália possui uma área de 7.682.300 km², com uma população de 21,3 milhões de habitantes. O país se destaca nos recursos minerais como carvão, ouro, alumínio. Na agricultura produzem cana, fruticultura e criação de ovinos e bovinos. As taxas de natalidade ( 13%.) e mortalidade(8%.) fazem com que o crescimento da População seja lento e tenha uma população idosa elevada: 29% com mais de 45 anos. É um país altamente urbanizado, com 85% da população urbana. Ex: Sidney 4,5 milhòes de hab
Nova Zelândia possui uma população de 4.100.000 habE em uma área de 270.532 km². É formada por duas ilhas ilhas separadas pelo estreirto de Cook. Apresenta excelente IDH 0,936 e se destaca na produção de trigo, cevada, batata e sua principal renda vem da exportação de produtos alimentícios.