140 likes | 276 Views
Os 3 Ciclos Litúrgicos. em “Projeções Visuais” («Power Point’s » num total de ~200). para todos os Domingos e Feriados. dos Três Anos Litúrgicos sucessivos. Para serem facilmente ADAPTADOS e/ou RE-CRIADOS em cada Situação, Contexto, Circunstância, Lugar….
E N D
Os 3 Ciclos Litúrgicos em “Projeções Visuais” («Power Point’s» num total de ~200) para todos os Domingos e Feriados dos Três Anos Litúrgicos sucessivos Para serem facilmente ADAPTADOS e/ouRE-CRIADOS em cada Situação, Contexto, Circunstância, Lugar… Apoio Técnico: Jesús Martín - Paula Lopes - Pedro Falcão
“PARA LOUVOR”*de:[ * Louvar é AMAR (!)] • >DEUS • - Pai, Criador do Universo, ao revelar-nos o Seu • - Filho, Jesus Salvador, que nos dá o • - Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho. • >MARIA, Mãe de Deus e nossa Mãe, que sempre nos inspirou e acarinhou, no silêncio maternal, como só as mães sabem fazer. • >@sirm@s, amig@s, elas e eles, imagens de Deus, que, no dia a dia de tantos suores e alegrias, foram “dando à luz” esta criatura. • >tod@saqueles/as [“autores”, anónimos ou não]que “lançaram” para a Rede (Internet) as “suas criações”…com o objetivo de as partilhar com TODOS (e assim, também nós, beneficiarmos, neste Contributo coletivo)…
Gratidão Imaginar ou sonhar é património de cada indivíduo; Realizar os sonhos imaginados só é possível - certamente - em comunidade… Mesmo que apareçam “criadores” que se atribuam, a título individual, A autoria absoluta e total de qualquer realização – criação? – humana, Olhem, esses tais, à sua volta e descobrirão muitos mais co-autores… Lembrem-se, os tais indivíduos, de toda a história precedente e verão que: Utilizaram – sem se aperceberem – outras muitas “criações” anteriores; Inconscientemente ou não, construíram sobre outras bases e alicerces… Sejamos nós agora, na verdade, sinceros, humildes e gratos com tod@s @s que fizeram possível e realizável este Sonho ou Imaginação (?!). São inumeráveis os “realizadores” que, antes de nós, inovaram, criaram: Aqueles que, sem ir mais longe, inventaram o Sistema Informático e, nele, Lavrado e polido, o “Power Point”, suporte direto deste nosso Serviço; etc. Legiões de artistas gráficos, designers, pintores que lançaram para as Estradas da Internetessa nuvem de imagens (Clip/Word-Art...)que nós usámos Para ilustrar (“Google”…) convenientemente os «Diapositivos»deste “banco”… - da generosidade desses artistas, anónimos ou não, todos beneficiamos - . Não podemos deixar de agradecer, aqui mais perto: a toda essa «Comunidade Em Movimento», que é a Pastoral.pt;e, nela, o Processo Catecumenal La Salle; Também:Sta Eugénia-RC / Coro: Abílio Araújo/ Catequese: Susana Abreu/ Grupo-Jovens…
► A Coleção de Projeções Visuais(“Ppt’s”)que aqui apresentamos, bem como as “Folhas para imprimir”… (fruto de um trabalho “coletivo” de mais de 20 anos), é um contributo para ajudar a realçar e solenizar as «LITURGIAS DOMINICAIS» (e FESTIVAS) do Povo de Deus, onde, semanalmente (e respeitando o “ritmo bíblico-litúrgico”) podemos – os cristãos e todo o homem fiel – nos alimentarmos com o “duplo” Alimento de: a PALAVRA DIVINAe o PÃO EUCARÍSTICO. • ► O esquema geral de cada “projeção” (“ppt”) reflete as partes fundamentais da Eucaristia do Domingo (ou doDia Festivo), incluindo as Respostasinvariáveisda Assembleia. • ► O Diapositivoque aparece como “Capa comum” no início de todas e cada uma das “Projeções”,pretende relembrar e centrar o Ciclo em que estamos (A, BouC). • ► Nesta Coleção de «Projeções», a utilização das CORES não é “indiferente”. Foi pensada para concentrar a atenção, quer no TempoLitúrgico quer no Ciclo (A, B, C). Veja-se:
L. da PALAVRA EVANGELHO: “Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. A COR DESTES TÍTULOS (DE “CABEÇALHO”) INDICA O TEMPO LITÚRGICOEM QUE NOS ENCONTRAMOS: > ROXO: ADVENTO e QUARESMA > VERDE: TEMPO COMUM > BRANCO: NATAL e PÁSCOA (e FESTAS DE SANTOSNÃO MÁRTIRES) > VERMELHO: FESTAS DE N.S. JESUS CRISTO (e SANTOS MÁRTIRES) Neste caso, ESTARÍAMOS EM : TEMPO COMUM Cores A COR DOS OUTROS TÍTULOS OU SUBTÍTULOS INDICAM O CICLO(A, B, C) EM QUE ESTAMOS: > VERMELHO: Ciclo A [ PAI … ] > VERDE: Ciclo B [ FILHO … ] > AZUL: Ciclo C [ ESPÍRITO … ] Portanto, neste caso, ESTARÍAMOS NO : Ciclo C Quando o Conteúdode um DiapositivoCONTINUA no(s) seguinte(s): aparecem estas SETAS BRANCAS. Noutros casos, asAMARELAS . AVISAM da PASSAGEM IMEDIATA para o seguinte Diapositivo.
Outras orientações convenientes : P • 1 - Símbolo do “Mistério Trinitário”. Para a representação do Mistério da Santíssima Trindade, os cristãos utilizamos diversos e variados símbolos que nos ajudam na aproximação – antropológica – de uma realidade que escapa à mente humana. No caso presente, escolhi esta simpática “criação gráfica” (de autor anónimo - Clipart / parabéns!) que muito me cativou desde a primeira vista. E porquê? Pois – já lá vão… – naquela minha primeira visita a um Delfinário, ficou bem gravada na minha memória aquela outra imagem ao contemplar as divertidas, simpáticas, curiosas… e espetaculares “acrobacias e habilidades” de dois, três ou mais golfinhos, livremente sincronizados ou não!… Ora, a meu ver, é a perfeita integração entre : uma imensa potência, uma aparente fragilidade, uma suave meiguice … Atributos esses – desde um sentido antropológico – que em DEUS, Trino e Uno, encontramos sublimados… Ou não?!… Oxalá que a nossa imagem de Deus vá por “esses atalhos”! Não é? ... Desde logo, sabemos, ou intuímos, que o ser Humano – na sua essência IndividualeSocial – é “imagem” desta Trindade... • 2 - Claro que toda a Liturgia – no conjunto dos 3 Ciclos – «acontece em Louvor* da Trindade», como não podia ser de outro modo. Isto não obstante, cada Ciclo (Ano) pode ser “dedicado de preferência” a cada uma das Pessoas Divinas, tal como aparece sugerido nos Ppt’s… • 3 – Existem, ainda, algumas Particularidadesa ter em atenção: • ►Logo a seguir ao Título de cada ppt, no mesmodiapositivo, aparece, sintetizado numa frase, um dos conteúdos fundamentais de cada uma das Leituras. É bom reparar que a ordem em que as três frases (Leituras) aparecem é este: 1º)-O Evangelho [3ª Leitura] (como a principal e a que vai orientar o Tema da Celebração). 2º)- A 1ª Leitura, geralmente do AT (pois normalmente • o seu conteúdo temático conecta com o do Evangelho. 3º)- A 2ª Leitura (de tema mais “livre”). • ►No seguinte diapositivo vai uma possível síntese globalilustrada (da Liturgia da Palavra ). • ►As Aclamações (após a CONSAGRAÇÃO), uma vez que apresentam três variantes, são distribuídas segundo os Tempos Litúrgicos (dentro de cada Ciclo); de modo facultativo. • 4 – Para os dois Dispositivos de: Oração dos Fiéis e Ação de Graças: Ver: Diapositivo explicativo, mais à frente. [ * Louvar é AMAR (!) ] F E
Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo A: Louvamoso PAI, o Filho e o Espírito P F E
Os 3 Ciclos Litúrgicos NoCiclo B: Louvamos o FILHO, o Pai e o Espírito P F E
Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo C: Louvamos o ESPÍRITO, o Filho e o Pai P F E
Domingo 1 do Advento - Vigilância… à espera do Senhor, que “vem” em todo o momento… [3ª L./ Evan. - Mt 24] - Temos sempre a Paz e a Luz de Deus, para caminharmos vigilantes… [1ª Leit. / Is 2] - Conversão é: vivermos as obras da Luz, revestidos de Cristo… [2ª Leit. / Rm 13] P F ( Ciclo A ) E
Vigilantes ativos e previdentes… em oração confiada e persistente… Por Caminhos de Fé e de Encontro… para vivermos as obras da Luz…
VEM DEPRESSA, SENHOR, NÓS TE PEDIMOS,VEM LIBERTAR-NOS COM A TUA MÃO,E A PALAVRA DE LUZ E DE VERDADERENOVARÁ O NOSSO CORAÇÃO.1. Já passou o mundo velho, mundo novo vai nascer. Vai renovar céus e terra o dia que Deus nos der.2. Já passou o mundo velho, mundo novo vai nascer. E na manhã gloriosa o campo reverdecer. Entrada É EVIDENTE (CONFORME SE INDICOU JÁ NO PRÓPRIO TÍTULO DESTA INTRODUÇÃO) QUE, ENTRE AS DIVERSAS PARTES DE CADA “PPT” SUSCETÍVEIS DE ADAPTAÇÃO OU «RE-CRIAÇÃO»…ESTÃO ESTES “CÂNTICOS/CANÇÕES” QUE APARECEM, A MODO DE SUGESTÃO, PARA SEREM CANTADOS [ASSEMBLEIA, CORO…]. É ÓBVIO QUE ESSAS PARTES SÓ PODEM TER SENTIDO PARA UMAS DETERMINADAS ZONAS… E, PORTANTO, TERÃO DE SER SUBSTITUÍDAS POR CANÇÕES CONVENIENTES, SEGUNDO OS CASOS E/OU OS LUGARES…
ORAÇÃO UNIVERSAL Oração dos Fiéis E T C . . . • Oramos... a Deus Pai, que gera o Filho desde a Eternidade, para vir até nós na plenitude do Tempo. • E assim, neste Advento, pedimos com fé e confiança: • - para que a Igreja seja sinal de paz no Mundo... • - para que os povos, em guerra, abandonem as armas… • - para que sejamos sentinelas vigilantes, desde a oração... • - pelas nossas famílias, adormecidas por motivos vários… TER EM ATENÇÃO : EstesDOIS “DIAPOSITIVOS” semelhantes [o relativo à “ORAÇÃO DOS FIÉIS” e o referente à “AÇÃO DE GRAÇAS” ] CORRESPONDEM-SECOM UM OUTRO SUBSÍDIOAUXILIAR : UM TEXTO, PARA SER IMPRESSO EM FOLHAS, CUJO CONTEÚDO É RECITADO – NO MOMENTO PRÓPRIO –POR ALGUMA PESSOA, NOVAou ADULTA. { Ver em: FOLHAS DE LEITURA - no Ciclo correspondente - A, B, C } ESCUTA-NOS, Ó PAI, NESTE NOVO ADVENTO!