1 / 14

Os 3 Ciclos Litúrgicos

Os 3 Ciclos Litúrgicos. em “Projeções Visuais” («Power Point’s » num total de ~200). para todos os Domingos e Feriados. dos Três Anos Litúrgicos sucessivos. Para serem facilmente ADAPTADOS e/ou RE-CRIADOS em cada Situação, Contexto, Circunstância, Lugar….

dawson
Download Presentation

Os 3 Ciclos Litúrgicos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os 3 Ciclos Litúrgicos em “Projeções Visuais” («Power Point’s» num total de ~200) para todos os Domingos e Feriados dos Três Anos Litúrgicos sucessivos Para serem facilmente ADAPTADOS e/ouRE-CRIADOS em cada Situação, Contexto, Circunstância, Lugar… Apoio Técnico: Jesús Martín - Paula Lopes - Pedro Falcão

  2. “PARA LOUVOR”*de:[ * Louvar é AMAR (!)] • >DEUS • - Pai, Criador do Universo, ao revelar-nos o Seu • - Filho, Jesus Salvador, que nos dá o • - Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho. • >MARIA, Mãe de Deus e nossa Mãe, que sempre nos inspirou e acarinhou, no silêncio maternal, como só as mães sabem fazer. • >@sirm@s, amig@s, elas e eles, imagens de Deus, que, no dia a dia de tantos suores e alegrias, foram “dando à luz” esta criatura. • >tod@saqueles/as [“autores”, anónimos ou não]que “lançaram” para a Rede (Internet) as “suas criações”…com o objetivo de as partilhar com TODOS (e assim, também nós, beneficiarmos, neste Contributo coletivo)…

  3. Gratidão Imaginar ou sonhar é património de cada indivíduo; Realizar os sonhos imaginados só é possível - certamente - em comunidade… Mesmo que apareçam “criadores” que se atribuam, a título individual, A autoria absoluta e total de qualquer realização – criação? – humana, Olhem, esses tais, à sua volta e descobrirão muitos mais co-autores… Lembrem-se, os tais indivíduos, de toda a história precedente e verão que: Utilizaram – sem se aperceberem – outras muitas “criações” anteriores; Inconscientemente ou não, construíram sobre outras bases e alicerces… Sejamos nós agora, na verdade, sinceros, humildes e gratos com tod@s @s que fizeram possível e realizável este Sonho ou Imaginação (?!). São inumeráveis os “realizadores” que, antes de nós, inovaram, criaram: Aqueles que, sem ir mais longe, inventaram o Sistema Informático e, nele, Lavrado e polido, o “Power Point”, suporte direto deste nosso Serviço; etc. Legiões de artistas gráficos, designers, pintores que lançaram para as Estradas da Internetessa nuvem de imagens (Clip/Word-Art...)que nós usámos Para ilustrar (“Google”…) convenientemente os «Diapositivos»deste “banco”… - da generosidade desses artistas, anónimos ou não, todos beneficiamos - . Não podemos deixar de agradecer, aqui mais perto: a toda essa «Comunidade Em Movimento», que é a Pastoral.pt;e, nela, o Processo Catecumenal La Salle; Também:Sta Eugénia-RC / Coro: Abílio Araújo/ Catequese: Susana Abreu/ Grupo-Jovens…

  4. ► A Coleção de Projeções Visuais(“Ppt’s”)que aqui apresentamos, bem como as “Folhas para imprimir”… (fruto de um trabalho “coletivo” de mais de 20 anos), é um contributo para ajudar a realçar e solenizar as «LITURGIAS DOMINICAIS» (e FESTIVAS) do Povo de Deus, onde, semanalmente (e respeitando o “ritmo bíblico-litúrgico”) podemos – os cristãos e todo o homem fiel – nos alimentarmos com o “duplo” Alimento de: a PALAVRA DIVINAe o PÃO EUCARÍSTICO. • ► O esquema geral de cada “projeção” (“ppt”) reflete as partes fundamentais da Eucaristia do Domingo (ou doDia Festivo), incluindo as Respostasinvariáveisda Assembleia. • ► O Diapositivoque aparece como “Capa comum” no início de todas e cada uma das “Projeções”,pretende relembrar e centrar o Ciclo em que estamos (A, BouC). • ► Nesta Coleção de «Projeções», a utilização das CORES não é “indiferente”. Foi pensada para concentrar a atenção, quer no TempoLitúrgico quer no Ciclo (A, B, C). Veja-se:

  5. L. da PALAVRA EVANGELHO: “Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. A COR DESTES TÍTULOS (DE “CABEÇALHO”) INDICA O TEMPO LITÚRGICOEM QUE NOS ENCONTRAMOS: > ROXO: ADVENTO e QUARESMA > VERDE: TEMPO COMUM > BRANCO: NATAL e PÁSCOA (e FESTAS DE SANTOSNÃO MÁRTIRES) > VERMELHO: FESTAS DE N.S. JESUS CRISTO (e SANTOS MÁRTIRES) Neste caso, ESTARÍAMOS EM : TEMPO COMUM Cores A COR DOS OUTROS TÍTULOS OU SUBTÍTULOS INDICAM O CICLO(A, B, C) EM QUE ESTAMOS: > VERMELHO: Ciclo A [ PAI … ] > VERDE: Ciclo B [ FILHO … ] > AZUL: Ciclo C [ ESPÍRITO … ]  Portanto, neste caso, ESTARÍAMOS NO : Ciclo C Quando o Conteúdode um DiapositivoCONTINUA no(s) seguinte(s): aparecem estas SETAS BRANCAS. Noutros casos, asAMARELAS . AVISAM da PASSAGEM IMEDIATA para o seguinte Diapositivo.

  6. Outras orientações convenientes : P • 1 - Símbolo do “Mistério Trinitário”. Para a representação do Mistério da Santíssima Trindade, os cristãos utilizamos diversos e variados símbolos que nos ajudam na aproximação – antropológica – de uma realidade que escapa à mente humana. No caso presente, escolhi esta simpática “criação gráfica” (de autor anónimo - Clipart / parabéns!) que muito me cativou desde a primeira vista. E porquê? Pois – já lá vão… – naquela minha primeira visita a um Delfinário, ficou bem gravada na minha memória aquela outra imagem ao contemplar as divertidas, simpáticas, curiosas… e espetaculares “acrobacias e habilidades” de dois, três ou mais golfinhos, livremente sincronizados ou não!… Ora, a meu ver, é a perfeita integração entre : uma imensa potência, uma aparente fragilidade, uma suave meiguice … Atributos esses – desde um sentido antropológico – que em DEUS, Trino e Uno, encontramos sublimados… Ou não?!… Oxalá que a nossa imagem de Deus vá por “esses atalhos”! Não é? ... Desde logo, sabemos, ou intuímos, que o ser Humano – na sua essência IndividualeSocial – é “imagem” desta Trindade... • 2 - Claro que toda a Liturgia – no conjunto dos 3 Ciclos – «acontece em Louvor* da Trindade», como não podia ser de outro modo. Isto não obstante, cada Ciclo (Ano) pode ser “dedicado de preferência” a cada uma das Pessoas Divinas, tal como aparece sugerido nos Ppt’s… • 3 – Existem, ainda, algumas Particularidadesa ter em atenção: • ►Logo a seguir ao Título de cada ppt, no mesmodiapositivo, aparece, sintetizado numa frase, um dos conteúdos fundamentais de cada uma das Leituras. É bom reparar que a ordem em que as três frases (Leituras) aparecem é este: 1º)-O Evangelho [3ª Leitura] (como a principal e a que vai orientar o Tema da Celebração). 2º)- A 1ª Leitura, geralmente do AT (pois normalmente • o seu conteúdo temático conecta com o do Evangelho. 3º)- A 2ª Leitura (de tema mais “livre”). • ►No seguinte diapositivo vai uma possível síntese globalilustrada (da Liturgia da Palavra ). • ►As Aclamações (após a CONSAGRAÇÃO), uma vez que apresentam três variantes, são distribuídas segundo os Tempos Litúrgicos (dentro de cada Ciclo); de modo facultativo. • 4 – Para os dois Dispositivos de: Oração dos Fiéis e Ação de Graças:  Ver: Diapositivo explicativo, mais à frente. [ * Louvar é AMAR (!) ] F E

  7. Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo A: Louvamoso PAI, o Filho e o Espírito P F E

  8. Os 3 Ciclos Litúrgicos NoCiclo B: Louvamos o FILHO, o Pai e o Espírito P F E

  9. Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo C: Louvamos o ESPÍRITO, o Filho e o Pai P F E

  10. Domingo 1 do Advento - Vigilância… à espera do Senhor, que “vem” em todo o momento… [3ª L./ Evan. - Mt 24] - Temos sempre a Paz e a Luz de Deus, para caminharmos vigilantes… [1ª Leit. / Is 2] - Conversão é: vivermos as obras da Luz, revestidos de Cristo… [2ª Leit. / Rm 13] P F ( Ciclo A ) E

  11. Vigilantes ativos e previdentes… em oração confiada e persistente… Por Caminhos de Fé e de Encontro… para vivermos as obras da Luz…

  12. VEM DEPRESSA, SENHOR, NÓS TE PEDIMOS,VEM LIBERTAR-NOS COM A TUA MÃO,E A PALAVRA DE LUZ E DE VERDADERENOVARÁ O NOSSO CORAÇÃO.1. Já passou o mundo velho, mundo novo vai nascer. Vai renovar céus e terra o dia que Deus nos der.2. Já passou o mundo velho, mundo novo vai nascer. E na manhã gloriosa o campo reverdecer. Entrada É EVIDENTE (CONFORME SE INDICOU JÁ NO PRÓPRIO TÍTULO DESTA INTRODUÇÃO) QUE, ENTRE AS DIVERSAS PARTES DE CADA “PPT” SUSCETÍVEIS DE ADAPTAÇÃO OU «RE-CRIAÇÃO»…ESTÃO ESTES “CÂNTICOS/CANÇÕES” QUE APARECEM, A MODO DE SUGESTÃO, PARA SEREM CANTADOS [ASSEMBLEIA, CORO…]. É ÓBVIO QUE ESSAS PARTES SÓ PODEM TER SENTIDO PARA UMAS DETERMINADAS ZONAS… E, PORTANTO, TERÃO DE SER SUBSTITUÍDAS POR CANÇÕES CONVENIENTES, SEGUNDO OS CASOS E/OU OS LUGARES…

  13. ORAÇÃO UNIVERSAL Oração dos Fiéis E T C . . . • Oramos... a Deus Pai, que gera o Filho desde a Eternidade, para vir até nós na plenitude do Tempo. • E assim, neste Advento, pedimos com fé e confiança: • - para que a Igreja seja sinal de paz no Mundo... • - para que os povos, em guerra, abandonem as armas… • - para que sejamos sentinelas vigilantes, desde a oração... • - pelas nossas famílias, adormecidas por motivos vários… TER EM ATENÇÃO : EstesDOIS “DIAPOSITIVOS” semelhantes [o relativo à “ORAÇÃO DOS FIÉIS” e o referente à “AÇÃO DE GRAÇAS” ] CORRESPONDEM-SECOM UM OUTRO SUBSÍDIOAUXILIAR : UM TEXTO, PARA SER IMPRESSO EM FOLHAS, CUJO CONTEÚDO É RECITADO – NO MOMENTO PRÓPRIO –POR ALGUMA PESSOA, NOVAou ADULTA. { Ver em: FOLHAS DE LEITURA - no Ciclo correspondente - A, B, C } ESCUTA-NOS, Ó PAI, NESTE NOVO ADVENTO!

More Related