190 likes | 355 Views
Literatura: background necessário para estabelecer e desenvolver as intertextualidades e os hipertextos dos mapas mentais. ELEN DIAS. Literatura Inglesa: sec XIV.
E N D
Literatura:background necessário para estabelecer e desenvolver as intertextualidades e os hipertextos dos mapas mentais ELEN DIAS
Literatura Inglesa: sec XIV Se alguém, na Inglaterra de meados do século XIV, tivesse grande interesse por literatura, estaria bastante mal servido, pois havia uma discrepância de linguagem entre classes sociais - o povo falava um inglês e a aristocracia e o clero preferiam um dialeto francês e o latim. Entretanto, o mesmo país, a princípio, sem unidade linguística, conseguiu produzir obras até hoje lidas e que se tornaram mundialmente conhecidas em filmes, novelas, poemas, músicas, tais como baseado no poema épico Beowulf, filmes Beowulf e Grendel (1999), A Lenda de Grendel (2005)
A criatura criada por Mary Shelley em seu livro Frankstein Estamos cercados por literatura por toda parte no entanto, muitas pessoas não conseguem estabelecer a ligação entre uma obra litetrária livro, como, por exemplo, o livro Frankstein, de Mary Shelley, extremamente utilizado em várias versões de Filmes, desenhos animados, propagandas, e estórias em quadrinhos Que você visualizará no próximo slide:
Adaptações O romance foi primeiramente adaptado para o teatro, e posteriormente para um grande número de mídias, incluindo rádio, televisão e cinema, além de quadrinhos. A primeira adaptação para o cinema foi feita pelos Edison Studios em 1910. Uma das mais famosas transposições do romance para as telas é a realizada em 1931. Esta adaptação deu a aparência do Frankenstein como um homem grandão, cheio de cicatrizes, com a cabeça achatada, pele verde, parafusos no pescoço e desajeitado. (apesar do livro descrever a criatura como extremamente ágil).
O romance Frankenstein ainda serviu como inspiração para o filme Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton.
Shakespeare na modernidadeA Megera Domada (1967) Peça teatral do autor Inglês inúmeras vezes representada no teatro chega a grande tela em 1967 com o filme estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton (assista aos vídeos do Youtube que constam das anotações desse slide)
Dez coisas que eu odeio em você (1999) também é baseado na Megera Domada
Shakespeare na modernidadeA novela o Cravo e a Rosa (2000/2001)
Shakespeare na modernidade Assim, todas as três obras originam-se, são baseadas na peça teatral de William Shakespeare, A Megera Domada Podemos citar ainda os filmes Romeu e Julieta (1968, 1996) baseados na peça homônima de Shakespeare, ou os vários Romeus e Julietas presentes em novelas, filmes, desenhos, mostrando a presente influência de Shakespeare em nosso tempo.
Atingindo obras mais modernas Obras (re)contadas ou mencionadas em outras obras destinadas para o público infanto-juvenil, como a Saga Crepúsculo, que menciona, cita trechos, analisa partes de duas obras clássicas. Uma delas é Romeu e Julieta, de Shakespeare e a outra é O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte.
Saga Crepúsculo menciona a obra O Morro dos Ventos Uivantes teve 4 adaptações cinematográficas, a primeira foi em 1939 e ganhou o Oscar de melhor fotografia em preto e branco, além de ter recebido outras 7 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Lawrence Olivier), Melhor Atriz coadjuvante (Geraldine Fitzgerald), Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.
A grande pergunta é SE os ALUNOS que assistem a esses filmes, seriados, novelas possuem background necessário para estabelecer 1) as intertextualidades existentes entre o “novo texto”, que estão assistindo e os clássicos literários (KLEIMAN, 2009; KOCH, 2003), e consequentemente, 2) os mapas cognitivos, como se fossem hipertextos (LANDOW, 1992) desenvolvidos mentalmente(DIAS, 2009; LÉVY, 1993; MEDEIROS, 2011).
BIBLIOGRAFIA CLARK, Donald B. & others. English Literature (A College Anthology). The MacMillan Company - New York - USA FERREIRA, L. E. História da Literatura Americana. Arcádia - Lisboa - 1960. GOWER, Roger. Past into Present - An anthology of British and American Literature. Longman, 1992. HOWARD, Leon. A literatura norte-americana. Cultrix - São Paulo. LEGOUIS, Emile & CAZAMIAN, Louis. A History of English Literature. J. M. Dent and Sons Ltd. - London, 1960 POE, Edgar Allan. Ficção Completa, Poesia e Ensaios. Org. Oscar Mendes. Aguillar - Rio de Janeiro - 1986. PRIESTLEY, J.B. & SPREAR, Josephine. Adventure in English Literature. Series Editor: Mary River Bowman - vol. I, II, III, IV. Ed. Harcourt Brace Javanovich - USA SLAGER, William R. Literature in English. University of Utah - Mograw Hill, 1972. UNTERMEYER, Louis (Editor). Modern British Poetry. New and enlarged edition. Ed. Harcourt, Brace & World Inc., New York - USA