200 likes | 304 Views
41 3014.8381 / 3336.6844 contato@sullaser.com.br Rua Solimões, 681 – Mercês Curitiba - Paraná - 80510-140 www.sullaser.com.br. Criolip ólise. O f rio contra a gordura localizada. Hist órico da Criolipólise. - O frio que leva à necrose.
E N D
41 3014.8381 / 3336.6844 contato@sullaser.com.br Rua Solimões, 681 – Mercês Curitiba - Paraná - 80510-140 www.sullaser.com.br
Criolipólise O frio contra a gorduralocalizada
Histórico da Criolipólise • - O frio que leva à necrose. • - As CRIOCIRURGIAS e a utilização de temperaturas muito baixas como forma de induzir destruição inespecífica de células e tecidos (criolise); Manstein D, Laubach H, Watanabe K, Farinelli W, Zurakowski D, Anderson RR. Selectivecryolysis: a nivelmethodofnoninvasivefatremoval. Lasers SurgMed 2008.
Histórico da Criolipólise • - A Paniculite por hipotermia (Popsiclepanniculitis) e a maior sensibilidade do TECIDO ADIPOSO aos danos provocados pela exposição ao frio; • - A maior sensibilidade do tecido adiposo ao frio; • - A possibilidade de indução de CRIOLISE SELETIVA, com a destruição específica da camada de gordura subcutânea de forma não invasiva - CRIOLIPÓLISE Manstein D, Laubach H, Watanabe K, Farinelli W, Zurakowski D, Anderson RR. Selectivecryolysis: a nivelmethodofnoninvasivefatremoval. Lasers SurgMed 2008.
Criolise Seletiva ou Criolipólise • CONCEITOS INICIAIS: • Temperaturas mais altas do que as da Criocirurgia; • A temperatura utilizada, apesar de maior, precisaria ser mantida por um período de tempo mais longo, a fim de permitir o resfriamento da gordura subcutânea. • Destruição específica do tecido adiposo subcutâneo.
Criolipólise A exposição do tecido adiposo a baixas temperaturas leva à cristalização dos lipídios encontrados dentro do citoplasma dos adipócitos, levando à inviabilidade dessas células, as quais são destruídas, e gerando um processo inflamatório. Os danos provocados ao tecido adiposo são significativamente mais extensos com a diminuição da temperatura alcançada e com o aumento do tempo de exposição do tecido ao frio.
A Técnica de Criolipólise Após a realização de diversos testes, foi definido o método mais indicado para a aplicação da técnica de criolise seletiva com o objetivo de redução da camada de gordura subcutânea: 1ª etapa: Aplicação precisa e controlada de resfriamento/congelamento; 2ª etapa: Manutenção da temperatura mínima alcançada por um período de tempo pré-determinado (~60min); 3ª etapa: Congelamento da gordura; 4ª etapa: Cristalização dos lipídios encontrados no citoplasma dos adipócitos; 5ª etapa: Início da sinalização para o processo de morte celular; 6ª etapa: Lipólise e início da resposta inflamatória que leva à eliminação da gordura.
Criolipólise Testes Científicos: Redução de mais de 40% da camada de gordura em alguns modelos. Corte Macroscópico: Mostrando estreitamento significativo da camada mais superficial da gordura na área tradada uma única vez, 3,5 meses após o tratamento Ultrassom: É possível verificar a diferença entre a camada de gordura observada antes e após o tratamento (1 mês ), com redução de cerca de 50% da gordura. Manstein D, et al. Selectivecryolysis: a nivelmethodofnoninvasivefatremoval. Lasers SurgMed 2008.
Criolipólise Cortes Histológicos: “Linha do tempo” de cortes histológicos do tecido adiposo após uma exposição ao frio. É possível observar que, ao longo do tempo, há redução do tamanho dos adipócitos e aumento do infiltrado inflamatório. Com a resposta gradual de redução da gordura, não ocorre aumento significativo dos lipídios circulantes. Manstein D, et al. Selectivecryolysis: a nivelmethodofnoninvasivefatremoval. Lasers SurgMed 2008.
Criolipólise Cortes Histológicos: A progressão da resposta inflamatória à exposição ao frio no tecido adiposo subcutâneo em consequencia de uma única exposição a baixas temperaturas: (A) 3 dias, (B) 7 dias, (C) 14dia, (D) de 30 dias, (E) 60 dias, (F) durante 90 dias. BRIAN ZELICKSON, et al. Cryolipolysis for Noninvasive Fat Cell Destruction: Initial Results from a Pig Model.American Society for Dermatologic Surgery , 2009.
A Técnica de Criolipólise As etapas do tratamento: Acoplar o equipamento e manter durante o tempo de tratamento Selecionar a área a ser tratada Aplicar a proteção sobre a pele
Resultados da Criolipólise Paciente 2 meses depois de UMA APLICAÇÃO de criolipólise Paciente antes do tratameno
Resultados da Criolipólise Paciente 3 meses depois de UMA APLICAÇÃO de criolipólise Paciente antes do tratameno
Resultados da Criolipólise Paciente 4 meses depois de UMA APLICAÇÃO de criolipólise Paciente antes do tratameno
Vantagens da Criolipólise • - É um método não invasivo; • - É uma técnica segura, que não afeta os tecidos adjacentes; • - Apresenta resultados expressivos e visíveis; • - Ocasiona redução definitiva da gordura, por meio da destruição dos adipócitos; • - Passou por testes em diversos modelos e por exames histológicos e patológicos que mostraram sua eficiência e segurança;
Contra-indicações da Criolipólise - Dermatites ou pruridos na região a ser tratada; - Cirurgia recente, cicatriz ou hérnia na região a ser tratada; - Gravidez ou lactação; - Feridas abertas ou infectadas; - Doenças neuropáticas (neuralgia pós herpéticas); - Sensibilidade conhecida ao frio; - Sensação dérmica prejudicada; - Hemoglobinúria paroxística ao frio; - Crioglobulinemia.
41 3014.8381 / 3336.6844 contato@sullaser.com.br Rua Solimões, 681 – Mercês Curitiba - Paraná - 80510-140 www.sullaser.com.br