330 likes | 525 Views
Ensino Médio 1ª Série. Geografia. Estrutura da Terra. Litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.
E N D
Ensino Médio 1ª Série. Geografia.
Litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais. Hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície é coberta por este. Biosfera é a parte da Terra onde se encontram os seres vivos. Ela compreende a superfície terrestre e a porção inferior da atmosfera e prolonga-se até o fundo dos oceanos. Atmosfera é a camada que envolve a Terra, formada por gases e vapor d’água.
O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.
Estrutura química interna da Terra Sua estrutura está dividida nas seguintes camadas: *Crosta: É a camada mais externa e mais fina. Sua temperatura aumenta conforme a profundidade. Está subdividida em: Continental – Onde estão as rochas mais antigas, sob a cadeia de montanhas. Oceânica – Camada com rochas mais recentes e densas. Características do fundo dos oceanos. *Manto: Envolve o núcleo sob a forma de camadas de densidades cada vez menores em direção à crosta. Sua temperatura está entre 3400ºC e 4000ºC. Está subdividido em: Manto inferior e manto superior. *Núcleo: Camada mais interna. Formado por metais pesados como o ferro e o níquel. Possui temperatura alta, acima de 3500ºC.
Estrutura Física interna da Terra Sua estrutura está dividida nas seguintes camadas: *Litosfera: É a camada mais externa, sólida e resistente. Corresponde à crosta e à porção superior do manto, é também a camada menos espessa da Terra. *Astenosfera: Nessa camada, ocorrem as correntes de convecção, as quais influenciam diretamente a movimentação das placas tectônicas. *Mesosfera: Considerada uma camada de transição, é fonte dos magmas basálticos. *Núcleo: Em relação às propriedades físicas, apresenta-se sólido, na porção central e líquido na porção externa.
Placas tectônicas ou placas litosféricas são gigantescos blocos. Estesconstantes movimentos, podem formar zonas de convergência de placas (colisão de diferentes placas) ou zonas de divergência de placas (as placas se afastam umas das outras). Esses processos são responsáveis por fenômenos como, por exemplo, os terremotos e a expansão de oceanos.
O que são? • são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. • Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são:
Placa Eurasiática • Placa Indo-Australiana • Placa Filipina • Placa dos Cocos • Placa do Pacífico • Placa Norte-Americana • Placa Arábica • Placa de Nazca • Placa Sul-Americana • Placa Africana • Placa Antártica • Placa Caribeana
Principais Placas: ● Placa do Pacífico: maior placa oceânica; abrange a maior parte do oceano Pacífico. ● Placa de Nazca: está localizado no leste do oceânico Pacífico, que fica 10 centímetros menores a cada ano, por chocar-se com a placa Sul-Americana. O choque entre essas duas placas originou a Cordilheira dos Andes. ● Placa Sul-Americana: é uma placa continental, o território brasileiro está localizado no centro dela.
Placa Norte-Americana: abrange a América do Norte, a América Central e a Groelândia, além de uma parte do oceano Atlântico. ● Placa Africana: engloba todo o continente africano. A sua colisão com a Placa Euroasiática originou o mar Mediterrâneo e o Vale Rift. A Placa Sul-Americana e a Placa Africana formam uma zona de divergência, elas estão se afastando uma da outra, conforme monitoramentos realizados por satélites, elas se afastam cerca de 3 cm por ano.
● Placa Antártica: a parte leste da placa, que há 200 milhões de anos estava junto do que hoje é a Austrália, a África e a Índia, chocou-se com pelo menos cinco placas menores que formavam o lado oeste. ● Placa Indo-Australiana: é formada pela Placa Australiana e a Indiana. Engloba a Índia, a Austrália, a Nova Zelândia e parte do oceano Índico. Forma uma zona de convergência com a Placa das Filipinas, fato que promove o surgimento de ilhas.
● Placa Euroasiática Ocidental: nele estão o continente europeu e o extremo oeste da Ásia. ● Placa Euroásiatica Oriental: abriga o continente asiático. Forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico. ● Placa das Filipinas: é uma placa oceânica, localizada no oceano Pacífico. Nela estão presentes quase a metade dos vulcões ativos da Terra. Forma uma área de convergência com a Placa Euroásiatica Oriental.
Movimento das placas tectônicas • Movimento de convergência: Ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto. • Movimento de afastamento:Consiste no distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que é preenchida com fragmentos de rochas oriundas do manto em estado líquido.
Movimento de colisão e soerguimento: Corresponde ao choque entre duas placas litosféricas, as camadas de rochas elásticas dão origem às cadeias de montanhas, em diversas vezes vulcânicas, com essa característica de formação temos as cordilheiras dos Andes e o Himalaia. Movimento de deslizamento: É responsável, em certos casos, pelos abalos sísmicos, ocorre pelo fato de uma placa se locomover sobre a outra.
Falha de santo André Califórnia • A Falha de Santo André é uma falha geológica tangencial que se prolonga ao longo de cerca de 1290 km através da Califórnia. • Essa falha marca um limite transformante entre a placa do Pacífico e a placa norte-americana. É uma falha famosa por produzir grandes e devastadores terremotos, como o que destruiu a cidade de São Francisco no início do século XX. • A falha, devido ao movimento das placas, é dinâmica e poderá culminar com a separação de parte do Estado da Califórnia do continente Norte-Americano.